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Histórico da CPA

A avaliação institucional na ESTÁCIO EUROPAN, é entendida, conforme explicita o PDI, como “um processo permanente, [...] e deve ser utilizada como um instrumento para identificar problemas, para corrigir erros e para introduzir as mudanças que signifiquem uma melhoria imediata da qualidade do ensino e da instituição” (p.104).    O objetivo final da avaliação de resultados é a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Alinhada às diretrizes do SINAES, a CPA da IES, foi, ao longo do processo avaliativo, incorporando novos objetivos. A Autoavaliação mostrou-se coerente com a metodologia adotada, considerando a prática alicerçada nos princípios de autonomia; participação; delegação de responsabilidade; respeito à diversidade; especificação de tarefas; compromisso com o processo, os resultados e a avaliação. A metodologia contempla a identificação de potencialidades e fragilidades, o acompanhamento das metas e objetivos, e a identificação de evidências.

A elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional é um meio que contribui para a realização desse objetivo com um olhar retrospectivo sobre a trajetória da instituição, com o acompanhamento dos resultados alcançados e projetando as ações necessárias para atingir os objetivos e metas propostos no plano de desenvolvimento da instituição.  Nesse sentido os Relatórios anuais de Autoavaliação Institucional são apresentados pela CPA aos Conselhos Superiores, as fragilidades citadas no desenvolvimento de cada uma das dimensões são acompanhadas pela CPA e as propostas de melhoria sugeridas no relatório, após avaliação e análise, são incorporadas ao plano de ação dos responsáveis dos diferentes setores.

A CPA (responsável pelo gerenciamento do processo de Autoavaliação Institucional), formada por representantes dos docentes, discentes, técnico- administrativo e comunidade civil é responsável pelo planejamento, coordenação, operacionalização e acompanhamento de todo o processo avaliativo.

Em 2010, a CPA analisou suas ações avaliativas com as realidades encontradas na Instituição.  Desta forma, reuniram-se, diversas vezes, com representantes dos diversos setores da comunidade acadêmica, para definir a melhor maneira de administrar, divulgar e aplicar, de forma participativa, a Avaliação Institucional Interna, destacando seus principais objetivos: fortalecer a cultura avaliativa institucional; programar o projeto de avaliação institucional interna; propor ações gerais para o aprimoramento da IES; acompanhar as ações decorrentes dos resultados da avaliação; elaborar o Relatório de Autoavaliação; fazer o vínculo Instituição / MEC nos processos avaliativos.

Ações Permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
  • Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
  • Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet). 
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria  dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção do site da CPA.