PDI Plano de Desenvolvimento Institucional

As Instituições de Ensino Superior devem ter um compromisso efetivo para com o desenvolvimento das regiões em que atuam, buscando não só o atendimento das vocações regionais, mas o desenvolvimento de novas perspectivas que estimulem a atividade econômica, social e cultural de sua área de abrangência. Ressalte-se, ainda, o papel que exercem como instrumento de democratização das oportunidades sociais. Assim, a Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora (FESJF) fundamenta seu Projeto de Desenvolvimento Institucional no binômio Qualidade – Desenvolvimento Social, tendo em vista seus princípios de inovação, dinamismo e atendimento permanente às necessidades e expectativas da sociedade no que tange à educação superior.

 

Partindo de uma análise pontual do presente PDI, procurou-se captar - nos cenários externos e na comunidade interna - novos projetos; foram consultados o Projeto Pedagógico Institucional – PPI –, as metas, os objetivos e as estratégias traçados pelos gestores no Projeto de Auto-Avaliação Institucional; em atendimento aos princípios contidos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – instituído pela Lei nº. 10.861 de 14 de abril de 2004 e os órgãos colegiados da FESFJ.

 

Reconhece-se, nessa perspectiva, que a releitura e a atualização das ações propostas podem e devem ser processos contínuos pontuando a dinâmica da faculdade e da própria sociedade atual. O PDI da FESJF, portanto, é resultante de muitas discussões e encontros realizados nos diversos setores da Instituição. Acredita-se que só através da participação de todos conseguir-se-á obter o comprometimento necessário para fazer a Instituição crescer e, assim, desempenhar bem a sua missão.

 

Comprometido em desenvolver projetos e ações que a consolidem, o PDI  da FESJF apresenta assim sua projeção de desenvolvimento nas áreas de Ensino – graduação, graduação tecnológica, pós-graduação lato sensu e stricto sensu -;  Pesquisa;  Extensão; gestão de recursos humanos; qualificação e capacitação do corpo docente e do técnico-administrativo; compromisso social e acadêmico com o corpo discente; política de comunicação interna e externa; responsabilidade social; infraestrutura física; sistema de autoavaliação; e sustentabilidade financeira. Todas as atividades traçadas para essas áreas estão fundamentadas no respeito à identidade institucional, à sua trajetória histórica e ao seu compromisso com a qualidade, à descentralização geográfica na oferta de cursos e serviços, e ao valor acessível dos mesmos – considerados pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora como patamares fundamentais para a democratização do ensino superior.

 

O processo de mudança por que passa Minas Gerais tem no campo econômico sua face de maior expressão. É neste contexto que a FESJF atua e pode contribuir, oferecendo atividades acadêmicas que possibilitem o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias a seus alunos para uma inserção plena neste mercado em franca expansão. E mais do que isto, formamos o aluno apto a atuar como cidadão consciente de suas potencialidades e responsabilidades para com a sociedade de maneira geral e o seu país. Buscando alcançar tal intento, o PDI da FESJF, com vigência para o período 2012-2016, está disponível para toda a comunidade acadêmica, inclusive na biblioteca instituição.