sustentabilidade - Notícias Estácio

Acompanhe nosso portal de notícias e fique por dentro das novidades!

Educação para um Mundo Sustentável: Estácio divulga o Relatório de Sustentabilidade 2016

November 8, 2017 18:39
Voltar

O Relatório de Sustentabilidade 2016 da Estácio resume em uma única publicação os principais destaques do ano nos campos econômico, social e ambiental. Em suas páginas, são relembradas as principais iniciativas da Instituição em um ano de muitas mudanças e conquistas, incluindo a participação pioneira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Rio 2016).

Para Cláudia Romano, Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Estácio, o Relatório é motivo de orgulho por apresentar as principais realizações da Estácio em 2016.

“O Relatório de 2016 reúne os mais importantes indicadores de desempenho financeiro, os avanços no campo acadêmico, os projetos socioambientais mais relevantes e as iniciativas de relacionamento com alunos, colaboradores, comunidades locais, entidades do setor de educação e outros stakeholders da Companhia. É com muito orgulho que disponibilizamos esse documento de prestação de contas”, explica Cláudia.

O Relatório foi elaborado de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), organização não governamental que fornece padrões mundialmente respeitados para reporte e análise de desempenho corporativo.

DOWNLOAD: clique aqui e acesse o Relatório de Sustentabilidade 2016 da Estácio

Estácio realiza Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social

October 6, 2017 11:13
Voltar

Durante os dias 25 a 29 de setembro, a Estácio realizou a 5ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Esta edição teve como tema “Alimentação Sustentável” e buscou estimular uma atitude mais crítica e responsável em relação à alimentação.

A iniciativa foi realizada pela área de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Estácio e promoveu a reflexão sobre temas atuais como a fome e a obesidade que estão presentes em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, cerca de 7 milhões de pessoas ainda sofrem com a fome (FAO), enquanto o último Censo realizado pelo IBGE aponta que aproximadamente 50% da população brasileira se encontra acima do peso.

Todas as palestras e atividades da 5ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social buscaram estimular os hábitos saudáveis de alimentação, como evitar o desperdício e falar sobre o açúcar.

Cláudia Romano, Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade, acredita que é um projeto que coloca em prática a missão de Educar para Transformar. “Para a Estácio, a Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social é uma oportunidade de colocar em prática a missão de Educar para Transformar, envolvendo alunos, colaboradores, docentes e a comunidade no entorno por meio de atividades que promovam a cidadania e a conscientização de temas relevantes para a sociedade”, afirmou Cláudia Romano.

O ato de se alimentar e os impactos negativos no meio ambiente

September 20, 2017 12:36
Voltar

Quando falamos em sustentabilidade, pensamos em ações como não poluir, preservar áreas naturais, reciclar lixo, economizar água, dar preferência às fontes alternativas de energia etc. Mas raramente nos lembramos de relacionar uma de nossas atividades mais básicas com impactos negativos no meio ambiente: o ato de se alimentar. 

Na semana da sustentabilidade queremos alertar a população em geral sobre o desperdício. Alguns números assustam, você sabia que 7,2 milhões de pessoas passam fome no Brasil e 30 milhões sofrem por subnutrição. Em números, a produção de alimentos no país seria suficiente para os mais de 204 milhões de cidadãos, porém, a desigualdade de renda e o desperdício a situação se agrava mais. Atualmente, nós diariamente desperdiçamos 41 mil toneladas de alimentos no Brasil, e somamos um total de 15 milhões de toneladas anuais. Esses números mostram que, nosso desperdício diário alimentaria 25 milhões de pessoas por dia, ou seja 13% da população brasileira, por isso consuma somente o necessário.

Outro assunto de extrema relevância sobre alimentação é a quantidade que o brasileiro consome de açúcar. Aliás este é um problema refletido em todo o mundo. Em média, são 30kg por ano que consumimos, enquanto a  Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo diário de 50g de açúcar por pessoa. Isso implica que cada pessoa deveria consumir até cerca de 18,2kg de açúcar anualmente, uma redução para 25g/dia já nos proporciona muitos benefícios para a saúde. 

Agrotóxicos, um problema a ser controlado.

É possível uma produção sustentável? O brasileiro ingere 5,5 kg de agrotóxicos ao ano. O uso intensivo dos defensivos agrícolas está associado a agravos à saúde da população, tanto dos consumidores dos alimentos quanto dos trabalhadores que lidam diretamente com os produtos, além da degradação do meio ambiente.

Comer é um ato ecológico, o que faz com que todo cidadão deva, idealmente, ficar atento à origem do alimento que consome e analisar criticamente as técnicas empregadas no sistema de produção. A qualidade e pureza dos alimentos, a sustentabilidade (social e ecológica) dos métodos de produção e os problemas e desigualdades existentes na sua distribuição são algumas das questões que devemos analisar em busca de uma alimentação mais sustentável.