A Faculdade Estácio de São Luís direciona seus objetivos pedagógicos para a organização curricular, com base nos seguintes referenciais adotados, como orientadores para os PPCs:
- A) REFERENCIAL ÉTICO-POLÍTICO:
(I). Respeito ao indivíduo, ao direito de exercer sua cidadania enquanto membro da IES e parte da comunidade;
(II). Convivência na diversidade, respeitando as diferenças sociais e culturais e de pensamento; (III). Busca constante da qualificação institucional, inovando permanentemente por meio de recursos, programas e ações;
(IV). Compromisso com a missão e objetivos dos interesses particulares de grupos e com a sociedade envolvente;
(V). Fundamentar suas ações na ética social e humana, aplicadas a cada profissão e a todas as áreas de atuação humana;
(VI). Enfatizar o serviço de Extensão à comunidade, especialmente nas atividades que objetivem a eliminação da pobreza, violência, analfabetismo, fome e enfermidades;
(VII). Melhorar as relações com o mundo do trabalho que inclua parcerias efetivas com os agentes sociais envolvidos com a educação superior, a partir de uma harmonização da ação e da procura de soluções para os problemas do homem em sociedade, sempre dentro de um marco de autonomia responsável e de liberdade acadêmica;
(VIII). Ser um local de aprendizagem da democracia, da formação dos cidadãos e do desenvolvimento individual;
(IX). Buscar permanentemente inovação, atualização tecnológica e a harmonização dos cursos; (X). Promover o ensino superior com base na autonomia e independência do pensamento, na busca da verdade e do rigor científico, que responda às necessidades econômicas, culturais e sociais do ambiente e, portanto, do desenvolvimento humano sustentável;
(XI). Pautar-se pela qualidade de seus programas acadêmicos;
(XII). Preparar cidadãos capazes de construir uma sociedade justa e aberta, fundamentada na solidariedade, no respeito dos direitos humanos e na utilização compartilhada do saber e da informação;
(XIII). Almejar que qualquer pessoa possa participar do ensino superior em diferentes épocas da vida;
(XIV). Permear valores culturais em todos os currículos do ensino superior; especialmente no que se refere às considerações éticas; e
(XV). Rever permanentemente e manter atualizados seus programas de ensino, prevendo mecanismos flexíveis que permitam antecipar os sinais de mudança do mundo do trabalho e das realidades regional e nacional.
- B) REFERENCIAL EPISTEMOLÓGICO-EDUCACIONAL:
(I) O papel do professor no processo: atuar como mediador da aprendizagem, estimulando a cooperação e apropriação do conhecimento, pelo aluno, de forma desafiadora e autônoma;
(II) O papel do aluno no processo: estudar, pesquisar, e questionar verdades estabelecidas, bem como apreender os conhecimentos com independência intelectual, desenvolvendo a capacidade de autorregular seu processo de aprendizagem;
(III) Perfil profissional: a educação e a sociedade requerem um profissional que seja capaz de articular os conhecimentos científicos com as necessidades e demandas da sociedade e da profissão, respondendo com competência às novas situações surgidas na realidade;
(IV) Relação professor-aluno: deve estar pautada na compreensão mútua e na proposição de constantes desafios. Esta relação ocorre em diferentes aspectos inter-relacionados, quais sejam: na relação teórico-prática de ação/reflexão/ação; na construção de novos conhecimentos; na troca de valores éticos e morais; na postura do professor que deve ser referência ao acadêmico, no processo avaliativo e no relacionamento externo com a comunidade e em eventos promovidos.
- C) CONCEPÇÃO TEÓRICA PARA CADA CURSO:
Os cursos da IES possuem concepções definidas, a partir dos princípios e diretrizes da Instituição, das Diretrizes Curriculares específicas a cada curso e das discussões coletivas entre o Corpo Docente, Coordenações de Curso e NDES. As competências e habilidades a serem alcançadas estão relacionadas ao perfil do profissional que se quer formar: competente, exercendo a cidadania, consciente de suas responsabilidades perante a sociedade, comprometidos com o desenvolvimento regional, nacional e internacional.