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Histórico da CPA

A CPA da ESTÁCIO FAP foi constituída e homologada pelo CONSEPE, em 17 de março de 2005 (Livro Avaliação Institucional/fls. 001 a 129), em atendimento à Lei nº 10.861, de 14/04/2004. É constituída observando-se a necessária participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e técnico-administrativo) e de representantes da sociedade civil organizada. Atualmente conta com nove membros: dois representantes do corpo docente, dois do corpo discente, dois do corpo técnico-administrativo, dois representantes da sociedade civil organizada além da coordenação.

 

A Comissão Própria de Avaliação é responsável por conduzir e divulgar o processo de Avaliação Institucional. A autoavaliação se caracteriza através da sua continuidade, por meio da qual a ESTÁCIO FAP constrói conhecimento sobre sua realidade, na busca de compreender o conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Para tanto, sistematiza informações, analisa coletivamente as suas realizações, desvenda formas de organização, administração e ação, identifica pontos fracos, bem como pontos fortes e potencialidades, e estabelece estratégias de superação de problemas, subsidiando as ações de melhoria para a evolução institucional.

 

A CPA visa identificar as fragilidades e as potencialidades da IES nas Dimensões previstas em lei, através da condução dos processos de Avaliação Interna e análise dos resultados das Avaliações Externas. A autoavaliação é um importante instrumento para a tomada de decisão e dele resultará um relatório abrangente e detalhado, contendo análises críticas e sugestões, tendo como referência o Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade, assim como o Instrumento de Avaliação Externa das IES.

 

Ações permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
  • Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
  • Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet). 
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria  dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção do site da CPA.