PPI – Projeto Pedagógico Institucional

As políticas de ensino do Projeto Pedagógico Institucional da Centro Universitário Juiz de Fora são definidas pelos objetivos e estratégias referentes às diferentes áreas de ensino, resguardadas as finalidades expressas no Art. 43 da Lei nº. 9.394 de 1996 que ressaltam a produção cultural, o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; a formação em diversas áreas de conhecimento de modo a contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira; o trabalho de pesquisa e investigação científica; a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos; o permanente aperfeiçoamento cultural e profissional; a promoção da extensão e a importância do conhecimento dos problemas do mundo presente.

 

A partir desses princípios, a proposta pedagógica da Estácio Juiz de Fora contempla a autonomia de cada área, sendo esta condição necessária para que se elabore, se reestruture e se concretize o Projeto Pedagógico dos cursos. A Proposta Pedagógica parte do pressuposto de que ensinar bem é considerar o ensino como parte integrante de um processo de educação global, em que se destacam a motivação e o empenho, comuns numa reflexão institucionalmente abrangente, associada ao propósito de alterar práticas nos sentidos indicados por essa reflexão.

 

Esta proposta pedagógica institucional contribui para firmar internamente uma identidade de trabalho coletivo, em que o conhecimento produzido seja discutido e continuamente construído e reconstruído, propiciando o fortalecimento da identidade institucional; possibilita, ademais, reafirmar o compromisso dos seus profissionais com a concepção de educação que privilegia a aquisição dos conhecimentos da ciência e da tecnologia, bem como o desenvolvimento de habilidades para operá-los, revê-los, transformá-los e redirecioná-los à sociedade por meio de atitudes sociais de cooperação, solidariedade e compromisso ético.

O PPI integra o PDI da Estácio Juiz de Fora é está disponível, na íntegra, na Biblioteca da IES.