Apresentação
A CPA é responsável por disseminar a cultura avaliativa na Estácio FATERN, através de processos de avaliação interna e de acompanhamento e análise das avaliações externas. A Comissão é constituída por ato do dirigente máximo da IES, possui Regulamento próprio e atuação autônoma em relação aos Conselhos.
A CPA conduz os processos de avaliação interna, bem como sistematiza e presta as informações solicitadas pelo INEP. Para tanto, organiza o Relatório Anual de Autoavaliação, analisando as ações implementadas por todos os setores da IES, de acordo com as 10 dimensões estabelecidas pelo SINAES, com especial destaque para a análise do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional.
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Histórico da CPA
A Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, com o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, nos termos do art. 9°, VI, VIII e IX, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Entre as finalidades do SINAES encontra-se a melhoria da qualidade da educação superior. A avalição institucional compreende a avaliação interna e externa. A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Estácio FATERN integra o SINAES e é um órgão de atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, quais sejam: resultados da avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes constituirão referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior, neles compreendidos o credenciamento e a renovação de credenciamento de instituições de educação superior, a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de graduação.
A CPA desenvolve as seguintes ações permanentes:
- Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
- Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
- Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
- Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
- Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
- Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
- Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet).
- Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
- Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
- Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à análise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
- Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
- Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco (avaliação da IES e dos cursos).
- Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
- Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
- Participação nas proposições das ações para o ENADE.
- Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
- Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
- Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
- Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
- Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
- Manutenção do site da CPA.