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Histórico da CPA

O projeto de Avaliação Institucional da FESV representa um conjunto de atividades que visa o ajuste das ações desenvolvidas com os objetivos da Instituição, em consonância com o PDI e o PPI, segundo as diretrizes do SINAES. Antes da constituição da Comissão Própria de Avaliação – CPA, o processo avaliativo era realizado por meio de coleta de dados por meio de questionários (preenchidos manualmente) elaborados a partir das variáveis selecionadas pelos colegiados. Após o tratamento dos dados, o resultado e a divulgação dos mesmos eram discutidos internamente nos colegiados. A constituição da CPA coincidiu com a implantação do questionário on-line, imprimindo nova dinâmica, maior abrangência e descentralização do processo. Em 2006 houve a reformulação da coordenação e da equipe constituinte da CPA que resultou nos primeiros relatórios parciais e finais de autoavaliação. A continuidade desse processo reafirma o caráter formativo da avaliação e a importância do acompanhamento das potencialidades e fragilidades, bem como as propostas de melhorias visando à qualidade da Educação Superior.

Ações Permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
  • Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
  • Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet). 
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria  dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção do site da CPA.