Logo Estácio


Pesquisas

A “pesquisa”, na instituição, surgiu da integração com as atividades de práticas investigativas na metodologia do ensino dentro das disciplinas e com o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de cursos. Deve-se reconhecer que, por não ser uma instituição universitária, a Faculdade Estácio da Amazônia não se compromete formalmente à oferta de ensino de forma associada à pesquisa e à extensão. Porém, sua gestão reconhece a importância da pesquisa para o aprendizado e para a obtenção de suas prerrogativas de excelência no ensino.

A pesquisa na Faculdade Estácio da Amazônia é incentivada e organizada pelo Núcleo de Pesquisa.

 

METODOLOGIA

A pesquisa se desenvolve em função de três eixos fundamentais:

  • Como complemento da sala de aula, de forma orientada, nas diversas disciplinas dos cursos;
  • Como atividade específica, pelos professores com a participação dos alunos através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica;
  • Por meio dos Projetos Interdisciplinares desenvolvidos semestralmente pelos cursos de graduação;
  • Como coroamento do curso, através do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC) E INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA (PIVIC)


Os programas PIBIC e PIVIC fazem parte de uma política acadêmica voltada para introduzir os alunos de graduação na pesquisa científica, configurando-se como um poderoso fator de apoio às atividades de ensino. Por meio da atividade de investigação realizada por estudantes orientados por professores pesquisadores o acadêmico desenvolve sua capacidade de análise dominando técnicas e métodos científicos.

 

LINHAS GERAIS DE PESQUISA

  • Estratégias e Tecnologia
  • Direitos Humanos e Meio Ambiente
  • Processos Educacionais

 

EICEA - ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – ESTÁCIO ATUAL

 

A Estácio Atual - Faculdade Estácio da Amazônia realiza anualmente o Encontro de Iniciação Científica (EICEA), com o objetivo de apresentar à comunidade as produções desenvolvidas em trabalhos acadêmicos que envolvem pesquisa e que contemplem o objeto de estudo dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação e também promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e da Tecnologia, visando assegurar o contínuo desenvolvimento das capacidades acadêmicas. Entende-se que a contribuição científica agrega para a IES, valores sociais, científicos, ambientais e institucional. Além de integrar e envolver o meio acadêmico em ações de iniciação científica, colocando-o em contato direto com as metodologias e procedimentos, visando despertar a vocação científica e o interesse pelo processo da produção da ciência.

 

ANAIS DAS EDIÇÕES ANTERIORES DO EICEA

 

O CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA (ESTÁCIO AMAZÔNIA) torna público o presente EDITAL de abertura de inscrições ao processo seletivo para concessão de bolsas do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC), referente ao período de agosto/2020 a julho/2021 (ciclo 2020/2021) – Clique aqui e baixe o edital