Logo Estácio


CPA - Avaliação Institucional

Apresentação

A Autoavaliação Institucional, operacionalizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Estácio da Amazônia é conduzida de forma sistemática e democrática, valorizando a construção coletiva e a articulação com os diferentes grupos que constituem a comunidade acadêmica.

 

É importante destacar que a Avaliação Institucional (AI) é prevista na instituição em calendário acadêmico, ocorrendo semestralmente, em período determinado pela IES, momento em que ocorrem a sensibilização e divulgação interna, informando sobre os objetivos da CPA e conscientizando sobre a importância de participar do processo com princípios de responsabilidade e ética.

 

Embora a autoavaliação ocorra em dois momentos previstos e oficializados no calendário acadêmico durante o ano letivo, o processo de avaliação ocorre de maneira sistemática, por meio do cronograma de reuniões realizadas com os representantes do corpo discente (dois acadêmicos por turma, matriculados em cursos de graduação), nessas reuniões buscamos sensibiliza-los demonstrando a importância da participação acadêmico no processo de Avaliação Institucional.    O corpo docente, reúne-se periodicamente por meio dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e Colegiados de Curso que discutem os trabalhos realizados anterior e posteriormente ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).   O cronograma também contempla reuniões setoriais com os gestores dos setores administrativos. Deste ciclo de discussões que ocorre, ao longo de todo o ano, participam representantes da CPA, que de posse das informações da avaliação anterior apresentam as fragilidades e potencialidades da IES para a Direção.

É responsabilidade da CPA, encaminhar o Relatório da Avaliação Anual aos Coordenadores dos Cursos de graduação, pós-graduação e setores administrativos; o resultado da Avaliação Institucional dos docentes é disponibilizada no Sistema de Informação Acadêmica (SIA) com acesso dos resultados individualmente ao professor. Cada Coordenador de curso apresenta e discute com cada docente, individualmente, o resultado da avaliação relacionada ao seu desempenho. Todo este procedimento é registrado em ata o qual é encaminhado posteriormente a CPA.