O que é o ENADE?

O ENADE é o Exame Nacional do Desempenho do Estudante, uma prova aplicada pelo MEC, que acontece no final de cada ano para avaliar os estudantes concluintes de um grupo de cursos.

A participação no ENADE é obrigatória, ou seja, o MEC determina que todos os concluintes dos cursos escolhidos para aquele ano sejam avaliados. Se você não realizar a prova a instituição não poderá efetuar a sua colação de grau, nem expedir seu diploma.

O seu bom resultado vai valorizar ainda mais seu diploma, seu curso e todos os professores que ajudaram você a chegar até aqui. A sua nota no ENADE vai compor o conceito do seu curso e da sua instituição, atribuindo valor ao seu diploma para o mercado de trabalho.

Quem deve participar?

O ENADE é obrigatório, ou seja, o MEC determina que todos os concluintes dos cursos escolhidos para aquele ano sejam avaliados. Se você não realizar a prova, fica irregular no MEC e a instituição não poderá realizar a sua colação de grau, nem expedir seu diploma.

Em 2019, a pretensão dos os cursos participantes serão:



Graduação Tecnológica
Tecnologia em Agronegócios
Tecnologia em Estética e Cosmética
Tecnologia em Gestão Ambiental
Tecnologia em Gestão Hospitalar
Tecnologia em Radiologia
Graduação Tradicional
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Educação Física (Bacharelado)
Enfermagem
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Farmácia
Fisioterapia
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Odontologia
É de sua responsabilidade acompanhar os diferentes momentos de inscrição do exame e conhecer as exigências para que sua participação seja adequada, mantendo-se atualizado com a coordenação do seu curso.

Por que é importante?

Com um bom desempenho no ENADE, você pode: sair na frente para conseguir aquela vaga de emprego; passar em processos seletivos de pós-graduação; e ter o seu diploma ainda mais valorizado no mercado de trabalho.

Além disso, uma boa nota no ENADE permite que seu curso continue oferecendo acesso a estudantes de baixa renda por programas como o FIES e o PROUNI.

Como fazer a Prova?

Para melhor aproveitamento do seu tempo de prova, sugerimos:



Dúvidas

O Exame Nacional de Desempenho do Estudante, avalia e acompanha o processo de aprendizagem nos cursos de graduação, a partir do desempenho dos estudantes que estão concluindo o ensino superior.

As áreas avaliadas pelo Enade são definidas anualmente pelo MEC, e os prováveis formandos dos cursos participantes são inscritos pela Estácio. Sua participação no Enade fica registrada no histórico escolar e a presença é obrigatória para todos os inscritos, sejam de cursos presenciais ou EAD. A ausência no Exame impede a colação de grau e a emissão do diploma, atrasando a sua formatura. Você é o responsável por acompanhar o processo de inscrição e conhecer as exigências para sua participação no Enade. Surgiu uma dúvida? Converse com o coordenador do seu curso e fique ligado no Mural do Enade da sua unidade.

Você sabia que o Enade pode dar um upgrade no seu currículo? Quanto melhor o seu desempenho e de seus colegas, maior o conceito do seu curso no Enade e, então, maior será o valor da sua formação e do seu diploma no mercado de trabalho.

Aplicação: 24/11/2019
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início da prova: 13h30
Término da prova: 17h30
*Horário de Brasília

O ENADE é formado por duas etapas obrigatórias: o Questionário do Estudante e a prova. A prova conta com 40 questões, divididas em dois blocos, com situações-problema e estudos de caso:
FORMAÇÃO GERAL: 10 questões = 2 discursivas + 8 de múltipla escolha;
COMPONENTE ESPECÍFICO: 30 questões = 3 discursivas + 27 de múltipla escolha.
O Questionário do Estudante conta com o preenchimento de dados pessoais e profissionais, perfil socioeconômico, escolaridade do aluno, além de perguntas sobre a Instituição de Ensino. Período de preenchimento: 02/09/19 a 21/11/19.  Onde preencher: no Sistema Enade.