A Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário Estácio do Recife foi constituída em 01/10/11 seguindo as diretrizes compostas no Regulamento Interno da CPA. Tal comissão seguiu recomendações de representatividade dos atores acadêmicos e da comunidade colocadas pelo SINAES. Os membros da 1ª comissão foram empossados a partir da Portaria nº 02/2004. Seguindo as orientações da Lei 10.861, de Abril de 2004, o primeiro relatório da CPA, entregue ao CONAES foi elaborado com o propósito de apresentar a real percepção dos membros da Comissão Própria de Avaliação em relação ao funcionamento e linhas de ação da Faculdade. A partir de sua implantação, a CPA do Centro Universitário Estácio do Recife vem desenvolvendo continuamente as seguintes atividades: discussão dos relatórios da avaliação externa do MEC e demais relatórios de atos de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos; criação e acompanhamento das políticas de divulgação da Ouvidoria; análise contínua das dez dimensões da avaliação do ensino superior previstas pelos SINAES; realização semestral da Avaliação Institucional, acompanhamento e divulgação os resultados para toda comunidade acadêmica.
Ações Permanentes
- Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
- Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
- Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
- Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
- Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
- Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
- Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet).
- Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
- Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
- Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
- Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
- Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
- Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
- Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
- Participação nas proposições das ações para o ENADE.
- Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
- Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
- Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
- Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
Ações Permanentes
- Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
- Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
- Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
- Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
- Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
- Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
- Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet).
- Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
- Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
- Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
- Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
- Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
- Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
- Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
- Participação nas proposições das ações para o ENADE.
- Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
- Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
- Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
- Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
- Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
- Manutenção do site da CPA.