Logo Estácio


Infraestrutura

 

Infraestrutura

As Instalações administrativas da ESTÁCIO RIBEIRÃO PRETO atendem às necessidades institucionais, considerando a sua adequação às atividades, a guarda, manutenção e disponibilização de documentação acadêmica, à acessibilidade, a avaliação periódica dos espaços, o gerenciamento da manutenção patrimonial e a existência de recursos tecnológicos diferenciados.

As instalações foram projetadas para receber confortavelmente e com segurança os profissionais do corpo técnico-administrativo. São áreas climatizadas, com dimensões adequadas, internamente denominadas de setores de “retaguarda” (“back office”) ou de atendimento, de acesso restrito a pessoas autorizadas e que permitem a perfeita execução da rotina de trabalho.  Embora um dos critérios de alocação dessas instalações seja a sinergia entre as áreas em que circulam documentos e informações, nem sempre é possível unificar essas áreas por limitação arquitetônica.  As dimensões desses espaços somados totalizam aproximadamente 24.515,45 m² .

De forma geral, a IES conta com as seguintes instalações administrativas e áreas comuns:

 

 Recepção;
 Secretaria Geral;
 Coordenações de Cursos;
 Direção Geral/Gerências Administrativa, Acadêmica e Comercial;
 Auditório;
 Departamento de Recursos Humanos;
 Coordenação de Pós-graduação;
 Sala de matrículas;
 Sala de atendimento a FIES E PROUNI;
 Coordenação de Pesquisa e Extensão;
 Sala de Professores;
 Sala para a guarda do Acervo Acadêmico;
 Arquivo Assessoria Acadêmica;
 Gerência de Laboratórios de Informática

 

A IES faz uma avaliação periódica de seus espaços, por meio do setor responsável pela sua manutenção.  Atualmente todas essas áreas estão adequadas em termos de quantidade, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade e conservação e contam com recursos tecnológicos para o desenvolvimento do trabalho realizado pelos docentes e administrativos.

 

Salas de Aula

As salas de aula da ESTÁCIO RIBEIRÃO PRETO atendem às necessidades institucionais, considerando a sua adequação às atividades, a acessibilidade, a avaliação periódica dos espaços, o gerenciamento da manutenção patrimonial, com normas consolidadas e institucionalizadas, com o uso de recursos tecnológicos avançados.

As salas de aula são todas climatizadas e possuem boa acústica. No campus, são 60 salas de aula de tamanho médio de 98 m². O campus e os polos possuem a quantidade de salas de aula necessária à integralização dos cursos que oferta.

As carteiras dispostas nas Salas de Aula são de tamanho e maciez adequados, proporcionais ao corpo dos adultos e o seu posicionamento.

Atualmente, todas as salas de aula estão adequadas em termos de quantidade, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade e conservação e contam com recursos tecnológicos, como recursos multimídias e rede wireless.

 

Auditório

Os auditórios existentes atendem às necessidades institucionais, considerando a acessibilidade, o conforto, o isolamento e a qualidade acústica, com a existência de recursos tecnológicos multimídia com conexão à internet e equipamentos e softwares adequados para realização de videoconferência.

O Auditório da IES tem como finalidade receber eventos acadêmicos das mais variadas modalidades, possui sistema de som e permite a conexão com a Internet, espaço climatizado e tem capacidade para 540 pessoas, em 583,94m². A dimensão do espaço garante a segurança de eventos de pequeno e médio porte.

O auditório está adequado em termos de quantidade, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade e conservação. O auditório da IES apresenta rotina de manutenção adequada, garantindo sua limpeza e estado de conservação.

O auditório conta com luzes de segurança e porta de emergência. O espaço físico é adequado para o número de usuários e para as atividades que são desenvolvidas. A luminosidade é artificial, controlada de acordo com o evento realizado. O mobiliário, os recursos audiovisuais e aparelhagem específica são apropriados, favorecendo a realização dos eventos, tornando possível o bom desenvolvimento das atividades.

 

Sala de Professores e Tutores

As salas de professores da IES atendem às necessidades institucionais, considerando a sua adequação às atividades de docência e de tutoria, a acessibilidade, a avaliação periódica dos espaços, o gerenciamento da manutenção patrimonial, com normas consolidadas e institucionalizadas e com o uso de recursos tecnológicos.

No campus sede e nos polos da ESTÁCIO RIBEIRÃO PRETO que ofertam cursos com atividades presenciais, existem salas de professores. A Sala de Professores da IES, com 215,81m², atende às necessidades institucionais, sendo adequada às atividades propostas e à acessibilidade. Segue o conceito de sala ampla onde os professores têm serviço de internet wifi, computadores para uso livre para realizar pesquisas ou acessar o SIA (Sistema de Informações Acadêmicas).  Há sofá para que o professor tenha conforto para ler um livro e espaço, até mesmo, para fazer uma breve comemoração dos aniversariantes do mês.  A Sala conta também com normas de uso consolidadas e institucionalizadas.

Um dos objetivos deste ambiente é promover a integração interpessoal e as trocas de experiências que viabilizam indiretamente a multidisciplinaridade e parcerias em projetos e pesquisas.

A Sala de Professores atende aos quesitos de limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade, conservação e infraestrutura de informática.  Contará com rotina de manutenção adequada, garantindo sua limpeza e estado de conservação.   

 

Espaço para Atendimento aos Discentes

Os espaços para atendimento aos alunos no campus sede e nos polos da IES atendem às necessidades institucionais, considerando a sua adequação às atividades, a acessibilidade, a avaliação periódica dos espaços, o gerenciamento da manutenção patrimonial, com normas consolidadas e institucionalizadas, contando com várias formas de atendimento, presencial e virtual.

 

Compõem os espaços de atendimento ao aluno, na IES:

  1. SALA DE MATRÍCULA – Ambiente climatizado, em formato de sala de espera, com guichês de atendimento. Recebe o público interno e externo, prestando os serviços de informação sobre cursos, realização de inscrição para o vestibular e procedimentos de matrícula acadêmica. A quantidade de profissionais nesse ambiente varia de acordo com os horários de pico e sazonalidade ao longo do ano. Todavia, o espaço é contemplado para as situações de maior fluxo de pessoas. A dimensão desse espaço é de 101,50m². A sala de matrícula, por ser o “cartão de visita” da IES, demanda esforços contínuos com a limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade e conservação.
  2. SECRETARIA DE ALUNOS – Ambiente climatizado, também em formato de sala de espera e guichês de atendimento. Este espaço conta com estações de autoatendimento e tem como cliente exclusivo o corpo discente que agenda as seções de atendimento, método aderido para melhor ordem e conforto do local. O espaço tem 122,96m². A Secretaria atende aos requisitos de limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade e conservação.
  3. SALA DE FIES E PROUNI – Ambiente reservado para atender parte do corpo discente que aderiu ou pretende aderir ao FIES ou ao PROUNI. Com guichês e espaço de espera, atende aos requisitos de limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade e conservação. A Sala possui 23,92m².
  4. SALAS DE COORDENAÇÃO DE CURSO – São ambientes mais reservados para um atendimento mais personalizado. A IES conta com 8 salas de Coordenação e o espaço médio para cada uma delas é de 14m². A sala atende aos requisitos de limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade e conservação.
  5. BIBLIOTECA - A Biblioteca da IES conta com uma área de 689,88m ², com espaços para estudos individuais e em grupo, e tem um acervo expressivo de 62 mil títulos, com o objetivo de coletar, sistematizar e disseminar informações para subsidiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da comunidade acadêmica, atendendo também ao público externo. A Biblioteca oferece programas específicos para atendimento de Portadores de Necessidades Educativas Especiais auditivas, visuais e físicas. O Sistema DOSVOX está instalado em computadores localizados na Biblioteca. Os bibliotecários recebem orientação básica sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para que atendam a estes usuários.
  6. SALA DA CPA - A Sala tem 15 m², é mobiliada e equipada com computador e infraestrutura de rede e atende aos requisitos de limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade e conservação. A sala está preparada para receber alunos, sempre que necessário.
  7. NAAP - O Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico ao discente, com os seguintes objetivos: (a) prestar apoio psicopedagógico de ordem acadêmica, social e pessoal ao corpo discente; (b) auxiliar o acadêmico na descoberta de si e do outro na direção da melhoria de suas relações interpessoais; (c) proporcionar atendimento psicológico ao discente objetivando a busca do seu bem-estar.

 

Os espaços de atendimento aos discentes contam com rotina de manutenção adequada, garantindo sua limpeza e estado de conservação.

Destaca-se, ainda, que os alunos da Estácio Ribeirão Preto contam também com espaços virtuais de atendimento, tais como:

  1. SECRETARIA VIRTUAL - Aos alunos, estão disponíveis no SIA – Sistema de Informações Acadêmicas os serviços de Biblioteca Virtual, Secretaria Virtual (serviços de Requerimentos on line), Calendário Acadêmico, Campus Virtual, vagas para Estágios e Empregos dentre outras facilidades.
  2. BIBLIOTECA VIRTUAL 2.0 - acervo virtual de mais de 2700 mil títulos de editoras como Artmed, Ática, Casa do Psicólogo, Contexto, IBPEX, Manole, Papirus, Pearson e Scipione. O sistema oferece, ainda, ferramentas que enriquecem e facilitam as pesquisa e/ou estudo, como: pesquisa inteligente; marcadores de páginas; anotações personalizadas e impressões de páginas avulsas e/ou capítulos avulsos (opcional). O Portal de periódicos da EBSCO conta com mais de 12740 títulos.
  3. PORTAL DE VAGAS DE ESTÁGIOS E EMPREGOS - Através de um sistema informatizado, o Portal de Vagas da Estácio mantém uma parceria com mais de 30 mil empresas para a oferta e divulgação de vagas. Legaliza e acompanha o desenvolvimento dos estágios, como determina a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008. Estes serviços são prestados gratuitamente. O sistema é seletivo. As vagas são previamente definidas por curso, campus, coeficiente de rendimento, período, sexo e data de formatura. Apenas candidatos que atendam ao perfil solicitado pela empresa recebem e-mails contendo as vagas mais aderentes ao seu perfil.
  4. PLATAFORMA ESTÁCIO CARREIRAS - ambiente online para alunos e graduados da Instituição, que aborda os temas de orientação de carreira, dando dicas de como elaborar um bom currículo e de como potencializar as suas qualidades numa entrevista ou processo seletivo, tendo em vista:

 A competitividade mais acirrada no mercado de trabalho;
 As Exigências crescentes do mundo corporativo em relação aos candidatos em busca de colocação;
 Os processos seletivos cada vez mais concorridos e exigentes;
 A empregabilidade dos discentes;
 A gestão eficiente da inserção de alunos e graduados no mercado; e
 Dar aos alunos a oportunidade de conhecer melhores chances para incrementar sua carreira profissional.

 

Espaços de Convivência e de Alimentação

Os espaços de convivência e de alimentação, no campus sede e nos polos da Instituição, atendem às necessidades institucionais, considerando a sua adequação às atividades, a acessibilidade, a avaliação periódica dos espaços, a dimensão necessária para a integração entre os membros da comunidade acadêmica e a existência de serviços variados e adequados.

Os espaços de convivência e alimentação da Estácio Ribeirão Preto apresentam boas condições de limpeza e segurança, bem como acessibilidade. Os espaços contam com a dimensão necessária para a integração dos membros da comunidade acadêmica, de forma saudável e agradável. Os referidos espaços têm rotina de manutenção adequada, garantindo sua limpeza e estado de conservação. Ofertam serviços, tais como: Refeições, lanches rápidos distribuídos em duas cantinas.

A IES conta com dois espaços de convivência e de alimentação:  Cantina Nosso Point e Tempero Brasileiro.

 

Laboratórios, Ambientes e Cenários para Práticas Didáticas: Infraestrutura Física

Os laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas da ESTÁCIO RIBEIRÃO PRETO atendem às necessidades institucionais, considerando a sua adequação às atividades, a acessibilidade, as normas de segurança, a avaliação periódica dos espaços e o gerenciamento da manutenção patrimonial, com normas consolidadas e institucionalizadas, com a utilização de recursos tecnológicos avançados.  

Os laboratórios, juntamente com as clínicas e os núcleos de práticas didáticas, são componentes diferenciais e prioritários da Instituição ra a formação acadêmica do corpo discente e todos os esforços financeiros são concentrados para promover utilidade dos laboratórios para a pesquisa, inovação e atendimento à comunidade. 

A Instituição dispõe de laboratórios e instalações especiais que atendem às necessidades dos cursos e que são adequados ao número de usuários, quando do desenvolvimento das atividades acadêmicas. Os discentes contam ainda com o apoio de técnicos de laboratórios habilitados para conduzir as práticas conduzidas, segundo as normas definidas. As salas dos laboratórios e instalações especiais têm boa acústica interna, ventilação, com uso de ar-condicionado ou natural, adequada às necessidades climáticas, com iluminação artificial e condições de higiene satisfatórias às ações de ensino. O pessoal técnico-administrativo organiza e controla todos os instrumentos de uso dos laboratórios, apoiando os alunos.

A infraestrutura física dos laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas atendem de maneira adequada às necessidades institucionais, aos requisitos de acessibilidade, iluminação, ventilação, segurança e conservação, por meio de uma rotina de manutenção adequada, garantindo sua limpeza e estado de conservação.

A IES conta com os seguintes laboratórios e ambientes para práticas didáticas:

 Laboratórios de Informática:

Os Laboratórios de Informática funcionam de 07h às 22h e30min (de segunda a sexta-feira) e de 08h às 12h (aos sábados).

 Ambientes para práticas didáticas: 

 Anatomia sintética e Humana
 Cinesioterapia
 Biomecânica
 Física I e II
 LAMP
 LOB
 Microscopia
 Semiologia
 Semiotécnica
 SPA
 The briefing
 Clínica de Odontologia
 Multidisciplinar
 Macintosh
 Estrutura de Rádio e
 Conforto Ambiental

 

Biblioteca

Importante fonte de apoio técnico à formação acadêmica, a Biblioteca do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto - Biblioteca Ribeirânia - funciona desde 1999. Atualmente conta com um acervo de 62.727 livros, 22.028 títulos de periódicos científicos online, obras clássicas, registros de dicionários, enciclopédias e CDs.

Responsável pela prestação de serviços de informação à comunidade, a Instituição possui um aparato tecnológico sempre em evolução, objetivando o acesso à recuperação da informação em tempo hábil.

As instalações da Biblioteca favorecem, aos seus usuários, a permanência e utilização dos serviços disponíveis. Todo o processo de empréstimo e consulta é realizada de forma rápida e eficiente graças aos recursos de informática disponíveis. 

Com uma iluminação adequada à leitura, sinalização eficiente, além de funcionários devidamente qualificados, a Biblioteca oferece aos seus usuários toda a comodidade necessária para realização de seus estudos e pesquisas.

 

Infraestrutura física 

A infraestrutura para a bibliotecas da ESTÁCIO RIBEIRÃO PRETO atende às necessidades institucionais, possui acessibilidade, possui estações individuais e coletivas para estudos e recursos tecnológicos para consulta, guarda , empréstimo e organização do acervo, oferecendo condições para atendimento educacional especializado, contando com recursos de software avançados.

A Biblioteca Ribeirânia localiza-se no pátio central, possui 689,88 m² e apresenta condições adequadas no que se refere à dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação (100% climatizada), segurança, conservação e comodidade necessários às atividades propostas.

O espaço físico da Biblioteca está dividido em:

 

 Área do acervo 293 m²;
 1 salão de estudo;
 20 baias para estudo individual;
 1 sala para o bibliotecário e processamento técnico com 2 computadores, 2 impressoras e 1 ramal telefônico;
 23 computadores para consulta e pesquisa;
 1 balcão de atendimento com 3 computadores;
 1 balcão de atendimento para PNEs;
 4 terminais de consulta do acervo;
 4 salas de estudo em grupo;
 26 mesas para estudo em grupo e 142 assentos no total.

 

Horário de funcionamento

 

O horário de funcionamento é adequado e flexível, ocorrendo durante todo o período de funcionamento da IES, possibilitando ao aluno o livre acesso à Biblioteca no momento em que o mesmo se encontra em atividades acadêmicas.

A Biblioteca funciona no horário de:

 

 2ª a 6ª feira: das 7h30 às 22h.
 Sábados, em períodos de provas.

 

Serviços e informatização

 

O Sistema Informatizado Pergamum permite ao discente e docente a consulta, reserva e renovação via acesso à internet de sua residência ou de computadores disponibilizados para tal finalidade na própria biblioteca e permite a geração dos mais diversos relatórios de gestão. 

Serviço de acesso ao acervo - Toda a comunidade da IES tem livre acesso à área do acervo, onde é possível visualizar a obra de interesse. Todas as estantes estão sinalizadas, classificadas por conteúdo. Em especial, este acesso estimula a busca da literatura pelos discentes e docentes, que podem tocar e analisar visualmente o documento, através dos sumários ou índices. Toda a equipe de profissionais das Bibliotecas está habilitada a esclarecer qualquer dúvida ou a auxiliar a busca de títulos requeridos pelos usuários. Os funcionários das Bibliotecas, ao serem admitidos, recebem uma série de instruções e orientações da Bibliotecária Chefe sobre os procedimentos internos do setor e sobre a presteza e qualidade do atendimento aos usuários e parceiros. Outra forma de acesso ao acervo se dá através do sistema on-line via Internet ou por meio dos terminais próprios, nos quais as informações necessárias para localização das obras podem ser acessadas através de estratégias de buscas pelos itens: autor, título e assunto e mediante a anotação do número de chamada. Depois de localizada a obra desejada, o usuário, sendo ele aluno, professor ou funcionário da Instituição, pode solicitar seu empréstimo. O controle do acervo da Biblioteca é gerenciado pelo sistema Pergamum de automação.

 

Serviços oferecidos:

 

  1. Empréstimo domiciliar;
  2. Consulta local;
  3. Orientação das NBRs;
  4. Visitas orientadas;
  5. Catalogação na fonte;
  6. Consulta online;
  7. Capacitação de alunos;
  8. Exposição dos novos materiais bibliográficos;
  9. Periódicos online por curso;
  10. Pesquisa Bibliográfica - oferece acesso, pelo próprio usuário, à base de dados bibliográficas de periódicos nacionais e estrangeiros, com orientação da Biblioteca.
  11. Levantamento Bibliográfico - Serviço que recupera informações existentes sobre determinado assunto em base de dados locais, a pedido do usuário. O relatório vem sob a forma de referências bibliográficas e o usuário deverá fornecer mídia para receber o levantamento bibliográfico desejado.
  12. Orientação de Normalização Bibliográfica - Serviço de orientação na elaboração de referências bibliográficas e normalização de trabalhos técnico-científicos segundo normas da ABNT bem como Ficha Catalográfica que todos os TCCs devem ter.
  13. Visitas Orientadas - A Biblioteca oferece o serviço de visita orientada que permite ao usuário conhecer a distribuição do espaço físico, os recursos que a Biblioteca oferece, bem como normas e procedimentos para sua utilização. A visita deve ser previamente agendada, por telefone, pessoalmente ou através de e-mail. Essas visitas são em especial para os calouros e devem ser agendadas pelos Coordenadores de cada curso.

 

Biblioteca Virtual

O Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto possui assinatura de duas plataformas de bibliotecas virtuais, quais sejam: Biblioteca Virtual Universitária (Pearson) e a Minha Biblioteca, além do Repositório de Recursos Pedagógicos, que também possui livros virtuais próprios.

A Biblioteca Virtual Universitária (Pearson) é um acervo eletrônico de livros-texto, com obras totalmente em Português e leitura total disponível pela Internet.  Essa plataforma disponibiliza o acesso atualmente a mais de 7.000 títulos das editoras Ática, Casa do Psicólogo, Contexto, Manole, Papirus, Pearson, Vozes, RIDEEL, Companhia das Letras, Intersaberes e Scipione, através de ferramentas que enriquecem e agilizam a pesquisa e/ou estudo, como: pesquisa inteligente; marcadores de páginas; anotações personalizadas; impressões de páginas avulsas e/ou capítulos avulsos e pesquisa por palavra-chave, título, autor ou ISBN. A Biblioteca Virtual Universitária (Pearson) poderá ser acessada pelos alunos de qualquer computador conectado à internet, independente do aluno estar nas dependências da IES.

Já a Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil - Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva - que oferece uma plataforma prática e inovadora para acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet, com mais de 7.000 títulos também.

Tais parcerias permitem ao aluno um expressivo aumento ao acesso à literatura de excelência nas diversas áreas do conhecimento. O acesso às bibliotecas virtuais se dá por meio da sala de aula virtual, e a interface de publicação permite, além da visualização do conteúdo, o uso de outros recursos, como marcadores de texto e memorização da última página lida. O docente que elabora o conteúdo pode incorporar ao estudo dirigido a recomendação de leitura das obras ali disponibilizadas, como recurso auxiliar de estudo.

O Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto conta também com o Repositório de Recursos Pedagógicos, com livros elaborados por docentes da própria instituição. Com uma linguagem didática e mais prática, os livros próprios contribuem para a fixação da aprendizagem do conteúdo ministrado em sala de aula.

A perspectiva é de que os acervos da Biblioteca Virtual Universitária (Pearson) e Minha Biblioteca continuem a se expandir anualmente, através de novas parcerias estabelecidas com as editoras. O material está disponível para o professor através do “Portal do Professor” e para alunos através do “Aluno on-line”, no SIA – Sistema de Informações Acadêmicas.

 

Acervo e tratamento técnico

O acervo da Biblioteca é composto de livros, periódicos, dicionários e enciclopédias gerais e especializadas, bases de dados nacionais e internacionais, abrangendo toda área do conhecimento. A organização de todo o acervo é realizada segundo a Classificação Decimal de Dewey (CDD), ordenando os títulos por assunto, conforme a seguir:

Classes Gerais da CDD:

 

 000 – Generalidades;
 100 – Filosofia/Psicologia;
 200 – Religião;
 300 - Ciências Sociais;
 400 – Linguagem;
 500 - Ciências Naturais/Matemática;
 600 – Tecnologia;
 700 – Artes;
 800 – Literatura;
 900 – Geografia/História.

OBS: Todo esse material passa por várias fases até o seu destino final: o usuário. Primeiro é conferido, depois registrado na base de dados, etiquetado, carimbado e encaminhado para guarda.

A preocupação com a constante modernização dos títulos disponíveis é uma realidade entre os Coordenadores de Curso. É montada uma planilha de livros complementares e básicos e a compra se faz de acordo com a necessidade de cada curso e da Biblioteca, possibilitando assim que os alunos tenham maior disponibilidade de acesso aos livros exigidos ao estudo acadêmico.

 

LIVROS

Ao todo, o Centro Universitário dispõe, aproximadamente, de 13.945 títulos e 66.437 exemplares. Em sua grande maioria, os livros estão em excelente estado de conservação, resultado do programa de atualização contínua e do cuidado com a guarda e manutenção do acervo. A maior parte do acervo foi adquirida através de compras, outra parte é fruto de doações de alunos, docentes, funcionários e outras entidades empresariais ou sociais.

A disponibilidade de exemplares em quantidades suficientes também é uma atenção da Instituição com o corpo de alunos. Muitas vezes, um professor indica a leitura de um livro, um capítulo ou exercício. Dessa forma, a maioria dos alunos consegue, no mesmo período, praticar a atividade sem interromper o fluxo normal da disciplina. Além dos livros, a IES mantém em seu acervo monografias de seus alunos.

 

Perto do Campus

 
 

Ribeirania

Rua Abrahão Issa Halack, 980, Ribeirânia., 980,,980,

PRESENCIAL