Pesquisas

A FAL Estácio - Faculdade Estácio de Natal define linhas de pesquisa voltadas para a produção e divulgação de novos conhecimentos como forma de efetivação do aprendizado.  Para isso, a Faculdade estimula a realização de pesquisas bibliográficas, estudos de caso, trabalhos de campo, focando os estudos em temas atuais que possam contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Esse estímulo ocorre a partir da entrada do aluno no Ensino Superior, quando ele começa a desenvolver habilidades e competências científicas básicas, e continua ao longo da trajetória acadêmica, adquirindo maior complexidade, inclusive, com a elaboração dos TCC’s - Trabalhos de Conclusão de Curso.

Por meio dos editais de Iniciação Científica, de periodicidade anual, a Faculdade se propõe a despertar a importância das práticas de investigação no seu alunado. Desta forma, a FAL Estácio considera as orientações do Ministério da Educação para preparação do discente sobre:

 

 O processo e as fases de elaboração de uma pesquisa;


 O manejo dos seus respectivos instrumentos e métodos e, por fim;


 A capacidade de observar determinado objeto de estudo sob a ótica de procedimentos de investigação seja mediante pesquisas bibliográficas, estudos de caso ou pequenos trabalhos de campo.

 

Como forma de incentivar a prática da pesquisa na graduação, o Programa de Iniciação Científica oferece bolsas para os alunos pesquisadores e procura desenvolver o pensamento científico, aptidão criativa, capacidade crítica, procurar novas respostas e soluções; desenvolver a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa; promover a autonomia do aluno para refletir sobre questões sociais e éticas inerentes à pesquisa científica; e, proporcionar espaço institucional para formação de futuros pesquisadores, mestres e doutores.

 

Edital de iniciação científica ciclo 2017 - 2018

Edital de iniciação científica ciclo 2018 – 2019

Edital de iniciação científica ciclo 2020 – 2021

 

Pesquisas em vigor, ciclo 2020-2021

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN

Ms. Douglas da Silva Araújo - DIREITO

Maria de Lourdes Florêncio Paiva

Thiago Ferreira dos Santos

Tárcys Malco de Moraes Costa

Rildenia Kelly de Oliveira Santos de Araújo

 

CORPO E A CULTURA DE MOVIMENTO NO CINEMA: ELABORANDO INTERFACES EDUCATIVAS PARA O LAZER

Ms. Emanuelle Justino dos Santos - PEDAGOGIA

Judson Jodielson Santos de Souza

Luciana Pariz Bitencourt

Aricléia do Nascimento Mendes

 

INVENTÁRIO DA ARQUITETURA DE VALOR PATRIMONIAL DO CENTRO HISTÓRICO DE NATAL

Dra. Cíntia Camila Liberalino Viegas - ARQUITETURA E URBANISMO

Renata Matias da Silva

Luana Kalyne Bezerra da Silva

Pietro de Araújo Marcelino

Sarah Abigail Oliveira Aguiar da Silva

Pesquisas, ciclo 2019-2020

O LÚDICO, A EDUCAÇÃO E A CULTURA DE MOVIMENTO: CENAS DA EXPRESSIVIDADE CORPORAL DO/NO CINEMA

Emanuelle Justino dos Santos - PEDAGOGIA

Elisabete Pereira Lima

Judson Jodielson Santos de Souza

 

RECONHECER, INVENTARIAR E PRESERVAR: CATALOGAÇÃO DOS ELEMENTOS FORMAIS DA ARQUITETURA DE VALOR PATRIMONIAL DO SÍTIO HISTÓRICO DE NATAL

Cíntia Camila Liberalino Viegas - ARQUITETURA E URBANISMO

Pietro Marcelino

Lizandra Beatriz Paiva de Lima

Samuel da Costa Sena Maia

Sarah Abigail Oliveira Aguiar da Silva