O que é o ENADE?

O ENADE é o Exame Nacional do Desempenho do Estudante, uma prova aplicada pelo MEC, que acontece no final de cada ano para avaliar os estudantes concluintes de um grupo de cursos.

A participação no ENADE é obrigatória, ou seja, o MEC determina que todos os concluintes dos cursos escolhidos para aquele ano sejam avaliados. Se você não realizar a prova a instituição não poderá efetuar a sua colação de grau, nem expedir seu diploma.

O seu bom resultado vai valorizar ainda mais seu diploma, seu curso e todos os professores que ajudaram você a chegar até aqui. A sua nota no ENADE vai compor o conceito do seu curso e da sua instituição, atribuindo valor ao seu diploma para o mercado de trabalho.

PARTICIPE DO DESAFIO

Quem deve participar?

O ENADE é obrigatório, ou seja, o MEC determina que todos os concluintes dos cursos escolhidos para aquele ano sejam avaliados. Se você não realizar a prova, fica irregular no MEC e a instituição não poderá realizar a sua colação de grau, nem expedir seu diploma.

Em 2017, os cursos avaliados serão:



Graduação Tecnológica
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Gestão da Produção Industrial
Gestão da Tecnologia da Informação
Redes de Computadores
Graduação Tradicional
Arquitetura e Urbanismo
Artes Visuais
Ciência da Computação
Ciências Biológicas
Computação
Educação Física - Licenciatura
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia Civil
Engenharia da Computação - Licenciatura
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Petróleo
Engenharia de Produção
Engenharia de Telecomunicações
Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Geografia
História
Letras
Matemática – licenciatura
Pedagogia
Sistemas de Informação.
É de sua responsabilidade acompanhar os diferentes momentos de inscrição do exame e conhecer as exigências para que sua participação seja adequada, mantendo-se atualizado com a coordenação do seu curso.

Por que é importante?

Com um bom desempenho no ENADE, você pode: sair na frente para conseguir aquela vaga de emprego; passar em processos seletivos de pós-graduação; e ter o seu diploma ainda mais valorizado no mercado de trabalho.

Além disso, uma boa nota no ENADE permite que seu curso continue oferecendo acesso a estudantes de baixa renda por programas como o FIES e o PROUNI.

PARTICIPE DO DESAFIO

Como fazer a Prova?

Para melhor aproveitamento do seu tempo de prova, sugerimos:



Dúvidas

O ENADE é o Exame Nacional do Desempenho do Estudante, uma prova aplicada pelo Ministério da Educação e que acontece no final de cada ano para avaliar o desempenho de estudantes concluintes de um grupo de cursos escolhidos pelo MEC.

O ENADE é obrigatório, ou seja, o MEC determina que todos os concluintes dos cursos escolhidos para aquele ano sejam avaliados. Se você não realizar a prova, fica irregular no MEC e a instituição não poderá realizar a sua colação de grau, nem expedir seu diploma.
Em 2017 serão avaliados os cursos de Graduação Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Computação , Educação Física – Licenciatura, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia da Computação – Licenciatura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Sistemas de Informação e Graduação Tecnológica Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores.
É de sua responsabilidade acompanhar os diferentes momentos de inscrição do exame e conhecer as exigências para que sua participação seja adequada, mantendo-se atualizado com a coordenação do seu curso.”

O bom resultado vai valorizar ainda mais seu diploma, seu curso e todos os professores que ajudaram você a chegar até aqui. É que a sua nota no ENADE vai ajudar a compor a nota do seu curso e da sua instituição, assim, o esforço de todos será avaliado pelo MEC.
E com um bom desempenho no ENADE, você pode: sair na frente para conseguir aquela vaga de emprego; passar em processos seletivos de pós-graduação; e ter o seu diploma ainda mais valorizado no mercado de trabalho;
Além disso, uma boa nota no ENADE permite que seu curso continue oferecendo acesso a estudantes de baixa renda por programas como o FIES e o PROUNI.

Fique tranquilo, a Estácio vai ajudar você: seus professores e o coordenador do seu curso estarão prontos para prepará-lo para a prova.
É só ficar atento aos comunicados na sua unidade e na internet; ficar ligado nas datas dos simulados; e não esquecer de acessar seu ambiente virtual! Lá você encontra dicas, troca ideias e se prepara para o ENADE como outros milhares de amigos de toda a Estácio!
E fique esperto: quanto mais você estudar, mais preparado para o ENADE você estará! No dia da prova, sua boa preparação vai fazer você tirar de letra esse desafio.

A prova será no dia 26/11/2017 às 13:30 (Horário de Brasília). Será num Domingo, marque esta data na sua agenda, procure informações sobre o local de prova e de como chegar lá
E boa prova!

A prova que será realizada em novembro de 2017. O questionário do estudante que deverá ser respondido pelos alunos, no período de outubro a novembro de 2017. (exclusivamente, online, através Site do INEP
ATENÇÃO: Apenas o próprio estudante inscrito no Enade terá acesso ao seu local de prova e SOMENTE ao final do preenchimento deste questionário do estudante.
Obs.: Além destes dois instrumentos básicos, há, também, um questionário que é respondido pelo coordenador(a) do curso.

A portaria Normativa nº. 8 , de 26/04/2017, determina que sejam avaliados pelo Enade 2017 os estudantes dos cursos que:

• GRADUAÇÃO (Diploma de Bacharel): Arquitetura e Urbanismo; Sistema de Informação; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Química; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Engenharia de alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal; Engenharia.

• GRADUAÇÃO (Diploma em Licenciatura): Artes Visuais; Educação Física; Letras-Português e Espanhol; Letras-Português e Inglês; Música; Pedagogia.

• GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Insdustrial; Redes de Computadores.

A portaria Normativa do ENADE 2017 está disponível para consulta no site do INEP. Baixe o arquivo digital .

Para os Cursos de Graduação os alunos com expectativa de conclusão do curso entre o 2º Semestre de 2017 e o 1º Semestre de 2018.
Para os Cursos de Graduação Tecnológica os alunos com expectativa de Conclusão do curso no 2º Semestre de 2017.