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Histórico da CPA

A Faculdade de Tecnologia Estácio de Curitiba, desde a sua criação, vem realizando e aprimorando atividades contínuas de avaliação. Aos primeiros mecanismos avaliativos (reuniões pedagógicas e contato estreito com o corpo discente) foram agregados novos instrumentos (questionários respondidos por alunos, professores e coordenadores, e os fóruns de validação de competência profissional) e procedimentos.

Com a instituição da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, foi criada a Comissão Própria de Avaliação (CPA) de caráter deliberativo em relação aos planos, programas e políticas de avaliação institucional.

É responsabilidade dessa comissão coordenar o processo de autoavaliação da IES e integrar as políticas já existentes de avaliação institucional.

As ações realizadas e planejadas, demonstraram a preocupação da IES em tratar a opinião de seus alunos e colaboradores de maneira séria e efetiva. Diversas dessas ações tornaram-se contínuas, o que a Faculdade acredita ser de suma importância tendo então que repeti-las periodicamente, como principais itens destacam-se: intensificar o relacionamento com instituições públicas e privadas; reforçar ações que contribuam para resultados satisfatórios na avaliação dos cursos pelo MEC, disseminar a cultura de autoavaliação permanente e adaptar os novos instrumentos de avaliação (Credenciamento e de Cursos) ao processo auto avaliativo praticado na faculdade.

Ações permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
  • Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
  • Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet). 
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Atualização permanente dos instrumentos de avaliação.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à análise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco (avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção do site da CPA.