O processo de Avaliação da Faculdade Estácio de Alagoas – Estácio FAL teve início no ano de 2000, quando foi construída a primeira Comissão de Avaliação Institucional. O processo tornou-se rotineiro, obedecendo a uma periodicidade, sem estar associado a momentos de crise, de modo a ser percebido como não ameaçador e caracterizar-se por ser uma avaliação formativa e produtiva. As etapas do processo avaliativo perpassaram pelo planejamento participativo; levantamento de variáveis; definição dos públicos de avaliação; processo de sensibilização; coleta de dados; delimitação da amostra; instrumentos utilizados; tratamento dos dados e divulgação e utilização dos resultados. Os primeiros questionários eram impressos, mas novas versões surgiram no decorrer dos anos seguintes, e hoje é totalmente informatizado e está formatado nos parâmetros do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior – SINAES instituído pela Lei nº 10.861, de 14/04/2004.
Ações Permanentes
- Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
- Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
- Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
- Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
- Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
- Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
- Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet).
- Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
- Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
- Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
- Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
- Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
- Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
- Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
- Participação nas proposições das ações para o ENADE.
- Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
- Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
- Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
- Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
- Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
- Manutenção do site da CPA.