Logo Estácio


PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional

Este documento descreve diretrizes institucionais, metas, propostas pedagógicas e didáticas, organização institucional, planejamento financeiro, instalações e demais políticas que pautam o desenvolvimento da Faculdade Estácio Montessori de Ibiúna (ESTÁCIO FMI). Neste Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), com vigência 2011 a 2015, incluiremos novos cursos de Graduação e Cursos Superiores de Tecnologia, uma vez que a demanda por esses cursos na região é grande e a Faculdade pretende acolher tal demanda.

Cabe ainda explicitar a transformação que a Faculdade Estácio Montessori de Ibiúna experimenta, desde início de 2009, referente à sua integração ao Grupo Estácio Participações. Essa integração alinha-se às novas tendências do mercado da educação superior e traz como benefício imediato a garantia de estabilidade para dar continuidade ao projeto educativo da Faculdade Estácio Montessori de Ibiúna, num contexto em que revisão orçamentária, estruturação de equipes técnicas e de gestores e projeção de investimentos em Ensino, Pesquisa e Extensão foram redimensionadas para favorecer a qualidade do ensino e o atendimento ao alunado.

Não obstante essa transformação, a Faculdade continua fiel ao cumprimento de sua missão, finalidades e objetivos e mantém sua autonomia nas decisões de seus órgãos superiores. Nesse sentido, é importante assinalar que a Faculdade Estácio Montessori de Ibiúna cumpriu a maioria das metas de seu PDI de 2005 a 2009 no que se refere à instalação de novos cursos, atualização dos currículos, melhorias em sua infraestrutura e em suas práticas pedagógicas.
Em 2009, a IES solicitou junto ao MEC a transferência de mantença, devido à mudança de mantenedor, pois desde 2008.2 a Faculdade passou a integrar o grupo Estácio Participações. E, em 2010, foi publicada a Portaria de Transferência de Mantença: Portaria nº 236 de 18/03/2010. E, pela Portaria MEC nº1925 de 19/11/2010 publicada no D.O.U em 22/11/2010, a IES teve sua denominação alterada para Faculdade Estacio Montessori de Ibiuna – ESTÁCIO FMI.

A comunidade acadêmica, representada pelos gestores e coordenadores da Faculdade Estácio Montessori de Ibiúna, articulou seu Plano de Desenvolvimento Institucional (2011–2015) considerando as experiências do Programa de Avaliação Institucional que contempla as avaliações externas e as avaliações internas, bem como a Verificação das Condições de Oferta e o Exame Nacional de Cursos, sob a condução da CPA. Os resultados decorridos dos processos externos e internos da Avaliação Institucional foram analisados e assumidos como subsídios para pensar criticamente a prática acadêmica." O PDI encontra-se disponível na íntegra na Biblioteca para toda a comunidade educativa da ESTÁCIO FMI.