Histórico

2008

Nova reformulação dos instrumentos de avaliação.

As dez dimensões do CONAES, consolidaram as sete etapas que hoje constituem o processo de avaliação interna da IES.

 

2009

Neste ano foram avaliados:

• Corpo docente;

• Coordenadores de cursos;

• Corpo técnico-administrativo;

• Auto-avaliação do professor.

 

2010 – 2011 – 2012 - 2013 - 2014 - 2015

Avaliação, sob a ótica interna, do desempenho docente e de coordenador; avaliação do  desempenho da classe; da infra-estrutura, dos serviços e da política de atendimento aos alunos de graduação da IES e da política de extensão e responsabilidade social.

 

CPA em todas as esferas

A CPA participa do processo de gestão e planejamento da

IES está presente ativamente em:

• Colegiado de coordenadores;

• Colegiados de cursos;

• NDE;

• Reuniões de Líderes de turmas;

• Reuniões administrativas.

 

Os Relatórios da CPA nortearam o processo decisório nos âmbitos acadêmico e administrativo, a CPA apresenta e debate o relatório detalhado da Autoavaliação Institucional com cada coordenador de curso e com cada gestor das diversas áreas concernentes à IES.

 

2016

Relatório Parcial abordando os Eixos 1 e 2 (Eixo 1: Dimensão 8 – Planejamento e Avaliação;
Eixo 2: Dimensão 1: Missão e PDI e Dimensão 3: Responsabilidade Social), conforme Nota
Técnica INEP/DAES/CONAES Nº 065, e apresenta também uma síntese sobre os demais
Eixos/Dimensões. Para a composição do Relatório, a IES considerou os resultados das
avaliações internas, bem como os resultados das avaliações externas (cursos e IES,
incluindo o ENADE), e refere-se à Autoavaliação Institucional de 2015 e indiretamente as
avaliações realizadas desde 2002.


2017

2º Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional, que trata dos Eixos 3 e 4 (Eixo 3 –
Políticas Acadêmicas: Dimensão 2 – Ensino, Pesquisa e Extensão; Dimensão 4 -
Comunicação com a Sociedade; e Dimensão 9 - Políticas de Atendimento aos Estudantes.
Eixo 4: Políticas de Gestão: Dimensão 5 – Políticas de Pessoal; Dimensão 6: Organização e
Gestão da IES; e Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira), em atendimento à Nota
Técnica INEP/DAES/CONAES nº 065. O Documento, elaborado pela CPA tem como objetivo
apresentar os resultados da Autoavaliação Institucional, com base nas avaliações internas
e externas realizadas em 2016.

 

2018

O Relatório Integral de Autoavaliação Institucional, que tratou de todos os
Eixos/Dimensões do SINAES, em atendimento à Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 065.
Os Relatórios referentes aos anos 2015 e 2016 foram relatórios parciais, também em
conformidade com a referida Nota Técnica. O Documento, elaborado pela CPA, tem
como objetivo apresentar os resultados da Autoavaliação Institucional, com base nas
avaliações internas e externas realizadas em 2017.


2019

O Relatório referente aos resultados de 2018, constitui-se no Relatório Parcial de
Autoavaliação Institucional do Centro Universitário Estácio da Amazônia – ESTÁCIO
AMAZÔNIA , trata com detalhe do Eixo 1 (Dimensão 8: Planejamento e Avaliação
Institucional) e do Eixo (Dimensão 1: A missão e o PDI e Dimensão 3: Responsabilidade
Social) do SINAES, iniciando o 2º o ciclo avaliativo, em atendimento à Nota Técnica
INEP/DAES/CONAES nº 065. Destaca-se que, além dos Eixos 1 e 2, o presente Documento
apresenta uma síntese dos demais Eixos/Dimensões, no que se refere às ações de
melhoria implementadas.

 

2022

Protocolo junto ao MEC do Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional do CENTRO UNIVESITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA com o 3º Ciclo Avaliativo do SINAES, trata dos Eixos 1 e 2 do SINAES de forma detalhada e os demais Eixos (3, 4 e 5) de forma geral, em atendimento à Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 065. De 09/10/2014.

Especificamente quanto ao ENADE, a Portaria MEC 840 de 2018, ajusta, em seu Art. 40, as três áreas de aplicação do ENADE, sendo que, com base nesta Portaria, à área I, ali estabelecida, presenciais e virtuais foi aplicada à prova do ENADE em 2019, a área II seria em 2020, porém, a Portaria MEC 494, de 08/07/2021, estabeleceu, face a pandemia, novas datas para a realização do ENADE da área II para 2021, ou seja, não houve prova do ENADE em 2020 e, consequentemente, não houve resultado dessa prova em 2021, não havendo, portanto fato novo quanto ao ENADE para postagem no Relatório de auto avaliação a ser implementado no sistema e-MEC até 31/12/2022. 

Logo o relatório tratou das avaliações externas, ocorridas de forma presencial, referentes as visitas para os atos autorizativos da IES e das avaliações internas.

Elaborado pela CPA, a partir de um processo de reflexão sobre os dados coletados nas pesquisas junto à comunidade acadêmica, os resultados das avaliações externas (cursos e IES) e demais documentos da IES, tem como objetivo apresentar os resultados da Autoavaliação Institucional, com base nas avaliações internas e externas realizadas em 2021, visando identificar as fragilidades e pontos fortes relacionados às práticas e ao desempenho da IES. Deve-se ressaltar que não foi realizado o ENADE de 2020, desta forma, não há os indicadores referentes a este ano; da mesma forma, as avaliações externas de cursos e IES foram efetuadas em 2021 apenas para os atos autorizativos de credenciamento e de autorização de curso e, assim mesmo, a maioria na modalidade virtual, sendo que as avaliações para recredenciamento de IES, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos permanecem sobrestadas.

Considera-se, para a avaliação interna da IES, o Índice de Satisfação do Aluno (ISA) e a Pesquisa de Clima Organizacional - levantamento do grau de satisfação e motivação do corpo social da IES, além do Questionário específico para o Corpo Técnico-administrativo, devendo-se ressaltar que devido a pandemia, a avaliação interna do 2º período encontra-se ainda em processo de conclusão.

Esse Relatório é importante instrumento para a tomada de decisões do CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA ressalvada a sua forma de obtenção durante a pandemia, mas que apresenta um retrato fidedigno da IES frente ao seu PDI.

O Programa de Avaliação Institucional, já consolidado na IES, retratado no presente relatório, atende aos três públicos: docentes, discentes e técnico administrativo da IES. Os resultados da avaliação permitem a oportunidade de reflexão crítica e propositiva, detecção de limitações e fragilidades, proporcionando, assim, que ações dinâmicas sejam fomentadas para o desenvolvimento institucional. A CPA, a cada etapa e consequentemente a cada ciclo de autoavaliação, elabora documentação com informações relacionadas a esse processo e juntamente com a comunidade acadêmica, acompanha os trabalhos dos Cursos e da IES para verificar a implantação das melhorias sugeridas e dos planos de ação, no sentido de efetivar e garantir os compromissos da IES para com a sociedade, notadamente durante esse período de pandemia.  Assim, todos os resultados avaliativos (internos e externos) são ferramentas gerenciais para a evolução da IES e para o planejamento das ações de melhoria necessárias.  Nessa direção, podemos indicar as recentes propostas de ações de melhorias advindas das análises da CPA, portanto, a Avaliação Institucional constitui-se em um processo permanente de elaboração de conhecimentos e de intervenção prática, que permite retroalimentar as diversas atividades da IES.

A autoavaliação é processo ativo no CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA , realizado por meio de sistema eletrônico de avaliação para a participação da comunidade acadêmica. Em 2021.1, no Processo de Avaliação Interna, a IES obteve 36,4% de adesão do corpo discente, a adesão de 85% do corpo docente e 63% dos técnicos administrativos à Avaliação. Em 2021.2, não obstante a pandemia, a IES promoveu sua avaliação interna que ainda se encontra em processo de finalização.

Uma cópia desse Relatório, com as principais informações e resultados do processo de autoavaliação da IES é disponibilizada na Biblioteca da IES de forma a assegurar o acesso aos resultados da autoavaliação por toda a comunidade acadêmica da IES.