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PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional

A Faculdade Estácio de Santo André, por constituir-se numa Instituição de ensino superior que busca permanentemente o aperfeiçoamento de suas ações, tem o compromisso de considerar as peculiaridades do município onde se encontra inserida. Sua missão  é enriquecer vidas por meio da aprendizagem.

 

A Faculdade Estácio de Santo André tem como metas acompanhar de forma sistêmica as diversas mudanças ocorridas nos planos políticos, sociais, econômicos e culturais, que venham ao encontro dos ideais da instituição; criar um processo de gestão que seja inovador, transparente, racional e ágil; tornar evidente que o papel da Faculdade Estácio de Santo André vai além do mero ensino das profissões, mas pretende ser, sobretudo, a formação de profissionais qualificados, comprometidos com a excelência no trabalho; criar parcerias com empresas, com instituições públicas e privadas, com movimentos sociais e artísticos, com as comunidades, com o objetivo de cumprir a missão institucional; trabalhar no sentido de haver uma maior participação da comunidade acadêmica junto ao setor administrativo; desenvolver planos estratégicos, táticos e operacionais, através de ações integradas que possam atender às reais possibilidades e interesses da instituição.

 

A diretriz básica que norteia a política de ensino da Faculdade Estácio de Santo André está calcada na concepção de que, para formar profissionais competentes e realmente aptos a atuar em um mundo em constantes mudanças e em contínuo processo de globalização, é necessário estimular o desenvolvimento das competências básicas que lhes permitam: pensar criticamente a respeito da realidade que os circundam; ser capazes de argumentar; ser capazes de se comunicar por escrito e oralmente; utilizar com facilidade os recursos da informática e da Internet; e, principalmente, dominar conhecimentos de seu campo de atuação profissional, ao mesmo tempo em que domine as noções fundamentais de sua área mais abrangente de conhecimento.

 

A forma de acesso ao curso se dá por meio de processo seletivo, cujas normas são publicas em edital, respeitando-se os prazos e determinações legais. Os turnos, vagas e denominações dos cursos, bem como o período, local e taxa correspondente à inscrição constam do mesmo edital.

 

A base de todo o sistema educativo encontra-se na sala de aula, ambiente onde ocorre o processo de ensino-aprendizagem. Um currículo centrado em competências implica um ambiente pedagógico caracterizado pela adoção de alternativas metodológicas inovadoras, dinâmicas e ativas, centradas no estudante como protagonista do seu próprio aprendizado.

 

A prática pedagógica centrada em desenvolvimento de competências e habilidades estimula o corpo docente a criar novos meios facilitadores da aprendizagem, o que implica em permanente pesquisa e troca de informações entre os atores desse processo.

 

A Faculdade Estácio de Santo André mantém atividades de extensão cultural, criação, adaptação, difusão e transferência dos conhecimentos e de tecnologia correlatos e/ou afins às áreas de seus cursos, destinadas aos alunos e à sociedade em geral.

 

Por meio de suas atividades de extensão, a Faculdade Estácio de Santo André  proporciona a seus professores e alunos a oportunidade de participarem das atividades que se destinem a elevar as condições de vida da comunidade na qual a IES está inserida.

 

A Faculdade Estácio de Santo André conta com infraestrutura adequada aos alunos portadores de necessidades especiais, com banheiros adaptados, bebedouros e telefones nas alturas adequadas, rampas e elevadores, vistoriados e aprovados pelos órgãos municipais competentes.

 

O objetivo da biblioteca da Faculdade Estácio de Santo André é complementar o processo educativo (ensino/aprendizagem), conduzindo o aluno na busca da informação necessária ao seu desenvolvimento.

 

A gestão econômico-financeira  tem como premissa maior o sentido de preservação do equilíbrio e da sustentabilidade econômica e financeira, objetivando  a viabilização de uma política de preços agressiva em benefício do aluno e em contrapartida,  buscar uma estrutura de custos  que se adeque  ao objetivo estabelecido.

 

A Avaliação Institucional da Faculdade Estácio de Santo André dá indicadores para a revisão de ações e das estratégias de sua atuação, sendo uma ferramenta para planejamento e gestão institucional, instrumento este de acompanhamento contínuo do desempenho acadêmico e do processo sistemático de informações à sociedade.

 

Os relatórios gerados pela CPA servem para que a Instituição identifique os acertos e as ineficiências, as vantagens, potencialidades e as dificuldades, envolvendo-se em um processo de reflexão sobre as causas das situações positivas e  negativas, assumindo, assim, a direção efetiva de sua gestão política, acadêmica e científica. Os resultados, portanto, também servem de base para revisar o planejamento do PDI, bem como dos projetos pedagógicos de cursos.

 

Cabe ressaltar que o PDI na sua íntegra encontra-se disponível na Biblioteca.