Apresentação
O processo de autoavaliação da instituição se deve ao atendimento das exigências legais e a constante busca por melhorias, desse modo, regulamentada pela Portaria nº 2051, 09 de julho 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei n o 10.861, de 14 de abril de 2004, a Comissão Própria de Avaliação da Estácio São Luís foi criada com o objetivo de realizar a autoavaliação e desde então tem sido realizada de forma autônoma, participativa e colaborativa, envolvendo os diversos atores da comunidade acadêmica.
A instituição integra em suas avaliações as modalidades das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a saber:
- Autoavaliação – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA;
- Avaliação Externa – realizada por comissão designada pelo INEP, segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
Todas as avaliações realizadas pela Estácio - Unimeta foram concebidas com base nos seguintes princípios:
- Avaliar ensino-aprendizagem, infraestrutura, estrutura de apoio, clima organizacional e aspectos pedagógicos.
- Manter em todas as ações da instituição o lema: “educação com seriedade”.
- Comprometimento com a melhoria contínua, os resultados das avaliações não têm caráter punitivo.
Comissão constituída conforme Portaria n° 018/2024 – DIRETORIA GERAL
Presidente:
Antônia Aparecida Lima Lopes
Representantes Docente:
Jovana Roberta Nogueira da Costa
Wellen Carolyne Vitorio de Morais Souza
Representantes do corpo Técnico Administrativo:
Kelly Maria Alves da Silva
Deiviane Mendes Machado
Representantes Discente:
Giovana Nicolini
Mirlei da Silva Castro
Representantes da Sociedade Civil:
Sandy Barbosa
Sawanna Souza Melo de Alburqueque
A Autoavaliação Institucional tem por Objetivo:
Objetivo Geral:
Desenvolver e conciliar o Programa de Autoavaliação Institucional como uma mediação capaz de fornecer subsídios, em suas dimensões política, acadêmica e administrativa, para o autoconhecimento institucional e o aprimoramento da qualidade da gestão, do ensino de Graduação e de Pós-graduação e das atividades de Pesquisa e Extensão.
Objetivos Específicos:
Desenvolver a “cultura da avaliação”, despertando a comunidade acadêmica para a necessidade da autocrítica e revisão das ações projetadas;
Diagnosticar as tarefas acadêmicas nas dimensões Ensino, Pesquisa e Extensão;
Fundamentar e viabilizar a política de gestão da IES;
Identificar as fragilidades e as potencialidades da IES nas dez dimensões previstas em lei;
Identificar mudanças necessárias e implantá-las, contribuindo para a reformulação do Projeto Institucional;
Fortalecer o compromisso social da Instituição;
Colaborar para a transparência da Instituição como um todo, em seus diversos níveis.
Processo de Autoavaliação Institucional
O processo de autoavaliação na IES conta com a participação Comissão Própria de Avaliação – CPA designada para planejar, organizar, refletir e cuidar dos interesses de toda a comunidade pelo Processo e para garantir participação e envolvimento de toda a comunidade acadêmica interna e externa, com o apoio da Mantenedora da IES, com o apoio da alta gestão da IES e com a disponibilização de informações e dados confiáveis.
A CPA deve ser composta, equilibradamente, por representantes dos quatro segmentos da Instituição, nomeados pela Direção da IES: representantes do Corpo Docente; representantes do Corpo Técnico-administrativo; Representantes do Corpo Discente e Representantes da Sociedade Civil.
Essa composição possibilita que as visões e percepções dos diferentes segmentos representados na Comissão sejam contempladas no diagnóstico e análise das práticas da IES.
Metodologia
A autoavaliação acadêmica da IES deve ocorrer semestralmente por meio de:
Aplicação de questionários eletrônicos disponibilizados no Sistema de Informações Acadêmicas – SIA, que avaliam as dimensões que dizem respeito à IES, ao curso e às disciplinas. Os questionários são respondidos pelos Alunos, Docentes e Coordenadores. O Corpo Técnico-administrativo conta também com um questionário sobre suas condições de trabalho na IES.
Coleta de dados qualitativos, por meio de reuniões com os setores (Gestão, Acadêmico, Financeiro, Biblioteca, Secretaria etc.), o que ocorre no transcurso do ano letivo, e que busca informações sobre as ações desenvolvidas, a fim de confrontá-las com o que está previsto no PDI.
Levantamento do Índice de Satisfação do Aluno (ISA) com relação aos professores e à IES, através do processo de Avaliação Interna - o cálculo do ISA é constituído pela média simples dos dois eixos: média obtida pelos professores da IES (MP) e média obtida pela instituição/campus (MC).
Pesquisa de Clima Organizacional - levantamento do grau de satisfação e motivação do corpo social da IES. Com o resultado dessa Pesquisa, será possível traçar ações de desenvolvimento tanto para a IES quanto para os funcionários.
Elaboração do Relatório de Autoavaliação
O Relatório Autoavaliação Institucional da IES, elaborado pela CPA e postado anualmente no sistema e-MEC, tem como objetivo apresentar os resultados da Autoavaliação Institucional realizada, com base nas avaliações internas e externas.
O Relatório de autoavaliação é referência para a configuração e acompanhamento do PDI da Instituição. A autoavaliação da IES está consolidada no Relatório de Autoavaliação Institucional, que tem por finalidades fomentar a cultura de avaliação institucional e subsidiar os processos de avaliação externa.
Esse Relatório é elaborado pela CPA a partir de um processo de reflexão sobre os dados coletados nas pesquisas junto à comunidade acadêmica, os resultados das avaliações externas e os documentos oficiais da IES. No caso dos questionários respondidos nas pesquisas internas, avalia-se a pertinência das respostas, já que essas pesquisas representam a “percepção” da comunidade acadêmica sobre a realidade da IES. Para tanto, os resultados das pesquisas são confrontados pela CPA com informações dos documentos da IES (PDI, PPI etc.) e relatórios emitidos pelo MEC (ENADE e Avaliações Externas). Assim, assegura-se que as informações obtidas reflitam a realidade da IES.
A IES, mantendo sua atenção à dimensão Responsabilidade Social, realiza o levantamento sociocultural de seus alunos. Este levantamento, realizado por questionário on-line, é aplicado uma vez por ano.
LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO
Endereço da Estácio | Unimeta: Estrada Alberto Torres, 947, Bairro da Paz, Rio Branco/Acre – 69919-230.
Administração
Diretoria Geral
Prof. Roberto Emerson Vieira dos Santos
Advogado, Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (1999), Tecnólogo em Processos Gerenciais pela Universidade Estácio de Sá (2018), Tecnólogo em Gestão Comercial pela Universidade Estácio de Sá (2021 e Especialista em Gestão de Negócios em IES pela Universidade Estácio de Sá (2009).
roberto.santos@yduqs.com.br
Diretoria Acadêmica
Diretoria de Administração e Finanças
Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Horários e Setores de Atendimento
Secretaria Acadêmica
Horário: Segunda a sexta-feira das 09h às 20h e sábado 8h às 11:30h.
Sala de Matrícula
Horário: Segunda a sexta-feira das 09h às 20h e sábado 9h às 12h.