História
Em 2017 foi realizada a I Jornada de Pesquisa do PPGE / UNESA, com a proposta de oferecer um espaço integrado de compartilhamento e discussão para apoiar o diálogo entre os pesquisadores que trabalham nas três linhas de pesquisa que o programa abriga (Políticas, Gestão e Formação de Educadores, Representações Sociais e Práticas Educativas e Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais). Neste evento foram apresentados 30 trabalhos nos formatos de “comunicação” e “pôsteres”.
Em 2019 o evento ganhou um pouco mais de expressividade. Nesse ano foram realizadas 39 apresentações, além da exposição de pôsteres. Contou também com a participação de alunos do Dinter, realizado em parceria com a Universidade de Taubaté- UNITAU.
Em 2020 o evento foi realizado de forma remota, por meio da plataforma Microsoft TEAMS, o que possibilitou ampla participação de estudantes, professores e pesquisadores convidados de diferentes instituições nacionais e internacionais. A palestra de abertura foi ministrada pela Profa. Dra. Serena Eréndira Serrano Oswald da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), intitulada “As relações entre gênero, paz e justiça social”. O evento contou, também, com palestra da Profa. Dra. Maria do Céu Roldão, da Universidade Católica Portuguesa, intitulada “A formação de professores como desenvolvimento profissional” e a palestra do prof. Dr. Jefferson Mainardes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), intitulada “Ética e Pesquisa em Educação”. Com a ampliação e disseminação das atividades de pesquisa o evento ganhou maior expressividade e contou com a apresentação de 53 trabalhos nos formatos “comunicação” e “pôsteres” de alunos e professores. Os anais da Jornada de Pesquisa do PPGE / UNESA foi aprovado e começaram a ser editados no intuito de criar um registro do evento e servir como veículo para a divulgação dos trabalhos de pesquisa. A diversidade dos trabalhos apresentados tornou o evento um espaço propício a discussão multidisciplinar e à geração de ideias a serem desenvolvidas em novos projetos de pesquisa.