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Relatório de Autoavaliação

Apresentação da IES

A FACULDADE ESTÁCIO DE SANTO ANDRÉ é uma Instituição Privada de Ensino Superior com fins lucrativos, situada no Município de Santo André, Estado de São Paulo, com sede na Rua das Esmeraldas, 67, mantida pela IREP - Sociedade de Ensino Superior Médio e Fundamental LTDA..

Conforme no PDI (2012-2016), p. 9, a missão da Faculdade Estácio de Santo André é “enriquecer vidas por meio da aprendizagem, oferecendo ensino superior de qualidade para o desenvolvimento humano e profissional, por meio de práticas pedagógicas que fortalecem a vocação, lapidam as competências para o mercado de trabalho e contemplam o cenário da inclusão, da interação e da inovação”.

Em 2004 foram autorizados os primeiros cursos na Unidade Santo André, que iniciaram suas turmas no 2º semestre de 2004.

Deve-se ressaltar que o atual estágio dos cursos da Faculdade Estácio de Santo André é fruto de uma tentativa constante de aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos em vigor nos diferentes campi das IES da mantenedora, IREP - Sociedade de Ensino Superior Médio e Fundamental LTDA. Esta sociedade conta com uma trajetória na área educacional desde 1962 com cursos preparatórios e de especialização técnica na cidade de São Paulo, e nos anos seguintes aumentou sua abrangência com novas modalidades de cursos técnicos em diversos pontos da Zona Sul.  Em 1985 foi inaugurada a unidade Radial localizada na Rua Gabriel Netuzzi Perez, hoje unidade Santo Amaro (São Paulo). Foi a primeira sede própria do Radial, que, na época, contava com 7 mil alunos e tornou-se referência no Ensino Técnico em São Paulo. A partir de 1989 iniciou suas atividades com cursos superiores. Em 2001, a Radial credenciou-se como Centro de Educação Tecnológica, sendo uma das primeiras instituições particulares dessa natureza no Brasil, oferecendo cursos de graduação tecnológica. Neste ano, deu início, também, aos primeiros cursos de pós-graduação lato sensu. Em janeiro de 2007, foi credenciada pelo MEC como Centro Universitário Radial (UniRadial).

Em 2007 a Mantenedora é incorporada ao Grupo Estácio Participações. E em 2012, o nome da IES foi alterada para Faculdade Estácio de Santo André.

Destacamos que este Relatório de Autoavaliação foi resultado de um processo de reflexão e avaliação praticado em diversas instâncias da IES e que a CPA participou ativamente da sua construção. Da mesma forma é válido destacar que a elaboração deste Relatório de Autoavaliação é fruto do trabalho coletivo da CPA; que envolve o corpo dirigente, coordenadores de cursos,  NDE, ouvidoria, relatórios de autoavaliação institucional 2014, relatórios das comissões externas, entre outros.

Atualmente, a Faculdade Estácio de Santo André conta com 38 docentes sendo 2 doutores, 12  mestres e 24 especialistas; destes docentes, 4 são tempo integral, 2 tempo parcial e 32 horistas. Em 2014, a faculdade conta com 1256 alunos distribuídos em 06 cursos de graduação tecnológica, 02 cursos de graduação bacharelada e 02 cursos de pós-graduação lato sensu, todos no período noturno, conforme ilustra a tabela abaixo:

 

GRADUAÇÃO

No. de Alunos

Tecnológica

Bacharelado

739

456

PÓS GRADUAÇÃO

No. de Alunos

MBA Gestão   Empresarial

MBA Gestão Empresarial

26

35

TOTAL

1256

Quadro 1: Número de alunos por segmento - 2014

Fonte: Secretaria da Faculdade Estácio de Santo André

 

Para atender as demandas do campus, foi alugado no final de 2013 um novo espaço, situado na Rua das Monções, 346 – Bairro Jardim – Santo André – SP, que fica a 500 metros do Campus, para acomodar satisfatoriamente o corpo discente. O novo espaço tem 4 salas, com capacidade de 60 alunos salas 01 e 02, e 90 alunos sala 03 e 04. E no final de 2014, foi alugado um outro espaço, situado na Rua das Monções, 350, com ampla infraestrutura: 12 salas que comportam 960 alunos, 1 biblioteca, 1 laboratório de informática. Conforme consta no PDI, uma das metas estabelecidas era a implantação de cursos de graduação bacharelado, atendendo aos interesses da comunidade, sendo que a primeira turma iniciou em 2011.1 com o curso de Administração e a segunda em 2013.1  com o curso de Pedagogia.

Em 2014 foram recebidas as seguintes comissões de avaliação externa, conforme demonstrado abaixo:

 

Cód.e-MEC

CURSO

Ato

Data

RESULTADO

874169

Administração

Reconhecimento de Curso

13/04/2014

Nota 4,0

         

865396

Ciências   Contábeis

Autorização

12/03/2014

Nota 4,0

 

         

781272

Polo EAD - UNESA

Credenciamento de Pólo de Apoio Presencial

10/08/2014

Nota 3,0

 

781404

Polo EAD - FESSC

Credenciamento de Pólo de Apoio Presencial

29/09/2014

Nota 4,0

 

 

Quadro 2: Relação de Cursos que passaram por avaliações externas - 2014

Fonte: Secretaria da Faculdade Estácio de Santo André

 

Buscando-se adequar antecipamente as orientações do INEP, a CPA utilizou o modelo de Relatório de Autoavaliação Institucional referente a Nota Técnica Inep/Daes/Conaes No 065, publicada no dia 09 de outubro de 2014. Seguindo essa norma, o relatório contém cinco partes: introdução, metodologia, desenvolvimento, análise dos dados e das informações e ações previstas com base na análise por eixo.

 

Objetivos da DIMENSÃO 2

Como exemplo da análise das dimensões, destacamos alguns objetivos da DIMENSÃO 2

 

Dimensão 2 – A política para o ensino, pesquisa e extensão

Esta dimensão avalia a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, além das atividades de extensão.
Nesta dimensão serão avaliadas coerência das políticas de ensino, pesquisa e extensão com os documentos oficiais, políticas institucionais para cursos de graduação tecnológica e cursos de pós-graduação (lato sensu), na modalidade presencial, e suas formas de operacionalização; políticas institucionais de pesquisa e de iniciação científica e suas formas de operacionalização;
Nesta dimensão, são explicitadas as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã, de construção e disseminação do conhecimento, de articulação interna, que favorecem a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extensão. No PDI desta IES, estão firmadas as Diretrizes relacionadas às políticas de ensino, pesquisa e pós-graduação e extensão: formação técnico-profissional e a educação como pontos de referências na sua atuação, buscando atender as exigências imediatas da comunidade e capaz de conduzir à transformação de recursos humanos para a evolução da sociedade.

 

:: Dimensão 2

 

Considerações sobre a Dimensão 2:

As metas gerais do PDI nos aspectos que se relacionam com esta dimensão foram atingidas parcialmente.  A área que requer maior desenvolvimento é a Pós-graduação, Iniciação Científica e o ENADE; os cursos e os professores são bem avaliados pelos alunos.

Podemos destacar a implantação de políticas de ensino, tais como: Projeto Integrado com foco nos projetos interdisciplinares; políticas de pesquisa e extensão - Programa de Atividades Complementares (PAC) e Programa de Iniciação Científica (PIC).

Em relação aos alunos destacamos a melhora da familiaridade com o estudo à distância em relação às disciplinas específicas por curso possibilitando a melhora da utilização da ferramenta online, o aumento no acesso aos meios de comunicação em informática, a melhor organização no tempo para participação das atividades complementares, feiras, palestras, visitas propostas pela IES. Quanto aos aspectos didático-pedagógicos, destaca-se a implementação da Biblioteca Virtual, a utilização do Material Didático e o Projeto Gabaritando amplia a oferta de disciplinas previstas (português e matemática), atendendo as necessidades do processo ensino-aprendizagem das varias áreas de ensino, presentes na IES, para 1˚ e 2˚ semestres de todos os cursos, gratuitamente, projetos que aportaram contribuições significativas no processo de ensino-apredizagem, principalmente no que diz respeito a ampliação de oportunidades de acesso ao conhecimento e à organização nos estudos do corpo discente. Preparação do corpo discente de forma adequada para a participação no ENADE. Preparo efetivo do egresso para melhor desempenho no ENADE com a respectiva conscientização para o evento.

Como resultados do processo de autoavaliação, foram elaborados novos PPCs, em 2010 a IES passou a adotar material didático, foi implantada a Biblioteca Virtual e a Prova Unificada, baseada no Banco de Questões. Foi implantado ainda o projeto de crescimento para dar suporte às disciplinas online.

O Relatório na íntegra encontra-se disponibilizado no sistema E-MEC e na biblioteca da IES.