Sustentabilidade

Vestibular 2020 2

As políticas para a Responsabilidade Social (RS), na Estácio de Vitória são vistas como um conjunto de valores baseados em princípios éticos de ajuda e promoção socioeconômica, ambiental e cultural, sob uma perspectiva abrangente das relações compreendidas na atividade institucional com os fornecedores, os consumidores, a comunidade, a sociedade e o meio ambiente.

 

Duas premissas marcam a atuação da FESV e a sua relação com a sociedade: 

  

  1. inclusão social– pela inserção (e ascensão) de jovens e adultos no mercado de trabalho;
  2. sustentabilidade- adotar a Sustentabilidade como um dos valores organizacionais abraçados por alunos, professores e colaboradores da Instituição.

 

A visão da Responsabilidade Social como instrumento político-social da Instituição  se caracteriza pela busca do conhecimento, estudo e solução dos problemas da comunidade, acreditando no princípio da indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão, e rompendo com dicotomias, onde a prática e a teoria caminham juntas, possibilitando uma interação entre a Faculdade e a comunidade, ou seja, uma transformação social. Portanto, a política de Responsabilidade Social da Instituição traduz um compromisso com a dimensão social e ética na produção e sistematização do conhecimento. A FESV foi contemplada novamente em 2020-2021 com o selo de Instituição Socialmente Responsável pela ABMES.

 

Destacam-se as seguintes ações da Estácio Vitória com foco na responsabilidade social:

Trote Solidário, Ação Legal, Mediação Simulada, Circuito de Experiências Sócio Corporais, Estácio Esporte Cidadão, VI Encontro Étnico Racial, Dia Legal na APAE, Oficinas Pedagógicas Nas Escolas Parceiras, Maratona 24H 1X365, Mobilidade Urbana na Perspectiva da Inclusão , Testes Rápidos de Identificação de HIV, Sífilis e Hepatite, Coral de Libras, Mercado de Trabalho e Inclusão, Oficina de Libras, Oficina de Poesia, Mostra de Talentos NAAP, Mutirão de orientação jurídica.

SELO ABMES

A “Semana da Sustentabilidade” acontece em paralelo à campanha de responsabilidade social da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. A FESV é uma instituição participante da campanha da ABMES e vem recebendo por vários anos o selo de “Instituição Socialmente Responsável”.