Logo Estácio


Pesquisa e Extensão

Pesquisa, Extensão e Internacionalização

As Instituições de Ensino Superior frente às demandas científicas, socioculturais, políticas e econômicas do processo de globalização reflete a capacidade de adaptação da comunidade acadêmica às práticas da educação, instaladas para apoiar a proposta de desenvolvimento das comunidades e regiões, trabalhando diretamente na estrutura do indivíduo e faculdade.

A Faculdade Estácio Do Pantanal- Estácio FAPAN, parte da premissa de que a atividade de pesquisa é parte integrante e indissociável da formação de bons profissionais, à medida que proporciona uma maior reflexão crítica da realidade social, por meio de atividades técnico científicas, extensão, internacionalização e responsabilidade social.

Dentre os objetivos da pesquisa, extensão e internacionalização, estão o despertar para o interesse científico dos alunos de graduação do ensino superior, desenvolver o pensamento científico, aptidão criativa, capacidade crítica, procurar novas respostas e soluções, desenvolver a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa; promover a autonomia do aluno para refletir sobre questões sociais e éticas inerentes à pesquisa científica,  proporcionar espaço institucional para formação de futuros pesquisadores, mestres e doutores.

A Estácio FAPAN, a fim de fomentar as atividades de pesquisa, extensão e internacionalização, possui diversas parcerias públicas e privadas, bem como editais internos, focados no desenvolvimento da percepção refinada dos seus alunos e profissionais para temas da atualidade e sobretudo, no que envolve, demandas da comunidade de Cáceres e região.

Com a ênfase na produção do diálogo aberto e atrelada a um conteúdo de qualidade, anualmente são promovidos diversos eventos como Seminários, Encontros, Palestras, produção de artigos e pesquisas acadêmicas. Além de possuir um meio de publicação reconhecido pelo sistema QUALIS, a Revista Saberes, que conta artigos acadêmicos inéditos de todas as áreas do conhecimento. 

A Estácio FAPAN acredita em oportunizar para superar da dicotomia entre teoria e prática, sujeito e objeto, empiria e razão, constituindo assim o fundamento baseado na experiência. 

Coordenadora: Profª. Dr. Marcia Elizabeti Machado De Lima