Você é um apaixonado por games, já pensou em tornar essa paixão em profissão? Conheça um pouco mais da careira na área de Jogos Digitais.

A criação e desenvolvimento de jogos para computadores, celulares, tablets ou videogames é majoritariamente realizada por este profissional de jogos digitais, responsável por criar as regras do jogo, os personagens, cenários, animações e muito mais.

O curso de Jogos Digitais mescla conhecimentos de Informática e Desenho. O profissional é capacitado a construir uma representação gráfica de personagens e cenários e também de realizar as animações das telas.

O aluno aprende a utilizar softwares específicos para a construção gráfica, edição de imagens, modelagem de cenários e animação de personagens. A maior parte das disciplinas alia os conhecimentos teóricos com a prática e os estudantes têm a oportunidade de realizar diversas atividades em laboratórios. Algumas faculdades exigem, ao final do curso, que o aluno elabore um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

No assunto gamefication, a Estácio é pioneira, aliando a diversão ao conhecimento e utilizando este recurso como forma de ajudar os alunos. O Game Center é a área destinada a jogos para o cotidiano de estudo do aluno e conta com uma série de aplicativos que abordam desde preocupação ambiental a nutrição.

Como conta, Geraldo Tomaz Antonio da Silva, desenvolvedor de Jogos da área,"É desafiador dar vida aos objetos, personagens e cada detalhe do ambiente que compõe um game. Ver tudo isso interagindo com o usuário é o que motiva um desenvolvedor na carreira de games".​ Para conhecer mais sobre o Game Center, acesse: http://gamecenter.estacio.br/.

Perfil do profissional formado em Jogos Digitais

Quem deseja seguir carreira no desenvolvimento de Jogos Digitais deve gostar de tecnologia e ter alguma afinidade com linguagens de programação.

Saber trabalhar em equipe é muito importante, pois a criação de um jogo geralmente envolve vários profissionais. Além disso, o profissional deve ter boa capacidade de comunicação para explicar questões técnicas do trabalho que desenvolve para os outros membros da equipe.

Assim como acontece em outras áreas de TI, o profissional formado em Jogos Digitais deve estar atento às novas tecnologias e tendências do mercado para esta área. Ao contrário do que muitos possam pensar, este profissional não precisa ser um viciado em jogos eletrônicos.

Com exceção daqueles que testam os jogos, este profissional precisa entender mais de gestão de projetos do que ser habilidoso em passar fases difíceis em jogos de ação.

A Estácio oferece o curso de Jogos Digitais, acesse e descubra mais sobre o curso, mercado de trabalho e grade curricular. 

Fonte - Adaptação: Guia da Carreira - http://www.guiadacarreira.com.br