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Relatório de Autoavaliação

Relatório de Autoavaliação 2022.1 - Resultado

Considerações Finais

Os dados obtidos por meio dos questionários aplicados na pesquisa institucional (disponíveis no sistema SIA) e das avaliações realizadas pela CPA foram compilados conforme segmentos da comunidade Estácio FIB (docente, discente e funcionários) e organizados por curso, faculdade, ano e turma. Os dados sistematizados e analisados pela CPA nesse processo de autoavaliação são devolvidos aos Coordenadores de Curso e aos Diretores e disponibilizados no sistema SIA, para que sejam debatidos e analisados e sirvam de insumos para o planejamento estratégico. Essas informações também são disponibilizadas aos Conselhos de Alunos de cada curso. Finalmente, esses dados são disponibilizados para a comunidade acadêmica por meio da  Home Page da CPA e por meio de seu informativo CPAnews.

 

Como pontos fortes do processo de autoavaliação podem ser destacados:

  • O planejamento inicial da campanha;
  •  Novamente (a exemplo dos três últimos ciclos de avaliação) a meta estabelecida para a participação dos professores na pesquisa institucional foi atingida;
  • Envolvimento dos setores CAF, CAD e Bibliotecas no processo de sensibilização da comunidade acadêmica para o processo de autoavaliação;
  • Ampliação do escopo da pesquisa institucional (todos os Campi, coordenadores, etc.);
  •  Rapidez na divulgação dos resultados;
  •  Representatividade das amostras das pesquisas institucionais (2010.1 e 2010.2).

 

Fragilidades (oportunidades de melhoria) identificadas no processo de autoavaliação:

  • Nesse ciclo, voltaram a ser identificados problemas de cadastro de professores e discentes no banco de dados utilizados para o desenvolvimento das avaliações (ex: professor alocado incorretamente em um disciplina específica);
  • Necessidade de intensificar práticas de sensibilização para o processo de autoavaliação nos períodos matutino e vespertino (discentes e docentes);
  • Foram identificadas algumas dificuldades operacionais para a utilização de computadores (nos laboratórios) pelo corpo discente na pesquisa institucional.

 

De forma geral, os dados e informações coletadas durante o processo de autoavaliação da IES demonstram que existe um compromisso por parte dos gestores da IES em utilizar os resultados do processo de autoavaliação para direcionar os seus investimentos. Observa-se uma coerência entre as políticas e investimentos definidos no PDI da IES com as práticas implantadas pela mesma no último ciclo de autoavaliação (2010). Observa-se também, que a IES tem utilizado o processo de avaliação institucional como instrumento para identificar oportunidades de melhorias em suas práticas administrativas e acadêmicas. Em função desta postura, podem ser identificadas implantações de melhorias sistemáticas em função das fragilidades identificadas nos últimos ciclos de autoavaliação da IES e das últimas avaliações externas realizadas pelo INEP. A postura dos seus gestores demonstra uma preocupação constante com a qualidade dos serviços prestados pela IES e a busca pela coerência entre seu planejamento estratégico e PDI com as iniciativas e práticas administrativas e acadêmicas introduzidas na sua gestão. Tal postura consolida a articulação entre o processo de autoavaliação institucional (CPA), as avaliações externas realizadas por examinadores do MEC, o ENADE e o (re)planejamento da IES com as conseqüentes revisões necessárias em seu  PDI. O Relatório de Autoavaliação completo encontra-se disponibilizado no site do MEC (Sistema E-MEC) e na Biblioteca da ESTÁCIO FIB.