Projeto de Autoavaliação

Projeto de Autoavaliação

:: 1° Projeto de Autoavaliação Institucional

 

Na concretização dos seus propósitos institucionais, e levando em consideração os princípios e metas constantes do Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI (2010-2014), assim como do Projeto Pedagógico Institucional, a equipe da CPA apresenta o quadro-síntese, apresentando, em todas as dimensões, as principais  metas para 2011, alinhadas pelas dez dimensões do SINAES.

 

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO

 

Projeto de Autoavaliação - 2011

Dimensão

Principais Metas

1ª - Missão e PDI

  • Apresentar no primeiro trimestre de 2011 o Relatório Final da CPA de 2010 para os coordenadores e respectivos colegiados e os compromissos a serem vivenciados para o cumprimento da missão da FESCG.
  • Apresentar em julho deste ano, o resultado da Avaliação Interna do 1º semestre (2010.2 e 2011.1) para 100% dos coordenadores, professores e os compromissos a serem vivenciados para o cumprimento da missão da FESCG.
  • · Apresentar para os 100% dos representantes de alunos o resultado da Avaliação Interna do 1º semestre de 2011 e necessidades de melhoria da FESCG em relação à sua missão.
  • · Analisar os dados a avaliação interna 2011.1 e 2011.2  e discutir com a gestão da FESCG, representantes dos colegiados e coordenadores se há necessidade de revisão do PDI e demais projetos.
  • Realizar curso para 100% dos docentes sobre: O ensino superior na contemporaneidade: Inovação, Significativo e Acolhedor.

 

2ª - Ensino, Pesquisa e Extensão

  • Reunir com 100% dos NDEs dos cursos para discutir as potencias, as fragilidades e ações de superação com vistas na qualidade do curso oferecido.
  • · Reunir com 100% dos NDEs dos cursos para discutir a articulação entre o Ensino, Pesquisa e Extensão em cada curso e definir os projetos e regulamentos pertinentes.
  • · Discutir em cada curso com 100% dos professores o desempenho de seu ensino avaliado pelos alunos e decidir as estratégias de melhoria da metodologia, visando a qualidade da formação oferecida.
  • · Sistematizar reuniões bimestrais com a coordenação e membros do colegiado com todos representantes de sala para discutir as atividades de ensino, pesquisa e extensão, necessárias.
  • · Acompanhar junto a cada curso a elaboração de um plano de extensão que inclua o compromisso social da FESCG delineado em seu PDI, acrescentando as questões do meio ambiente.

 

3ª - Responsabilidade Social

  • · Reunir com 100% dos NDEs e Colegiado de  cada Curso, analisar os resultados da avaliação interna nesse requisito e definir projetos de extensão que venham desenvolver ações que favoreçam maior aproximação com a comunidade, por meio de trabalho voluntário aliado aos projetos específicos, em parceria ou não com outras instituições.

4ª - Comunicação Social

  • · Realizar um encontro com as associações organizadas, anualmente e apresentar o funcionamento da FESCG para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão e estabelecer parcerias.

 

  • · Realização de um evento para os alunos e comunidade externa com a equipe técnica de comunicação da FESCG em parceria com os cursos de publicidade e Jornalismo e apresentar as possibilidades da arte de se comunicar que a tecnologia oferece.

 

  • · Realizar reunião com 100% dos coordenadores e representantes do Colegiado de cada curso e professores da Disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso I  e II para fortalecer o Jornal Guaicuru de forma a ampliar as informações acadêmicas e culturais para a comunidade interna e externa.

 

5ª – Políticas de Pessoal

  • · Realizar reuniões explicativas sobre os Planos de Cargo e Carreira a 100% dos docentes e funcionários.
  • · Desenvolver campanhas para que 100% dos professores e funcionários se atualizem nos programas de Treinamento e Incentivo a Qualificação.
  • · Manter e divulgar os vários convênios para os funcionários.

6ª – Organização e Gestão da IES

  • · Gerir a IES de forma participativa por meio de seus colegiados, contemplando a participação de todos os seguintes da comunidade interna e um representante da sociedade intelectual externa , constituídos por meio do processo eletivo.
  • · Alcançar a meta de, pelo menos, 70% do total dos professores tenham pós-graduação stricto sensu em cursos credenciados perante a CAPES e, destes, 20% sejam de doutores, até o ano de 2014.
  • · Ofertar bolsas stricto sensu aos professores dispostos a dar continuidade em sua formação por meio do Programa de Incentivo à Qualificação Docente,
  • · Revisão e atualização do Regimento da FESCG de forma participativa e democrática com 100% de representação dos setores da FESCG.
  • · Realizar convênio com o setor da saúde para atendimento dos funcionários e professores subsidiado em até 100% àqueles que recebem o salário base.
  • · Desenvolver ferramentas da gestão a vista em todos os setores da Organização.

7ª – Infraestrutura Física

  • · Ampliar o espaço físico de atendimento ao aluno trabalhador no centro da cidade, concentrando no local 100% dos cursos tecnológicos.
  • · Ampliar o acervo Bibliográfico da biblioteca em 100% das bibliografias básicas e complementares dos cursos oferecidos, até 2012.
  • Implementar e ampliar os Laboratórios em 200 computadores sendo parte destes para substituir 50% das máquinas desgastadas.
  • · Ampliar 20% os recursos de multimídias que dinamizam  o ensino e a aprendizagem.

8ª – Planejamento e Avaliação

  • · Realizar reuniões e assembléias com 100% dos setores que compõem a FESC para discutir os resultados da avaliação e gerar projetos de superação das fragilidades apontadas.
  • · Incentivar a participação dos membros do corpo docente a discussão e participação na CPA, com o objetivo de incluir novos membros ao processo de avaliação.
  • · Planejar o Fórum de Integração Acadêmica juntamente com os  NDEs com vistas a apoiar a superação dos pontos muito frágeis apontados pela avaliação interna da Instituição.

9ª – Atendimento ao Aluno

  • · Alocar  uma sala para o Diretório Acadêmico Estudantil  com 100% da infraestrutura necessária, até 2012.
  • · Atrair os ex-alunos de destaque na sociedade e fazer contato com 30% deles para participarem de atividades de ensino e social.
  • · Ampliação da motivação dos acadêmicos através de docentes e coordenadores a participação de eventos na área de formação.

10ª – Sustentabilidade Financeira

  • · Promover reuniões com os funcionários técnico-administrativos e docentes para discussão sobre as ações a serem priorizadas em 2011, diante das propostas de ações previstas no Relatório da CPA.
  • · Analisar o investimento e a distribuição de recursos para projetos de ensino, pesquisa e extensão no ano de 2011.
  • · Implementar a política de 20% de desconto para alunos da escola pública
  • · Implementar a política de bolsas  parciais de estudo para 100% dos alunos da Iniciação Científica  e atividades de Monitoria