Com vista a atender à Missão da IES, faz-se necessário assumir compromissos que norteiem o gerenciamento das atividades acadêmicas e administrativas do Centro Universitário Estácio de São Luís, conforme a seguir:
Promover a interatividade harmônica entre os órgãos administrativos e colegiados, oferecendo qualidade e excelência no desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão, para atender às necessidades da sociedade na qual a IES está inserida.
Cumprir os princípios constitucionais que têm por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, a igualdade de condições para o acesso e permanência com liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; a garantia de padrão de qualidade; a valorização da experiência extraescolar com vinculação entre a educação acadêmica, o trabalho e as práticas sociais.
Corroborar as finalidades da educação superior de estimular a produção científica, o desenvolvimento científico e o pensamento reflexivo.
Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação, promover a divulgação dos conhecimentos, suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento, promover a extensão a todo o universo de pessoas interessadas em estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, além de formar profissionais para as diversas áreas do mercado de trabalho (art. 43 da Lei nº 9394/96).
Promover um ambiente salutar e agradável de trabalho para os profissionais que compõem o Corpo Docente e Corpo Técnico-administrativo da Instituição, oferecendo condições laborativas dignas e estimulantes para que todos vislumbrem atingir metas pessoais através da obtenção de objetivos organizacionais.
Implementar padrões de excelência na organização através do estímulo à qualificação permanente dos seus recursos humanos, da eficiência dos processos internos e do acompanhamento tecnológico dos recursos de trabalho.
Contribuir com o avanço socioeconômico do Estado, não apenas com a qualificação de profissionais aptos ao ingresso no mercado de trabalho, mas também com ações solidárias que objetivem direta ou indiretamente uma maior qualidade de vida à população local.
Dotar a Instituição de mecanismos periódicos de avaliação da qualidade do serviço educacional, bem como garantir a sua implementação, o processamento dos dados e a tomada de ações preventivas e corretivas.
O PDI vigência de 2022 a 2026, objetiva dar sustentação a um importante passo do planejamento estratégico da Instituição, que visa à execução de ações que resultem no fortalecimento institucional em âmbito administrativo, organizacional e, essencialmente, na qualidade das atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, de forma a consolidá-la como Instituição geradora e socializadora do conhecimento e fomentadora do avanço científico e tecnológico, em direção ao desenvolvimento da sociedade local, regional e nacional.
Ressalta-se, ainda, que o presente Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) está em consonância com a legislação da educação superior e os atos normativos do MEC, INEP e do CNE, com destaque para o Decreto nº 9235/2017.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), na íntegra, encontra-se disponível na Instituição.