Histórico da CPA

O Centro Universitário Estácio de São Paulo vem, desde a sua criação, realizando e aprimorando atividades contínuas de avaliação. Aos primeiros mecanismos avaliativos (reuniões pedagógicas e contato estreito com o corpo discente) foram agregados novos instrumentos e procedimentos. De fato, a partir de 1988, a Instituição idealizou e implementou um sistema baseado nos princípios e na metodologia do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), e em 24 de julho de 2002, instituiu a Comissão do Programa de Avaliação Institucional Continuada (PAIC). Diante das novas normas de avaliação determinadas pelo SINAES em 2004, a Estácio criou a Comissão Própria de Avaliação – CPA , composta por representantes dos diferentes setores da Instituição e da sociedade civil organizada. A Avaliação Institucional no Estácio SÃO PAULO visa contribuir para a evolução da Instituição nos níveis acadêmicos e administrativos. Ela tem como finalidade básica o autoconhecimento e a tomada de decisões na perspectiva de desenvolver uma educação superior com qualidade.

 

Ações Permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
  • Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes, discentes e colaboradores técnico-administrativos na avaliação.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet).
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para toda a comunidade acadêmica por meio de cartazes, mural CPA, site da IES, apresentações e reuniões com alunos representantes de sala, Fórum Discente, reuniões de planejamento com o corpo docente e administrativo e fixação de banners pelos campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco (avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção do site da CPA.