Logo Estácio


NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante

O “NAE” assiste aos discentes no sentido de superar as dúvidas e ansiedades, através de ações de integração do aluno a vida acadêmica; de favorecer o desenvolvimento pessoal, social e cultural, essenciais à formação de futuros profissionais, além de possibilitar uma participação efetiva na melhoria da qualidade de aprendizagem. Este tipo de assistência é importante para a construção de suas identidades pessoais e coletivas dos alunos e fundamental para o desenvolvimento de um conjunto das atividades.

 

Tem por objetivo, contribuir no desenvolvimento de uma cultura de comunidade acadêmica e facilitar a adaptação do aluno a esse ambiente, buscando a integração entre aluno-aluno, aluno-professor, aluno-colaborador, aluno-direção.

 

O “NAE” está alicerçado em duas vertentes básicas: a primeira diz respeito ao atendimento ao aluno em sua individualidade, ou seja, compreendemos que cada ser humano é um ser complexo de múltiplas dimensões, refletida em sua totalidade – corpo e espírito, inteligência e intuição, sensibilidade, sentido estético e ético, focalizando cada pessoa como unidade global de sua existência, a segunda vertente diz respeito à compreensão do aluno como ser aprendiz e a noção de comunidade acadêmica que deve ser cultivada no sentido superior.

 

É urgente desenvolvermos um trabalho com nossos jovens, visando mediar os conflitos e as divergências, que advêm da diversidade do mundo contemporâneo. Para tanto, é que criamos diversas estratégias nas quais os discentes podem participar de maneira espontânea e orientada, como o “Fórum pela vida”, o “Cinefal”, atividades culturais e acadêmicas entre outras.

 

O NAE – Núcleo de Apoio ao Estudante – desenvolverá atividades junto aos docentes e discentes, no sentido de desenvolver em sua plenitude os projetos de ensino, pesquisa e extensão desta instituição de ensino superior.