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Relatório de Autoavaliação

Relatório de Autoavaliação

A Faculdade Estácio Cotia é uma Instituição Privada de Ensino Superior com fins lucrativos, situada no Município de Cotia, Estado de São Paulo, mantida pela Cultura e Educação de Cotia, Sociedade Civil de Direito Privado.

O Relatório de Autoavaliação das atividades ocorridas no período , busca refletir as ações desenvolvidas por diversasequipes responsáveis pela coordenação de cursos – de graduação bacharelada . Entre os setores, destacam-se: biblioteca; secretaria de alunos; apoio acadêmico; assuntos educacionais; egressos; estágios e empregos; operações/espaço físico; comunicação interna e externa; recursos humanos; tecnologia da informação; financeiro.

O documento reflete a continuidade de um processo, espelhando objetivos reformulados a partir das potencialidades e fragilidades, visa, ainda, a atender as diretrizes emanadas pela Lei do SINAES, em consonância com as dez dimensões propostas no roteiro de autoavaliação e com os princípios do PDI. Destaca a importância da análise das questões respondidas por alunos e professores , como forma de identificar pontos críticos e propor alternativas de melhoria, além de ser orientador na elaboração do Plano de Ação decorrente dos resultados obtidos no processo avaliativo da instituição.

A Faculdade Estácio Cotia como instituição capaz de idealizar e realizar projetos acadêmicos de qualidade e de implantálos em um processo democrático de decisões coletivas iniciou suas atividades em 1999, com seu primeiro Curso de Pedagogia. Os cursos oferecidos pela IES são: Administração de Empresas, Sistema de Informação, Pedagogia e Enfermagem.

A Faculdade Estácio Cotia é uma Instituição Privada de Ensino Superior com fins lucrativos, situada no Município de Cotia,
Estado de São Paulo, mantida pela Cultura e Educação de Cotia, Sociedade Civil de Direito Privado.
O Relatório de Autoavaliação das atividades ocorridas no período , busca refletir as ações desenvolvidas por diversas
equipes responsáveis pela coordenação de cursos – de graduação bacharelada . Entre os setores, destacam-se:
biblioteca; secretaria de alunos; apoio acadêmico; assuntos educacionais; egressos; estágios e empregos; operações/
espaço físico; comunicação interna e externa; recursos humanos; tecnologia da informação; financeiro.
O documento reflete a continuidade de um processo, espelhando objetivos reformulados a partir das potencialidades e
fragilidades, visa, ainda, a atender as diretrizes emanadas pela Lei do SINAES, em consonância com as dez dimensões
propostas no roteiro de autoavaliação e com os princípios do PDI. Destaca a importância da análise das questões
respondidas por alunos e professores , como forma de identificar pontos críticos e propor alternativas de melhoria, além
de ser orientador na elaboração do Plano de Ação decorrente dos resultados obtidos no processo avaliativo da instituição.
A Faculdade Estácio Cotia como instituição capaz de idealizar e realizar projetos acadêmicos de qualidade e de implantálos
em um processo democrático de decisões coletivas iniciou suas atividades em 1999, com seu primeiro Curso de
Pedagogia. Os cursos oferecidos pela IES são: Administração de Empresas, Sistema de Informação, Pedagogia e
Enfermagem.

 

 

 

 

Curso

Habilitação

Administração

Administração *

Artes Visuais

-

Educação Física

-

Enfermagem

-

Letras

Português e Inglês e Respectivas Literaturas

Letras

Português e Espanhol e Respectivas Literaturas

Pedagogia

Licenciatura Plena em Pedagogia

Sistemas de Informação

-

 

 

Segue abaixo o total de docentes da Faculdade Estácio Cotia, com  informação referente  a titulação,carga horária.

Dados Cadastrais do Docente FAAC

 

Total de professores

87

 

Integral

5

 

Parcial

2

 

Horista

80

 

Graduados

6

 

Especialistas

28

 

Mestres

43

 

Doutores

10

 
 

Objetivos da Dimensão 2

A Dimensão 2 avalia a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, além das atividades de extensão. Nesta dimensão, são explicitadas as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã, de construção e disseminação do conhecimento, de articulação, que favorecem o trabalho científico e profissional de estudantes e o desenvolvimento de projetos de extensão.

Na FACULDADE ESTÁCIO  COTIA os conhecimentos estão voltados para o ensino, a aprendizagem e a pesquisa, enquanto elementos indissociáveis e fundamentais para a formação do atual profissional, tanto no momento da graduação quanto os estudos posteriores, como: cursos de extensão, de especialização, de pós-graduação, movidos pelo desejo de formar profissionais criativos dotados de conhecimentos sistematizados em base científica, filosófica, tecnológica e ética, buscando, a todo o momento, incentivar ações que contribuam para resultados satisfatórios na formação do aluno, como exemplo a biblioteca virtual com o propósito de ampliar as oportunidades de consultas para o aluno.


Conforme explicitado no PDI, a IES tem como finalidade de ”formar profissionais qualificados e competentes, cidadãos conscientes, para atender os reclamos da sociedade em seu processo de desenvolvimento sócio-econômico, tecnológico e cultural, numa perspectiva de avanços no âmbito da Economia do Conhecimento”. (p.166). Assim sendo, pretende desenvolver seus objetivos mantendo a permanência do aluno na unidade e incentivando a continuidade da sua formação por meio dos “serviços de ensino, pesquisa e extensão de forma a servir e responder aos reclamos do meio social e político.” (p.167) Ainda para Instituição “Esta função acadêmica não se limita apenas a levantar e denunciar problemas, mas a procurar, através do estudo, da investigação objetiva, da extensão e da pesquisa, encontrar respostas e alternativas, com bases científicas às demandas que exigem soluções inteligentes” (p.167).


Para que as grades curriculares sejam construídas são feitas pesquisas, consultas e discussões sobre: mercado de trabalho, conhecimentos, habilidades e competências técnicas necessárias ao desempenho profissional, para depois se pensar nas disciplinas de formação acadêmica, de formação específica e as disciplinas profissionalizantes.

 

:: Dimensão 2