Logo Estácio


Avaliações Internas

Veja a Avaliação Interna de 2010.2 e 2011.1

ISA – Índice de Satisfação do Alun

As Avaliações internas são realizadas por meio do Índice de Satisfação do Aluno – ISA, que se consubstancia na média aritmética entre os resultados das avaliações realizadas pelos alunos sob duas óticas: (a) do Campus: através da média aritmética obtida entre o percentual de satisfação dos alunos em relação à avaliação do Campus e dos professores deste mesmo Campus; (b) do Curso: através da média aritmética obtida entre o percentual de satisfação atribuído pela avaliação do curso e dos professores desse curso.

 

ISA – Índice de Satisfação do Aluno

O cálculo do ISA é constituído pela média simples dos dois eixos: média obtida pelos Professores da Instituição/campus (MP) e média obtida pela Instituição/Campus (MC). Portanto:

ISA = MP + MC

2

 

A Avaliação contempla:

  • Satisfação com o curso
  • Satisfação com o Professor
  • Satisfação com a Coordenação
  • Satisfação com os Serviços de Carreira
  • Satisfação com Conteúdo
  • Satisfação com Plataformas
  • Satisfação com a Infraestrutura
  • Satisfação com o Ambiente Virtual
  • Satisfação com o Atendimento ao Aluno
  • Satisfação com os Laboratórios Específicos
  • Satisfação com os Processos Financeiros
  • Satisfação com Práticas Institucionais
  • Satisfação Geral com a Instituição
  • NPS e Adesão – IES
  • NPS e Adesão – Campus
  • NPS e Adesão – Curso
  • NPS e Adesão – Campus/Curso

 

Veja abaixo o ISA da Instituição com base nos resultados das duas últimas Avaliações Internas > clique aqui

 

Ações de Melhoria

A CPA é responsável por formular propostas para a melhoria da qualidade das atividades educacionais desenvolvidas pela Instituição, em parceria com as Coordenações de curso, com base nas análises dos resultados produzidos pelos processos internos de avaliação e nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. Confira a seguir as principais ações de melhoria propostas pela CPA e desenvolvidas pela Instituição:

 

::Ações de Melhoria

 

DIMENSÃO

AÇÕES DE MELHORIA

Dimensão 1:

A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional

Implantação e divulgação da importância do novo modelo de ensino, com aplicação das Atividades Estruturadas.

Dimensão 2:

Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão

Abertura de Edital de monitoria para os cursos de Administração e Contábeis. Seleção de alunos voluntários para os Projetos de pesquisa dos cursos de Direito, Administração, Contábeis e Comunicação. Criação de um calendário semestral de cursos de extensão.

Dimensão 3:

Responsabilidade Social

O Núcleo de Responsabilidade Social – Nurso realizou diversos eventos em parceria com as coordenações a fim de

Dimensão 4:

Comunicação com a Sociedade

Novos convênios foram realizados e os processos de comunicação fortalecidos

Dimensão 5:

Políticas de Pessoal

Divulgação dos novos cursos do Programa de Incentivo a Qualidade – PIQ, tanto para professores quanto para o Administrativo

Dimensão 6:

Organização e Gestão da IES

Reuniões com os Colegiados de curso, Centro Acadêmico, Secretaria Geral de Alunos e Criação do cargo Gestão e Qualidade.

Dimensão 7:

Infraestrutura física

Reforma das salas de aula, Biblioteca, laboratórios de informática, sala dos professores e criação do Office FAP.

Dimensão 8:

Planejamento e Avaliação

Visitas as salas de todos os cursos a fim de mostras as ações que vem sendo realizadas pela CPA

Dimensão 9:

Políticas de Atendimento aos Discentes

Reorganização do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico-NAP e criação de reuniões mensais com os líderes de turma

Dimensão 10:

Sustentabilidade Financeira

Investimentos para divulgação dos cursos de Pós-Graduação