Projeto de Autoavaliação

A CPA é responsável por disseminar a cultura avaliativa na IES, através de processos de avaliação interna e de acompanhamento e análise das avaliações externas. A Comissão é constituída por ato do dirigente máximo da IES, possui Regulamento próprio e atuação autônoma em relação aos Conselhos.  Sua composição assegura a participação de representantes dos segmentos da comunidade acadêmica – corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo - e da sociedade civil organizada.

A CPA conduz os processos de avaliação interna, bem como sistematiza e presta as informações solicitadas pelo INEP. Para tanto, organiza o Relatório Anual de Autoavaliação, analisando as ações implementadas por todos os setores da IES, de acordo com as 10 dimensões estabelecidas pelo SINAES, com especial destaque para a análise do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional.

 

  1. Metas

 

EIXO 1: Planejamento e Avaliação Institucional

Dimensão 8: Planejamento e Avaliação

Metas:

  • Promoção da melhoria contínua do processo de autoavaliação institucional;
  • Consolidação da cultura avaliativa no desenvolvimento do processo tanto de avaliação interna quanto externa;
  • Aumento do índice de participação da comunidade universitária no processo de autoavaliação institucional.



EIXO 2: Desenvolvimento Institucional

Dimensão 1: Missão e PDI

Metas:

  • Articulação entre o PDI e processos de avaliação institucional (autoavaliação e avaliações externas);
  • Monitoramento das ações planejadas no PDI, PPI e na proposta de avaliação continuada da CPA.

     

    Dimensão 3: Responsabilidade Social

    Metas:
  • Promoção de atividades voltadas para a responsabilidade socioambiental;
  • Concessão de apoio às iniciativas da comunidade acadêmica em relação ao desenvolvimento de projetos sociais no âmbito de cada curso, incentivando-os a se comprometerem com a efetivação destes projetos;
  • Monitoramento da execução dos projetos sociais desenvolvidos pela comunidade acadêmica e divulgação de seus resultados para a sociedade;
  • Desenvolvimento de atividades científicas, técnicas e culturais que conduzam ao desenvolvimento regional e nacional;
  • Implementação de ações voltadas ao desenvolvimento da democracia, à promoção da cidadania, de atenção a setores sociais excluídos e às políticas de ações afirmativas;
  • Realização de eventos sobre responsabilidade social.

 

EIXO 3: Políticas Acadêmicas

Dimensão 2: Ensino, Pesquisa e Extensão

Metas:

  • Implantação de políticas para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa e a extensão com qualidade;
  • Fortalecimento dos programas institucionais nas áreas cultural e esportiva;
  • Implementação de ações de estímulo à participação de alunos e docentes em atividades extensionistas.


Dimensão 4: Comunicação Social

Metas:

·         Construção de ações integradas de informação e comunicação na IES por meio do estabelecimento de estratégias de comunicação interna e externa;

·         Estreitamento da relação com todos os meios de comunicação da região para fomentar as notícias da instituição de forma objetiva e direcionada para o público alvo;

·         Acompanhamento da satisfação das comunidades interna e externa quanto à comunicação;

·         Procedimentos de integração das comunidades interna e externa, através de processos eficazes de comunicação.

 

Dimensão 9: Atendimento ao Aluno

 

Metas:

  • Melhoria do atendimento presencial e otimização dos processos acadêmicos e financeiros da instituição;
  • Implantação do Programa de Apoio ao Discente: Política de permanência; bolsas acadêmicas; política de redução à evasão.
  • Implantação do Programa de Acompanhamento do Egresso;
  • Implantação de núcleos de práticas para acompanhamento e incremento das atividades práticas dos cursos.
  •  

     

    EIXO 4: Políticas de Gestão

    Dimensão 5: Políticas de Pessoal

    Metas:
  • Implantação de ações de qualificação e formação continuada do corpo docente, gerencial e administrativo.



 

Dimensão 6: Organização e Gestão da IES

Metas:

 

  • Estabelecimento de mecanismos de avaliação do clima organizacional;
  • Implementação do processo de Gestão Participativa;
  • Definição de  Programas de capacitação e formas de operacionalização;
  • Determinação de Políticas para publicações, produções científicas, técnicas, pedagógicas, culturais, artísticas e prestação de serviços.
  • Estruturação de programas institucionais de incentivos e benefícios à comunidade acadêmica e suas formas de operacionalização;


  •  

    Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira

    Metas:
  • Definição de políticas direcionadas à aplicação de recursos para programas de ensino, pesquisa e extensão;

 

EIXO 5: Infraestrutura Física

Dimensão 7: Infraestrutura Física

Metas:

  • Reestruturação de instalações para o ensino, pesquisa e extensão e para coordenações e docentes;
  • Estabelecimento de condições de acesso para portadores de necessidades especiais;
  • Determinação de Equipamentos de informática: parque, acesso pelos servidores e discentes;
  • Determinação de apoio logístico para as atividades acadêmicas;
  • Manutenção e conservação das instalações físicas e dos equipamentos;