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Avaliações Internas

A CPA é responsável por disseminar a cultura avaliativa na IES, através de processos de avaliação interna e de acompanhamento e análise das avaliações externas. A Comissão é constituída por ato do dirigente máximo da IES, possui Regulamento próprio e atuação autônoma em relação aos Conselhos.  Sua composição assegura a participação de representantes dos segmentos da comunidade acadêmica – corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo - e da sociedade civil organizada.

 

A CPA conduz os processos de avaliação interna, bem como sistematiza e presta as informações solicitadas pelo INEP. Para tanto, organiza o Relatório Anual de Autoavaliação, analisando as ações implementadas por todos os setores da IES, de acordo com as 10 dimensões estabelecidas pelo SINAES, com especial destaque para a análise do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional.

Ações de Melhoria

A CPA é responsável por formular propostas para a melhoria da qualidade das atividades educacionais desenvolvidas pela Instituição, em parceria com as Coordenações de curso, com base nas análises dos resultados produzidos pelos processos internos de avaliação e nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. Confira a seguir as principais ações de melhoria propostas pela CPA e desenvolvidas pela Instituição:

:: Proposta de ações continuadas

Objetivos (*)

Ações Previstas

Continuar ofertando os programas de residência Médica aumentando a procura por estes.

Maior divulgação dos programas em cidades vizinhas, prefeituras e secretarias de saúde municipais e estaduais.

 

Elevar a titulação do corpo docente.

Criar novos programas de mestrado e doutorado em parceria com outras instituições de ensino superior reconhecidas nacionalmente e novas ofertas de bolsa.

Iniciar o processo de elaboração para disponibilizar um mestrado da Faculdade efetuando-se as parcerias necessárias para este fim.

Implantar novos cursos de graduação

A IES irá ampliar os cursos presenciais e dentre as prioridades estão Odontologia, Medicina Veterinária, Psicologia, Nutrição e Serviço Social.

Promover desenvolvimento contínuo de competências dos professores

Estímulo à participação no PIQ – Programa de Incentivo à Qualificação Docente ofertado pela Estácio, além de cursos de especialização na área de ensino superior.

Corpo Técnico - Administrativo

Expansão quantitativa do quadro de pessoal técnico-administrativo com equipe multidisciplinar, de acordo com as demandas da Instituição;

Manutenção de concursos como forma de ingresso no quadro de funcionários da Instituição;

Atualização constante do corpo técnico-administrativo, através de treinamentos e capacitações.

 

Fortalecer a imagem no mercado

Renovação de convênios já existentes com o mercado e desenvolver novos convênios com empresas e organizações da área de saúde.

Divulgação dos resultados da Instituição utilizando a CPA, reuniões com Centros Acadêmicos, Representantes de Turma, Ouvidoria, entre outros meios disponíveis pela IES.

Fortalecer o processo acadêmico pedagógico sendo coerente com a matriz do curso.

Sistematização e fortalecimento da atuação do Núcleo Docente Estruturante – NDE; Estimulação a participação de professores no PIQ, divulgando sua metodologia e sensibilizando docentes para a necessidade de formação continuada.

Promover a prática do aluno e contato com a comunidade através das atividades externas.

Ampliação da participação dos alunos em atividades voluntárias tanto dos setores públicos de saúde e de educação quanto das ações propostas pela sociedade civil organizada;

Realização da sensibilização dos alunos para a realização de Projetos de Extensão e Pesquisa voltados ao atendimento a comunidade;

Sensibilização dos alunos a participação nas atividades de responsabilidade social desenvolvida pela IES. 

Oferta de bolsas de incentivo aos alunos com projetos de extensão, pesquisa e atividades de monitoria.

Melhorar a infraestrutura física e os recursos tecnológicos

Aumento da disponibilidade de todos os laboratórios da IES para atendimento das especificidades dos cursos e desenvolvimento de projetos;

Aquisição de recursos e tecnologias (como softwares para auxiliar nos conteúdos programáticos das disciplinas, ou materiais como manequins específicos para treinamento na área da saúde), que contribuam para melhorar a qualidade das aulas e demais atividades;

Manutenção da qualidade nos espaços físicos destinados aos laboratórios (limpeza, circulação adequada e acessibilidade);

Disponibilidade de materiais e reagentes utilizados nos projetos de extensão e pesquisa;

Manutenção das relações de cooperação e colaboração com profissionais de reconhecida experiência na utilização e exploração de laboratórios e equipamentos similares aos que existirem na Instituição, com vistas à constante melhoria do processo ensino-aprendizagem;

Melhoria e manutenção das instalações da Instituição possibilitando o bem-estar ao público interno, como climatização de ambientes, boa iluminação e áreas de lazer;

Viabilização de novas salas de aula com vistas a atender à demanda dos cursos novos a serem implantados na Faculdade;

Ampliação do espaço físico da Biblioteca, visando ao acompanhamento do crescimento da Instituição;

Elaboração de um plano de informática, levando em consideração os projetos pedagógicos do Curso de Medicina e dos futuros cursos, e a renovação de softwares e hardwares.

Melhorar a comunicação e divulgação dos resultados

Intensificar a divulgação de ações da CPA e de outros órgãos da IES em murais e comunicados em sala de aula.

Manter o mural da CPA e os novos murais de sala de aula sempre atualizados e intensificar a divulgação dos resultados das avaliações para os alunos, corpo docente e administrativo.

Fortalecer o Espaço Estágios e Empregos (E3)

Divulgar as ações do E3;

Divulgar os convênios realizados e renovados com as possibilidades de estágio e emprego

Estreitar as relações entre Coordenação de curso e alunos

Promover visitas dos Coordenadores às salas de aula;

Dispor de momentos para que os coordenadores se reúnam com representantes de turma para entender melhor as necessidades do curso;

Divulgar as ações da Coordenação de curso.

Mais oportunidades de projetos de extensão

Estimular os professores a implantarem projetos de extensão;

Oficializar os projetos e solicitar apoio à IES para o desenvolvimento do mesmo.

Revisão permanente do acervo bibliográfico

Adquirir, semestralmente, novos títulos com o objetivo de manter a bibliografia atualizada.

Adequar as atividades complementares

Discutir com os Coordenadores um modelo de atividades complementares e implanta-las no Sistema de Informações Acadêmicas (SIA).

Disponibilizar atividades que, ao longo do curso, possibilitem que todos os estudantes concluam a carga horária necessária das mesmas para colação de grau.

Adequar o conteúdo das disciplinas

Discutir entre a comunidade acadêmica o conteúdo e metodologia de disciplinas dos cursos.

Aumentar a demanda de AAC na própria Instituição

Aumentar o número de eventos científicos (simpósios, fóruns, congressos...), cursos de curta duração e atividades artísticas e culturais ao longo do ano na IES para que os estudantes possam ter mais oportunidades de aprimoramento, troca de ideias com profissionais e estudantes de outros centros.

Melhorar o atendimento

Realizar capacitação de comunicação para os funcionários que atendem mais intensamente o público.

Aumentar o conhecimento dos PPCs

Realizar divulgação dos PPCs dos cursos em visitas às salas de aula.

Melhorar o acesso à internet via rede sem fio

Finalizar processos de aquisição de equipamentos necessários para o acesso às redes sem fio ao longo do campus.

Garantir atividades dos laboratórios específicos

Dar continuidade ao projeto da Farmácia Universitária

Ativar o ambulatório de feridas

Efetivar as atividades na clínica de fisioterapia