PPI Projeto Pedagógico Institucional

A Faculdade Estácio de Sergipe - FASE tem como Missão: preparar pessoas, através de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com qualidade e excelência, para um mundo em transformação, através da formação de recursos humanos conscientes da realidade socioeconômica do cenário em que irão atuar, tendo sua orientação voltada para a ação ética e participação cidadã. Através do contato com o contexto local, a Faculdade Estácio de Sergipe - FASE investe na formação de uma comunidade ativa que envolve seus discentes, docentes, técnicos, colaboradores e dirigentes, para viabilizar o desenvolvimento a sua missão.

Princípios Filosóficos e Teórico-metodológicos que norteiam as práticas acadêmicas da Instituição:

A Faculdade Estácio de Sergipe - FASE procura nortear suas ações por princípios gerais que servem de balizamentos para a tomada de decisão, priorizando o interesse coletivo, a produção qualitativa do conhecimento nas suas diversas formas, a auto sustentabilidade econômico-financeira, a manutenção do respeito nas relações e o interesse da comunidade interna e externa em participar do seu projeto institucional. Significa que a Instituição: (a) Estimula a criação cultural, o desenvolvimento da atitude científica e do pensamento reflexivo; (b) Incentiva o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, desenvolvendo o entendimento do homem e do meio em que vive; (c) Promove a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunica o saber através do ensino, de publicações e outras formas de comunicação; (d) Forma egressos, nas diferentes áreas de conhecimentos culturais, aptos para a inserção em setores profissionais, para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e contribui para sua formação contínua; (e) Acredita na aprendizagem do conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais e apoia a prestação de serviços especializados à comunidade, estabelecendo com esta uma reciprocidade e (f) Tem como referência que a honestidade, a lealdade, o respeito ao ser humano, às leis, aos princípios de mobilidade são valores que orientam a relação da IES com seus colaboradores, alunos, parceiros, fornecedores, governo e outros segmentos sociais.

Consciente das novas metodologias de apropriação e produção do conhecimento, articulada com a iniciação científica, estímulo ao estudo e intervenção nas questões regionais, a IES orienta suas ações por critérios de qualificação da indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão, interdisciplinar, observando a flexibilidade orgânico-operativa, tomando como referência essencial à avaliação permanente.

Fundamentado em tais pressupostos, o ensino de graduação da Faculdade Estácio de Sergipe tem pretendido alcançar, na diversificação natural de suas especificidades, a unidade necessária, imprescindível à construção de uma identidade acadêmica própria, dentro de padrões de otimização interna de todos os seus segmentos.

O desafio está na reconstrução, na redefinição de conceitos e linhas de ação, na criação de novas práticas pedagógicas inovadoras. Há de buscar-se, para tanto, mais amplos e qualificados níveis de desempenho, superando pontos críticos, enfatizando:  a conquista de competência científica em termos de domínio e atualização de saberes e de recursos; a produção de conhecimentos próprios e originais, ultrapassando posição de mero ensino;  a busca permanente da qualidade educativa e científica na qualificação continuada de todos os seus segmentos e processos;  a mediação, no sentido de uma formação independente; a dinamização do processo de reflexão sobre a intervenção na realidade;  a atitude criativa, ativa, confrontadora, compatível com a intencionalidade de construção de sujeitos históricos e críticos. Para alcançar tais propósitos, a Política de ensino da Faculdade Estácio de Sergipe e, em sintonia com a política de pesquisa e extensão institucional, atua permanentemente no processo de aperfeiçoamento continuado de docentes, estimulando o aprimoramento da ação curricular, com base no desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias de ensino.

O PPI integra o PDI da ESTÁCIO FASE e encontra-se disponível, na íntegra, na Biblioteca da IES.