Pesquisa

Introdução

A Iniciação Científica da Estácio FATERN - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte constitui-se numa atividade de investigação, realizada por estudantes da Graduação, no âmbito de Projeto de Pesquisa, orientado por pesquisador qualificado, e que visa ao aprendizado de técnicas e métodos científicos, bem como ao desenvolvimento da mentalidade científica e da criatividade, no confronto direto com os problemas oriundos da Pesquisa. Nesse sentido, o Programa de Iniciação Científica (PIC) consiste num instrumento de financiamento da Pesquisa, complementar às outras formas de fomento, tanto internas quanto externas, permitindo introduzir os estudantes da Graduação à Pesquisa Científica e configurando-se como poderoso fator de apoio às atividades de ensino.

 

O PIC tem como objetivo precípuo inserir os alunos no processo de investigação científica, despertando interesse, ativando vocações e mobilizando talentos entre estudantes de graduação, preparando-os para a educação continuada. Além disso, considera alguns objetivos específicos, conforme a seguir:

 

  1. Identificar e apoiar alunos de graduação com potencial para atuação em pesquisa;
  2. Estimular o desenvolvimento do pensar de modo científico e criativo nos alunos, em decorrência de condições criadas confrontadas diretamente com os problemas de pesquisa;
  3. Proporcionar a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa científica ao aluno orientado, contribuindo para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  4. Desenvolver competências visando à continuidade de estudos a nível de pós-graduação lato e stricto sensu;
  5. Estimular a produção científica docente;
  6. Estimular pesquisadores a envolverem alunos de graduação em seus projetos de pesquisa, intensificando a interação docente-discente na prática investigativa, criando uma cultura acadêmica de trabalho coletivo;
  7. Acumular experiência na orientação de alunos para a pesquisa, de modo a permitir a introdução da pesquisa como prática rotineira do Processo de Ensino na formação de todos os alunos;
  8. Propiciar condições institucionais para o atendimento aos projetos de pesquisa;
  9. Inserir a Instituição na construção do saber científico conduzindo à sistematização e institucionalização da pesquisa;
  10. Contribuir para diminuição das disparidades regionais na distribuição da competência científica no país.

 

O Programa de Iniciação Científica Programa de Iniciação Científica da Instituição está sob a responsabilidade da Coordenação de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e tem suas ações acompanhadas pela Diretoria Acadêmica. A atividade de Iniciação Científica visa despertar vocação científica e estimular a formação de novos pesquisadores, promovendo a participação dos discentes, em atividades institucionais de pesquisa científica.

 

Os projetos contemplam as linhas de pesquisa dos grupos que estejam vinculados a temas de interesse da Estácio FATERN ou do seu entorno, conforme a seguir:

 

1-     PROJETO: CARACTERIZAÇÃO DE PRATICANTES DE CROSSFIT® DE UM CENTRO DE TREINAMENTO EM NATAL-RN: VARIÁVEIS NUTRICIONAIS E ANTROPOMÉTRICAS.

LINHA DE PESQUISA: SAÚDE E BEM-ESTAR

BREVE RESUMO: Desenvolvido pelo curso de Nutrição, o projeto objetiva avaliar características de treino e padrões dietéticos e antropométricos em atletas de CrossFit® de um centro de treinamento na cidade do Natal, Rio Grande do Norte. Foi realizado a avaliação da composição corporal utilizando técnicas de antropometria que envolvem perimetria, diâmetro ósseo, dobras cutâneas, além da aferição de peso e altura, utilizando a técnica preconizada pela ISAK (International Society Advancement Kinanthropometry) e ferramentas como adipômetro, lápis dermográfico, fita, paquímetro, balança e estadiômetro para estabelecer a densidade corporal e posterior porcentagem de gordura corporal e massa magra utilizando equações específicas.

 

2-     PROJETO: O RELACIONAMENTO INTERGERACIONAL: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES, FAMILIARES E IDOSOS

LINHA DE PESQUISA: GARANTIA DEE DIREITOS

BREVE RESUMO: Desenvolvido pelo curso de Serviço Social, o objetivo deste estudo é analisar o relacionamento inter-geracional a partir da percepção de adolescentes e familiares de idosos de uma escola pública, usuários idosos e familiares do CRAS Nova Parnamirim-RN e idosos atendidos em dos CREAS de Parnamirim-RN.

3-     PROJETO: EFEITOS DA RADIOFREQUÊNCIA ASSOCIADA À BANDAGEM FUNCIONAL NA FLACIDEZ MUSCULAR

LINHA DE PESQUISA: SAÚDE E BEM-ESTAR

BREVE RESUMO: Desenvolvido pelo curso de Fisioterapia, esse estudo tem como objetivo observar os efeitos da radiofrequência associado à bandagem funcional no tratamento da flacidez muscular.

 

4-     PROJETO: ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA DE PONTOS GATILHOS MIOFASCIAIS APÓS APLICAÇÃO DA MICRO ELECTRÓLISIS PERCUTÂNEA – MEP

LINHA DE PESQUISA: SAÚDE E BEM-ESTAR

BREVE RESUMO: Desenvolvido no curso de Fisioterapia, este trabalho busca compreender quais alterações e efeitos negativos os PGM’s trazem aos universitários e como isso interfere em sua qualidade de vida, propondo uma conduta terapêutica para alívio destes sintomas. O presente estudo teve como objetivo investigar e analisar a atividade eletromiográfica após a aplicação da MEP.

 

 

Ressalta-se, ainda, que a área de Pesquisa Aplicada da Diretoria de Pesquisa e Extensão da Estácio tem como seu principal objetivo a institucionalização da pesquisa na Estácio por meio de ações que estimulem e deem visibilidade aos projetos de pesquisa desenvolvidos por seus alunos e professores. Como parte dessas ações, destacam-se: o Seminário de Pesquisa da Estácio e os Programas Institucionais de Iniciação Científica e Pesquisa Produtividade.

 

Destaca-se, ainda, que Estácio promove também o Concurso Nacional de Produção Científica e Projetos de Extensão e Ensino, realizado anualmente pela Estácio, com a finalidade de contribuir para a valorização da produção docente e desenvolvimento da pesquisa.

 

Destacam-se, ainda, outras formas de divulgação, no meio acadêmico, das ações desenvolvidas:

Os projetos e ações ganham visibilidade através de: redes sociais das IES, mídias impressas, rádio, TV e Internet. A divulgação dos serviços à comunidade se dá por meio dos meios de comunicação, de modo tradicional, utilizando mídia impressa (jornais, revistas, catálogos, entre outras), rádio e TV, contando para tanto com o apoio da Agência Letra A. Agrega-se a isso a divulgação por meio da internet, notadamente mais ágil e com maior potencial para alcançar o público jovem.