Apresentação
Criada no ano de 2000 a Faculdade Estácio de Macapá é uma das pioneiras no Estado do Amapá. Já encaminhou milhares de profissionais ao mercado de trabalho colaborando com o desenvolvimento local. Possui um corpo docente qualificado com] mestres e doutores.
Em 2012 a Instituição passou a fazer parte do Grupo Estácio, ampliando suas possibilidades de crescimento, atualizando infraestrutura e implantando as mais modernas ferramentas de ensino. Em 2014 passou a utilizar a denominação Faculdade Estácio de Macapá- Estácio Macapá, antes denominada Faculdade SEAMA.
Hoje, a Estácio de Macapá oferta 10 cursos de graduação e cerca de 20 cursos de pós-graduação lato-senso. Tem como vertente a responsabilidade social e dá retorno a comunidade por meio de grandes projetos de assistência social como o Dia E, que oferece serviços gratuito a comunidade. Por sua postura já foi reconhecida por meio de prêmios nacionais e locais como a melhor instituição de ensino do Amapá.
Mantenedora: SOCIEDADE EDUCACIONAL DA AMAZÔNIA LTDA - FACULDADE SEAMA.
Missão, Visão, Princípios e Objetivos
MISSÃO
Propiciar educação transformadora para formação de cidadãos éticos, humanísticos e competentes, por meio da integração do ensino, da iniciação científica e da extensão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, científico, tecnológico, sociocultural e político da sociedade.
VISÃO
Ser reconhecida pelos alunos, colaboradores e sociedade como a melhor Instituição de Ensino Superior da região amazônica.
VALORES
- Foco no Aluno: o aluno é nossa razão de ser.
- Gente e Meritocracia: valorizamos e reconhecemos o mérito do maior ativo que possuímos.
- Excelência: perseguimos a excelência na prestação de serviços dentro e fora da sala de aula.
- Hospitalidade: tratamos as pessoas como gostamos de ser tratados.
- Simplicidade: devemos ser simples para sermos ágeis e austeros.
- Inovação: devemos criar e ousar sempre.
- Resultado: perseguimos resultados extraordinários com paixão e método, agindo sempre como “donos”.
- Ética: não toleramos desvio de conduta.
Breve Histórico da IES
A Faculdade Estácio de Macapá veio atender a necessidade social, econômica e política do Estado do Amapá, tendo sido credenciada pelo MEC por meio da Portaria n° 2.152, de dezembro de 2000, com sede e foro na cidade de Macapá, Município de mesmo nome, no Estado do Amapá. A IES caracteriza-se por ser um estabelecimento isolado particular de ensino superior, de pesquisa e de prestação de serviços à comunidade, regendo-se pela Legislação Federal vigente, por seu Regimento e demais normatizações.
A oferta de vagas para o ingresso na Faculdade Estácio de Macapá deu-se em 2001, com entradas para os cursos de Graduação – Bacharelado em Turismo, Portaria nº 2.152, expedida pelo MEC em 28 de dezembro de 2000, e Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, com autorização do MEC pela Portaria nº 139 de 01 de fevereiro de 2001. Até então, o Amapá contava com apenas uma IES particular, com poucos cursos. Foram autorizados e reconhecidos quatorze cursos de graduação na Estácio Macapá, todos obtendo conceito satisfatório perante o MEC, sem diligência: Nutrição, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e em Relações Públicas), Biomedicina, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Turismo, Sistemas de Informação, Direito, CST em Redes de Computadores e CST em Informática Educativa. Hoje os cursos de Relações Públicas, Fonoaudiologia, Turismo e CST em Informática Educativa estão em extinção, pois com o passar dos anos, houve uma redução gradativa na procura por estes cursos.
Em 2012, a faculdade foi incorporada ao Grupo Estácio. Acreditando que o investimento na educação superior é a melhor e mais efetiva forma de contribuir com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a Estácio trouxe qualidade aos serviços oferecidos, uma vez que, além de fortalecer os projetos relevantes já existentes, implantou novos projetos e serviços que valorizaram a formação do corpo docente e discente voltada para as questões dessa região.
Atualmente, a Estácio Macapá conta com 10 (dez) cursos de graduação: Biomedicina, Enfermagem, Direito, Fisioterapia, Comunicação Social (Habilitação em: Jornalismo, Publicidade e Propaganda), Nutrição, Psicologia, Sistema de Informações e CST em Redes de Computadores.
Nos últimos anos, o número de IES e a oferta de vagas no ensino superior, no Estado, foram significativamente ampliados, principalmente, na capital Macapá. Isso tornou o cenário local muito diferente daquele no qual surgiu a Faculdade, no ano de 2000 e, daquele no qual foi aprovado o primeiro PDI. Quando de sua fundação, o maior propósito da Faculdade Estácio Macapá era de contribuir para o desenvolvimento do Amapá, possibilitando formação superior a seus cidadãos, em áreas até então inexistentes. Com a incorporação ao Grupo Estácio, novas perspectivas se abriram.
Com a integração ao Grupo Estácio, os docentes passaram a participar de vários Programas de desenvolvimento, dentre eles:
- O PIQ Formação Continuada - Programa de Incentivo à Qualificação Docente que tem dentre os seus objetivos oferecer aos professores da Estácio, ativos no exercício de suas funções, cursos de aperfeiçoamento/atualização nas práticas de ensino e de integração com o modelo de qualidade de ensino da Estácio, visando à sua formação continuada.
- O PIQ Méritoque se desdobra em duas ações importantes. A primeira, voltada ao reconhecimento e incentivo à produção científica, é o Concurso Nacional Interno de Produção Científica, Trabalhos de Extensão e Ensaio que premia, anualmente, 70 trabalhos. A segunda é a concessão de bolsas para cursos de pós-graduação stricto sensu, de programas internos e externos, com o objetivo de estimular a titulação do professor para atender as necessidades das áreas de conhecimento: Ciências Jurídicas, Comunicação e Artes, Educação e Licenciaturas, Tecnologias da Informação, Saúde, Engenharias e Gestão. Numa perspectiva de complementaridade integram-se, também, ao PIQ o Fórum Nacional de Docentes.
- O PIQ Fórumé um evento anual que congrega representantes de todas as unidades e de todos os cursos em torno de um tema. Nele são realizadas palestras com profissionais reconhecidos na sociedade, grupos de trabalhos, além de ações de reconhecimento como a apresentação de melhores práticas e entrega dos prêmios aos vencedores dos concursos realizados.
O fortalecimento da pesquisa vem ocorrendo por meio do PIC Estácio, que é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de Graduação do ensino superior, conduzindo à sistematização e institucionalização da pesquisa. Busca intensificar a interação docente-discente na prática investigativa, atuando como instrumento de fomento à construção do saber científico visando à formação de profissionais capazes de se posicionar e atender de forma crítica e autônoma, às demandas do mercado decorrentes das condições criadas pelo confronto com os problemas de pesquisa.
A Faculdade Estácio de Macapá surge no cenário amapaense e regional buscando assegurar em sua atuação o compromisso social e político com o ensino de graduação, com evidente destaque para os cursos das áreas da saúde, mas não descuidando das demais áreas em que atua. Neste sentido, os pressupostos que orientam a missão acadêmica da IES estão pautados no crescimento crítico do indivíduo dentro de princípios sociais, éticos, solidários e justos. Aliando-se às políticas públicas de educação e de saúde e, efetivamente, adequando-se às realidades políticas, sociais e econômicas da região amazônica.
Atos Autorizativos
CURSOS |
AUTORIZAÇÃO |
RECONHECIMENTO |
1ª RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO |
ÚLTIMA PORTARIA DE RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO |
Biomedicina |
Portaria MEC de autorização nº 3634 de 04 de dezembro de 2003. |
Portaria MEC de reconhecimento nº 1136 de 25 de agosto de 2010. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 821 de dezembro de 2014. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 110 de 04 de fevereiro de 2021. |
Direito |
Portaria MEC de autorização nº 3356 de 05 de dezembro de 2002. |
Portaria MEC de reconhecimento nº 386 de 22 de setembro de 2011. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 269 de 03 de abril de 2017. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 207 de 25 de junho de 2020. |
Enfermagem |
Portaria MEC de autorização nº 890 de 13 de novembro de 2006. |
Portaria MEC de reconhecimento nº 363 de 23 de agosto de 2011. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 01 de 06 de janeiro de 2012. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 110 de 04 de fevereiro de 2021. |
Fisioterapia |
Portaria MEC de autorização nº 1811 de 30 de dezembro de 2003. |
Portaria MEC de reconhecimento nº 1272 de 02 de setembro de 2010. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 592 de 22 de outubro de 2014. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 110 de 04 de fevereiro de 2021. |
Jornalismo |
Portaria MEC de autorização nº 139 de 01 de fevereiro de 2001. |
Portaria MEC de reconhecimento nº 3107 de 09 de setembro de 2005. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 269 de 03 de abril de 2017. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 207 de 25 de junho de 2020. |
Nutrição |
Portaria MEC de autorização nº 2493 de 21 de novembro de 2001. |
Portaria MEC de reconhecimento nº 3106 de 09 de setembro de 2005. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 175 de 20 de março de 2014. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 110 de 04 de fevereiro de 2021. |
Publicidade e Propaganda |
Portaria MEC de autorização nº 1609 de 24 de julho de 2001. |
Portaria MEC de reconhecimento nº 3107 de 09 de setembro de 2005. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 269 de 03 de abril de 2017. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 269 de 03 de abril de 2017. |
Psicologia |
Portaria MEC de autorização nº 1811 de 30 de maio de 2005. |
Portaria MEC de reconhecimento nº 588 de 17 de março de 2011. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 269 de 03 de abril de 2017. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 207 de 25 de junho de 2020. |
Sistemas de Informação |
Portaria MEC de autorização nº 1154 de 11 de julho de 2001. |
Portaria MEC de reconhecimento nº 3105 de 09 de setembro de 2005. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 1093 de 24 de dezembro de 2015. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 916 de 27 de dezembro de 2018. |
CST em Redes de Computadores |
Portaria MEC de autorização nº 2695 de 25 de setembro de 2002. |
Portaria MEC de reconhecimento nº 126 de 06 de novembro de 2006. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 1093 de 24 de dezembro de 2015. |
Portaria MEC de Renovação de Reconhecimento nº 916 de 27 de dezembro de 2018. |
Resultados das Avaliações Externas
Evolução do IGC contínuo da Estácio Macapá
IES |
2014 |
2015 |
2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
FACULDADE ESTÁCIO DE MACAPÁ |
3 (1,99) |
3 (2,44) |
3 (2.55)
|
3 (2.52)
|
3 (2.34)
|
3 (2,40) |
Fonte: MEC - fevereiro/2021.
Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) e Conceito Preliminar dos Cursos (CPC) – (2017 – 2019)
CURSO |
Conceito ENADE (Contínuo) |
Conceito ENADE (Faixa) |
CPC (Contínuo) |
CPC (Faixa) |
ENADE 2019 |
||||
Biomedicina – Bacharelado |
1,52 |
2 |
2,31 |
3 |
Enfermagem – Bacharelado |
1,76 |
2 |
2,69 |
3 |
Fisioterapia – Bacharelado |
1,15 |
2 |
2,25 |
3 |
Nutrição – Bacharelado |
1,08 |
2 |
2,23 |
3 |
ENADE 2018 |
||||
Direito – Bacharelado |
1,90 |
2 |
2,43 |
3 |
Jornalismo - Bacharelado |
2,05 |
3 |
2,71 |
3 |
Publicidade e Propaganda – Bacharelado |
1,04 |
2 |
1,74 |
2 |
Psicologia – Bacharelado |
1,28 |
2 |
2,04 |
3 |
ENADE 2017 |
||||
CST em Redes de Computadores |
2,16 |
3 |
2,85 |
3 |
Sistemas de Informação |
|
2 |
2,59 |
3 |
Fonte: MEC - fevereiro/2021.
Conceito de Curso – CC
NOME DO CURSO |
ATO REGULATÓRIO |
GRADUAÇÃO |
CONCEITO CURSO - CC |
ANO CC |
Biomedicina |
Reconhecimento |
Bacharelado |
4 |
2009 |
Renovação de Reconhecimento Automática |
Bacharelado |
- |
2018 |
|
Psicologia |
Reconhecimento |
Bacharelado |
4 |
2010 |
Renovação de Reconhecimento Automática |
- |
2017 |
||
Enfermagem |
Renovação de Reconhecimento |
Bacharelado
|
4 |
2016 |
Renovação de Reconhecimento Automática |
- |
2018 |
||
Fisioterapia |
Renovação de Reconhecimento |
Bacharelado |
4 |
2016 |
Renovação de Reconhecimento Automática |
- |
2018 |
||
Nutrição |
Renovação de Reconhecimento |
Bacharelado |
4 |
2016 |
Renovação de Reconhecimento Automática |
- |
2018 |
||
Direito |
Renovação de Reconhecimento |
Bacharelado |
4 |
2015 |
Renovação de Reconhecimento Automática |
- |
2017 |
||
Publicidade e Propaganda |
Renovação de Reconhecimento |
Bacharelado |
4 |
2014 |
Renovação de Reconhecimento Automática |
- |
2017 |
||
CST em Redes de Computadores |
Renovação de Reconhecimento |
Tecnológico |
4 |
2014 |
Renovação de Reconhecimento Automática |
- |
2018 |
||
Jornalismo |
Renovação de Reconhecimento |
Bacharelado |
4 |
2012 |
Renovação de Reconhecimento Automática |
- |
2017 |
||
Sistemas de Informação |
Renovação de Reconhecimento |
Bacharelado |
4 |
2011 |
Renovação de Reconhecimento Automática |
- |
2018 |
Fonte: MEC - fevereiro/2021.
Regimento
O referido documento institucional encontra-se no link ao lado. Regimento
DIRIGENTES
ÓRGÃOS COLEGIADOS
DELIBERATIVOS
Conselho Superior de Administração – CONSUAD
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE
NORMATIVOS
Comissão Própria de Avaliação – CPA
Comitê de Ética e Pesquisa – CEP
Colegiado de Curso – COC
Núcleo Docente Estruturante – NDE
ÓRGÃOS EXECUTIVOS
Direção Geral
Ronan Afonso Pereira
Direção Acadêmica
Simone Aparecida Zanatta
Direção Administrativo–Financeira
Bruna Roberta de Araújo Mercês