Caderno Edições Anteriores

X Fórum de Extensão da UNESA (2023)

EM CONSTRUÇÃO

ANÁLISE VOCACIONAL: A POTÊNCIA DOS ENCONTROS 

COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL E INCLUSIVA NOS NÚCLEOS EXTENSIONISTAS DE JORNALISMO E PUBLICIDADE: UMA EXPERIÊNCIA EM PROCESSO 

CONSTRUINDO SAÚDE TRANSFORMANDO VIDAS - PROJETO DE SAÚDE PARA TRANS E TRAVESTIS 

ESTUDOS APLICADOS DE PSICOMOTRICIDADE E NEUROCIÊNCIAS 

FORMAÇÃO DE MEDIADORES DO BRINCAR PARA TODOS 

FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE CADASTRAMENTO E QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ASSISTÊNCIA AOS ADOLESCENTES NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ENVOLVENDO AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS

VAMOS FALAR SOBRE AS PICS? BATE PAPO INTEGRATIVO COM OS USUÁRIOS DO CSE-LAPA 

IX Fórum de Extensão da UNESA (2022)

Na Universidade Estácio de Sá a missão de promover a interação transformadora entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente entre ensino, pesquisa e extensão dá-se por meio do Programa Institucional de Extensão (PExt/UNESA). Esta missão se desdobra de forma a proporcionar, dentro dos espaços das IES, ambientes, políticas e ações que permitam o desenvolvimento das atividades de Extensão, ampliando cada vez mais a participação de docentes e discentes e da comunidade em torno de nossos campi.

Dentro do PExt/UNESA a divulgação dos projetos desenvolvido dá-se através do Fórum de Extensão da Universidade Estácio de Sá (FExt/UNESA) que tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos de extensão, das diversas áreas de conhecimento.

Entre 2014 e 2017, os projetos de extensão foram apresentados ao público em geral no formato de pôster dialogado de forma presencial, o que possibilitou a divulgação dos projetos desenvolvidos na Universidade Estácio de Sá (UNESA) e sua discussão de forma interdisciplinar. Neste período não houve publicação dos projetos apresentados.

Em 2018 e 2019, FExt/UNESA foi parte integrante da Mostra de Extensão da Estácio e os projetos foram publicados nos anais do evento.

Em 2020 e 2021, reconhecendo o cenário da pandemia do Coronavírus (COVID-19), e em consonância com as orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS, do Ministério da Saúde – MS e das demais autoridades sanitárias e tendo como necessidade a manutenção das atividades universitárias, a instituição optou pela realização da edição do Fórum de Extensão no formato remoto síncrono, usando a plataforma Teams da Microsoft.

Em 2022, ainda com as incertezas de um cenário pós pandêmico e ainda com casos de Coronavírus (COVID-19) mostrando-se presente e além dos números de abrangência terem sido mais elevados o Comitê de Extensão da UNESA opta por manter o Fórum de Extensão no formato síncrono utilizando da plataforma Teams (Microsoft) para apresentação dos trabalhos.

Realizado no dia 29 de outubro de 2022, o IX Fórum de Extensão da UNESA contou com 12 sessões om apresentação síncronas de trabalhos, nas quais foram apresentados 86 projetos contemplando todas as áreas de conhecimento da IES.

Neste Caderno, estão reunidos os resumos dos projetos de extensão apresentados no IX Fórum de Extensão da UNESA, desenvolvidos no ciclo 2022 do Programa Institucional de Extensão da UNESA. Esses trabalhos evidenciam o desenvolvimento dos projetos pela Universidade Estácio de Sá.

A realização deste evento faz parte da política de incentivo à pesquisa e extensão promovida pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNESA.

O esperamos na próxima edição, no nosso X Fórum de Extensão da UNESA.

Rio de Janeiro, outubro de 2022.

Profa. Sandra Regina F. S. Morgado de Gois 
Coordenadora do Programa Institucional de Extensão
Comitê Institucional de Extensão  
Universidade Estácio de Sá - UNESA

CIÊNCIAS JURÍDICAS

Direito

ACOLHIMENTO CIDADÃO: APROXIMANDO O DIREITO E OS ADOLESCENTES EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

CINESTACIO – EDIÇÃO 1: DIRETOS HUMANOS, VULNERABILIDADES E SEGURANÇA PÚBLICA

GLOBAL WOMEN’S NARRATIVES PROJECT: MULHERES CIGANAS

OBSERVATÓRIO DE DIREITOS POLÍTICOS E CIDADANIA (ODPC) – CICLO 2022

OS DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES EM SITUAÇÃO DE RISCO E VULNERABILIDADE PÓS PANDEMIA

ECONOMIA CRIATIVA

Arquitetura e Urbanismo

ARQUITETURA DE PASSAGEM? PERMANÊNCIAS E APROPRIAÇÕES NO CENTRO HISTÓRICO DO BAIRRO DA PASSAGEM - CABO FRIO

CARTOGRAFIA E BIOCONSTRUÇÃO COMO ELEMENTOS DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE INTERESSE SOCIAL EM ASSENTAMENTOS RURAIS DE MACAÉ-RJ

ECOCAMPUS: TRANSFORMANDO A NOSSA CASA PARA ALÉM DOS MUROS DAS ESCOLAS.

RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA CIDADE DE RESENDE.

Design Gráfico

FOOD DESIGN SUSTENTÁVEL

Gastronomia

MEMÓRIA GUSTATIVA NA ROCINHA: CONTAR RECEITAS, CONTAR HISTÓRIAS

Jornalismo

COLETIVO CONHECIMENTO - ESTÁCIO PORTAS ABERTAS

Publicidade e Propaganda

MÍDIA E MEMÓRIA DA COMIDA DE SUBÚRBIO CARIOCA: A CULTURA MIDIÁTICA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO DA GASTRONOMIA POPULAR EM MADUREIRA

ENGENHARIA

Engenharia Civil

BOAS PRÁTICAS APLICADAS A ECONOMIA CIRCULAR DE CANTEIROS DE OBRAS DE PEQUENO PORTE. SEPARAÇÃO, ACONDICIONAMENTO E DESCARTE DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS DE CONSTRUÇÃO.

Engenharia de Produção

CAPACITAÇÃO DE MICROEMPREENDOR, PEQUENAS EMPRESAS E START UP DE BASE TECONOLÓGICA

MENINAS NA CIÊNCIA

Engenharia Elétrica

SUSTENTABILIDADE COM ENERGIA FOTOVOLTAICA: O PLANETA AGRADECE!

Engenharia Mecânica

SISTEMA INTEGRADO DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADO COM CONTROLE HÍDRICO PARA AGRICULTURA FAMILIAR DE BAIXO CUSTO

GESTÃO

Administração

CAPACITAÇÃO EMPREENDEDORA

CONSUMO CONSCIENTE, ATITUDES SUSTENTÁVEIS E EMPREENDEDORISMO SOCIOAMBIENTAL: A PROMOÇÃO PELAS REDES SOCIAIS DE UMA NOVA PERSPECTIVA DE VIDA

OBSERVATÓRIO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE URBANA

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA QUE PROMOVAM ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ENTRE NEGÓCIO E TI

LICENCIATURA

Letras - Língua Portuguesa - Licenciatura

CURSO BÁSICO DE LIBRAS - MÓDULO I

Pedagogia

AVALIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE CABO FRIO

CURSO DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES DO BRINCAR PARA TODOS

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E MEDIAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE

ESTÁCIO ALFABETIZA: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA CIDADE DE TERESÓPOLIS

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES/AS NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE E DIFERENÇAS: A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM FOCO

LUGARES DE MEMÓRIA E MEMÓRIA DE LUGARES DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Teatro - Licenciatura

LETE - LABORATÓRIO DE ENSINO DE TEATRO

SAÚDE

Biomedicina

EDUCAÇÃO SEXUAL E SUA INFLUÊNCIA NA CONSCIENTIZAÇÃO REFERENTE AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS PARA A POPULAÇÃO ADOLESCENTE E UNIVERSITÁRIA DE SÃO GONÇALO E NITERÓI.

ESTAÇÃO DE SABERES: DIVULGANDO CIÊNCIA PARA PROMOVER SAÚDE E PREVENIR DOENÇAS

Ciências Biológicas - Bacharelado

FÓRUNS DAS JUVENTUDES EM RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DE JACAREPAGUA - PARCERIA INSTITUTO TERRAZUL E UNESA

Educação Física - Bacharelado

AULAS DE PSICOMOTRICIDADE PARA BEBÊS E CRIANÇAS DA COMUNIDADE

MELHOR IDADE ATIVA: ESTIMULAÇÃO MOTORA E QUALIDADE DE VIDA NO IDOSO

Educação Física - Licenciatura

ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO PSICOMOTORA E NEUROCIÊNCIAS

Enfermagem

AÇÕES EDUCATIVAS DE ENFERMAGEM NA ESCOLA- POSSIBILIDADES DA METODOLOGIA ATIVA PARA APRENDIZAGEM

LEI LUCAS E A SUA IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS, DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS, PELOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE SAÚDE.

O SIGNIFICADO DO BRINCAR PARA A FAMÍLIA DA CRIANÇA HOSPITALIZADA: CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM

PAPO CABEÇA: OFICINAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA ADOLESCENTES

PODIENFE CUIDANDO DOS SEUS PÉS - ALÉM MUROS: AGORA TAMBÉM COM CUIDADOS DOMICILIARES

TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS COMO AGENTE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU

VISIBILIDADE TRANS: MUITO MAIS QUE SER, É UMA QUESTÃO DE CUIDADO!!

Estética e Cosmética

USO DA AROMATERAPIA COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR NA REDUÇÃO DA SINTOMATOLOGIA EM INDIVÍDUOS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS.

Farmácia

CUIDADOS FARMACÊUTICOS NA AUTOMEDICAÇÃO E NOS DESCARTES DOS MEDICAMENTOS COM PRODUÇÃO DE CONTEÚDO VIRTUAL E ORIENTAÇÃO À JOVENS E ADULTOS LEIGOS

Fisioterapia

RECUPERAÇÃO FUNCIONAL PÓS-FRATURA EM ADULTOS

Medicina

VAMOS FALAR SOBRE AS PICS? BATE PAPO INTEGRATIVO SOBRE AS PICS COM OS USUARIOS DO CSE-LAPA.

“CHEFINHO” SAUDÁVEL: CONSTRUÇÃO DE UM CARDÁPIO NUTRITIVO, SABOROSO E DE BAIXO CUSTO COM FAMÍLIAS E CRIANÇAS DE UMA UNIDADE DE ESF

A RISOTERAPIA E ATIVIDADES LÚDICAS COMO TERAPIA ALTERNATIVA E COMPLEMENTAR PARA O TRATAMENTO CONVENCIONAL DO PACIENTE E COMO AÇÃO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM COMUNIDADES CARENTES

ADULTO SAUDÁVEL: MAIS ANOS VIVIDOS

CONSTRUINDO A QUALIFICAÇÃO DO ACESSO E A COMUNICAÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE: O ITINERÁRIO DO USUÁRIO NO ACESSO AO AGENDAMENTO DE CONSULTAS E EXAMES NO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS.

CONSTRUINDO SAÚDE TRANSFORMANDO VIDAS – PROJETO DE SAÚDE PARA TRANS E TRAVESTIS

CORPREVENT: EXPOSIÇÃO DE VÍDEOS INFORMATIVOS EM SAÚDE CARDIOVASCULAR Á POPULAÇÃO ATENDIDA NO CSE LAPA E NAS REDES SOCIAIS

ENSINO DO SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA FUNCIONÁRIOS E TRANSEUNTES DE UM SHOPPING NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO

PARASITOLOGIA EM FOCO: RECURSOS TÉCNICO-EDUCATIVOS EM MEDICINA PARA O DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE CAPUTERA, MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ, BRASIL

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO CUIDADO INTEGRAL E HOLÍSTICO À COMUNIDADE NA ÁREA DA AP 4.0, INCLUINDO COLABORADORES, DISCENTES E DOCENTES DO CAMPUS CITTÀ

PROMOÇÃO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO SEXUAL E PREVENÇÃO DE HIV E SÍFILIS EM ADOLESCENTES E JOVENS DE ANGRA DOS REIS-RJ, ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS COMO O INSTAGRAM E TIK TOK

SAÚDE EM DIÁLOGO

TRABALHANDO A EDUCAÇÃO PARA PREVENÇÃO EM POPULAÇÕES SUCETÍVEIS: PREVENÇÃO DE RAIVA EM TRABALHADORES DE LOJAS QUE ATENDEM ANIMAIS E ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA.

Medicina Veterinária

ATENDIMENTO MÉDICO VETERINÁRIO EM CÃES E GATOS DE ABRIGOS DO MUNICÍPIO DE NITERÓI -RJ – PROJETO ABRIGO AMIGO UNESA - RJ

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MÍDIAS DIGITAIS NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E SOCIEDADE – ATUAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EM ANIMAIS SILVESTRES DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ DE PETRÓPOLIS (GEAS-UNESA PETRÓPOLIS)

METODOLOGIAS EXTENSIONISTAS E DESENVOLVIMENTO DE MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE PARA PRODUTORES FAMILIARES DE AVES CAIPIRAS NA ZONA OESTE DO RJ

PEIXE NA ESCOLA: HIGIENE, TECNOLOGIA E BENEFICIAMENTO DE PESCADO

Nutrição

AMBULATÓRIO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO "MARACANUTRI"

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL COM ATLETAS E PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL COM PÚBLICO EXTERNO E COLABORADORES DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CLÍNICA MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE: ATENDIMENTO NUTRICIONAL, UMA RELAÇÃO ENTRE A COMUNIDADE, UNIVERSIDADE E DISCENTES.

CONSULTORIA NO PROCESSO PRODUTIVO DE PADARIAS E CONFETARIAS

PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM CRECHES DO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS A PARTIR DA DOAÇÃO DE LEITE E DA EDUCAÇÃO LÚDICA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?- DIALOGANDO E REFLETINDO SOBRE O DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, CONTANDO HISTÓRIAS, PROMOVENDO CULTURA E DIREITOS: A ARTE COMO RECURSO PARA A SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Odontologia

MEU DENTINHO: REDE DE PROTEÇÃO CONTRA A CÁRIE DENTÁRIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

PROJETO TRAUMA: PROF. ERNANI ABAD

TRAUMATISMO DENTÁRIO INFANTIL

Psicologia

ATENÇÃO E CUIDADO AOS RESIDENTES DO MORRO DO ESTADO – INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

CUIDANDO PARA CUIDAR - FERRAMENTAS DE ACOLHIMENTO A PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

ESCUTA-AÇÃO DE HISTÓRIAS: PRODUÇÕES DE EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS JUNTO A IDOSOS A PARTIR DO COMPARTILHAR DE NARRATIVAS DE VIDA

PSICOLOGIA ESCOLAR - INTERFACES E POSSIBILIDADES DO TRABALHO DO PSICÓLOGO JUNTO A ESCOLA

RODAS DE CONVERSA COM ADOLESCENTES: REPERCUSSÕES DA PANDEMIA DO COVID 19 EM SUA SAÚDE MENTAL, SOCIALIZAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR

Serviço Social

WEBJORNAL ESTUDANTIL: UM PAPO SOBRE DIVERSIDADE COM ESTUDANTES DO CIEP CARLOS CHAGAS NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

APRENDIZAGEM E ESTÍMULO EM USO DE FERRAMENTAS PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA JOVENS ATRAVÉS DE PLATAFORMAS E TUTORIAIS MULTIMÍDIA

Ciências da Computação

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM PRÁTICAS EM IOT

VIII Fórum de Extensão da UNESA (2021)

Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. É a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.

A Extensão é uma das funções sociais da Universidade, e tem por objetivo promover o desenvolvimento social, fomentar projetos e programas de extensão que levam em conta os saberes e fazeres populares e garantindo valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social.

Na Universidade Estácio de Sá a missão de promover a interação transformadora entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente entre ensino, pesquisa e extensão dá-se por meio do Fórum de Extensão. Esta missão se desdobra de forma a proporcionar, dentro dos espaços das IES, ambientes, políticas e ações que permitam o desenvolvimento das atividades de Extensão, ampliando cada vez mais a participação de docentes e discentes e da própria comunidade. 

O Fórum de Extensão da Universidade Estácio de Sá (FExt/UNESA) tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos de extensão, das diversas áreas de conhecimento.

Entre 2014 e 2017, os projetos de extensão foram apresentados ao público em geral no formato de pôster dialogado de forma presencial, o que possibilitou a divulgação dos projetos desenvolvidos na Universidade Estácio de Sá (UNESA) e sua discussão de forma interdisciplinar. Neste período não houve publicação dos projetos apresentados.

Em 2018 e 2019, FExt/UNESA foi parte integrante da Mostra de Extensão da Estácio e os projetos foram publicados nos anais do evento.

Em 2020, reconhecendo o cenário da pandemia do Coronavírus (COVID-19), e em consonância com as orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS, do Ministério da Saúde – MS e das demais autoridades sanitárias e tendo como necessidade a manutenção das atividades universitárias, a instituição optou pela realização da edição do Fórum de Extensão no formato remoto síncrono.

Em 2021 mediante a continuação do cenário pandêmico repetiu-se a ação de 2020 e os trabalhos foram apresentados no formato remoto síncrono, usando a plataforma Teams da Microsoft.

Realizado no dia 30 de outubro de 2021, o VIII Fórum de Extensão da UNESA contou com 12 sessões om apresentação síncronas de trabalhos, organizadas por áreas de conhecimento, nas quais foram apresentados 59 projetos contemplando todas as áreas de conhecimento da IES.

Neste Caderno, estão reunidos os resumos dos projetos de extensão apresentados no VIII Fórum de Extensão da UNESA, desenvolvidos no ciclo 2021 do Programa Institucional de Extensão da UNESA. Esses trabalhos evidenciam o desenvolvimento dos projetos pela Universidade Estácio de Sá.

A realização deste evento faz parte da política de incentivo à pesquisa e extensão promovida pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNESA. 

O esperamos na próxima edição!

Rio de Janeiro, outubro de 2021.

Comitê Institucional de Extensão 
Universidade Estácio de Sá - UNESA

CIÊNCIAS JURÍDICAS

Direito

GLOBAL WOMEN´S NARRATIVES PROJECT – MULHERES MILITARES

GLOBAL WOMEN’S NARRATIVES PROJECT - “PROJETO GLOBAL DE NARRATIVAS FEMININAS”

MIGALHAS DE HISTÓRIA DO DIREITO NO BRASIL: UM PROGRAMA DE DIVULGAÇÃO E FORMAÇÃO

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PESQUISA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

OBSERVATÓRIO DE DIREITOS POLÍTICOS E CIDADANIA (ODPC) 2021

PRATICAR OS DIREITOS HUMANOS NO AMBIENTE ESCOLAR, UMA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA, ALUNOS E PAIS

ECONOMIA CRIATIVA

Arquitetura e Urbanismo

"ARQUITETAR-TE": A HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA CONTADA ATRAVÉS DE RECURSOS MIDIÁTICOS E EXPOSTA EM PLATAFORMAS DIGITAIS

Cinema

A SALA DE CINEMA NO CAMPUS JOÃO UCHÔA: USOS E REUSOS PARA ECONOMIA CRIATIVA

Jornalismo

ESTUDANTES DE JORNALISMO COMO AGENTES DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA PARA A COMUNIDADE

O RADIOJORNALISMO COMO FERRAMENTA SOCIAL PARA DIVULGAÇÃO DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE INTERESSE PÚBLICO: CIDADANIA PARA TODOS

Publicidade e Propaganda

A COMUNICAÇÃO DO PROJETO FAVELA RADICAL: ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE NAS REDES SOCIAIS

Turismo

PODCAST: ECONOMIA CRIATIVA UNESA

ENGENHARIAS

Engenharia Ambiental e Sanitária

ENGENHARIA PÚBLICA - ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GRATUITA À POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA NA ÁREA DA ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA E ENGENHARIA CIVIL

Engenharia Civil

MENINAS NA CIÊNCIA

Engenharia de Produção

IMPLEMENTAÇÃO DE OFICINAS DE ROBÓTICA E ELETRÔNICA COMO MOTIVAÇÃO PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Engenharia Elétrica

SUSTENTABILIDADE COM ENERGIA FOTOVOLTAICA: O PLANETA AGRADECE!

Engenharia Mecânica

MECÂNICA E MANUTENÇÃO DE MOTOCICLETAS

GESTÃO

Administração

CAPACITAÇÃO EMPREENDEDORA

CRIAÇÃO DE UM HUB DE INOVAÇÃO NA UNESA E INSERÇÃO DA IES COMO ELEMENTO CENTRAL DE UM ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR LOCAL CAPAZ DE GERAR NOVOS NEGÓCIOS DE ELEVADO IMPACTO CORPORATIVO, ECONÔMICO E SOCIAL

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA PARA ALUNOS E PROFESSORES

RESPONSABILIDADE SOCIAL – UMA AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS NUMA GRANDE CORPORAÇÃO BRASILEIRA

Gestão Ambiental

“ELABORAÇÃO DE BLOG CORRELACIONANDO O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL” (O PROJETO SERÁ REALIZADO DE FORMA REMOTA)

LICENCIATURAS

Letras

INOVAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUAS: O USO DE CONTOS POPULARES NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS

Pedagogia

DIÁLOGOS DE SABERES ENTRE A UNIVERSIDADE E COMUNIDADES TRADICIONAIS: PRÁTICAS EDUCATIVAS E SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, COTIDIANO ESCOLAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS

O PROJETO EJA – VIA BRASIL: PESQUISANDO O IMPACTO SOCIAL NA VISÃO DOS ALUNOS

Teatro - Licenciatura

LABORATÓRIO DE ENSINO DE TEATRO (LETE)

SAÚDE

Biomedicina

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: AÇÕES DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM ESCOLAS DE CABO FRIO E ARRAIAL DO CABO

Educação Física

FORMAÇÃO CONTINUADA EM ATLETISMO

Educação Física - Bacharelado

GINÁSTICA + SAUDE: SISTEMA DE ATIVIDADES UNIVERSITÁRIAS PARA GRUPOS DISTINTOS E ESPECIAIS

MELHOR IDADE ATIVA: ESTIMULAÇÃO MOTORA E QUALIDADE DE VIDA NO IDOSO

Enfermagem

ENFERMATIZANDO EM UM MINUTO: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE ATRAVÉS DA PLATAFORMA DIGITAL TIK TOK

SABERES E PRÁTICAS SOBRE VACINAÇÃO

Farmácia

CUIDADOS FARMACÊUTICOS VOLTADOS PARA PORTADORES DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES E INTRODUÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA NO CONSULTÓRIO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA DO CAMPUS CENTRO I – PRESIDENTE VARGAS DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Fisioterapia

TELE ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO Á COMUNIDADE DO MORRO DO ESTADO

Medicina

#MEDCOMUNIDADEPREVINEHIVCOVID-19: PREVENÇÃO COMBINADA ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA E JOVENS RESIDENTES EM FAVELAS E PERIFERIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

“CHEFINHO” SAUDÁVEL: CONSTRUÇÃO DE UM CARDÁPIO NUTRITIVO, SABOROSO, LÚDICO E DE BAIXO CUSTO COM FAMÍLIAS E CRIANÇAS DE UMA UNIDADE DE ESF

ALEITAMENTO MATERNO NA ERA DAS MÍDIAS SOCIAIS

ALZHEIMER : CUIDADO  AO  PACIENTE E APOIO AO CUIDADOR E/OU FAMILIAR

CIGARRO, ATIVIDADE FÍSICA E DOENÇAS CARDIOVASCULARES: COMO REDUZIR O IMPACTO DO TABAGISMO E SEDENTARISMO É EFETIVO PARA REDUZIR O RISCO CARDIOVASCULAR E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES E FAMÍLIAS DE UMA UNIDADE DE ESF

COMO ESTÁ A PREVENÇÃO DE RAIVA ENTRE OS TRABALHADORES DE LOJAS QUE ATENDEM ANIMAIS DOMÉSTICOS (PETSHOPS) EM 2 BAIRROS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO? UMA AVALIAÇÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PROFILÁTICOS PRÉ E PÓS EXPOSIÇÃO PARA EVITAR A TRANSMISSÃO

ESTUDO PILOTO: INFORMAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE FOTOPROTEÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

MEDICINA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR: O ENSINO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE, GARANTIDO PELA GESTÃO DO CUIDADO INTEGRAL E AMPLIADO

PICS PARA TODOS - A LAMICES ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DE OFERECIMENTO DE PALESTRAS ACERCA DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE PARA POPULAÇÃO E SAÚDE EM DIÁLOGO

TECENDO REDES: INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇOS DE SAÚDE NO ACOMPANHAMENTO DA ALTA RESPONSÁVEL DO USUÁRIO PÓS-COVID-19

Medicina Veterinária

ALIMENTAÇÃO NA SECA: CAPACITANDO PRODUTORES PARA UTILIZAÇÃO DE SILAGEM NO PERÍODO DE ESTIAGEM NA REGIÃO NORTE FLUMINENSE

CUIDANDO DO MEU MELHOR AMIGO: O BEM ESTAR ANIMAL E A GUARDA RESPONSÁVEL

PROJETO DE INTERVENÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SEROPÉDICA - DO CAMPUS À REALIDADE

PROJETO EDUCAÇÃO NA EQUINOCULTURA: ZONA OESTE RJ

Nutrição

DESENVOLVIMENTO DO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO COMO SUPORTE AO TRATAMENTO NUTRICIONAL DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2

EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA EM ALIMENTOS

Odontologia

MEDICINA PERIODONTAL

PROJETO TRAUMA PROF. ERNANI ABAD - ENFASE EM DENTÍSTICA

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Sistemas de Informação

USO DE FERRAMENTAS VIRTUAIS PARA APRENDIZADO DE DESENVOLVIMENTO EM PARADIGMAS DE TI VISANDO INCENTIVO E AMPLIAÇÃO DO INTERESSE DE FUTUROS PROFISSIONAIS

VII Fórum de Extensão da UNESA (2020)

A Estácio mantem sua missão de promover a interação transformadora entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente entre ensino, pesquisa e extensão.  

No contexto da Extensão, esta missão se desdobra de forma a proporcionar, dentro dos espaços das IES, ambientes, políticas e ações que permitam o desenvolvimento das atividades de Extensão, ampliando cada vez mais a participação de docentes e discentes nestas atividades. 

Nos últimos anos, a Universidade Estácio de Sá vem realizando o evento “Fórum de Extensão da UNESA” de forma presencial. Este ano, reconhecendo o cenário da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), bem como a necessidade de se manter as atividades universitárias, a instituição optou pela realização da 7ª. Edição do Fórum de Extensão no formato remoto síncrono. Tal recomendação está em consonância com as orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS, do Ministério da Saúde – MS e das demais autoridades sanitárias 

Realizado no dia 13 de novembro de 2020, o VII Fórum de Extensão da UNESA contou com 08 sessões on line de trabalhos, organizadas por áreas de conhecimento, nas quais foram apresentados 41 projetos, de 16 diferentes cursos. 

Este Caderno de Resumos apresenta os projetos que estão sendo desenvolvidos, no ano de 2020, na modalidade remota, e que participaram do Edital do VII Fórum de Extensão da UNESA. 

A realização deste evento faz parte da política de incentivo à pesquisa e extensão promovida pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNESA. 

Rio de Janeiro, novembro de 2020.

Comitê Institucional de Extensão 
Universidade Estácio de Sá – UNESA

CIÊNCIAS JURÍDICAS 

Direito 

"FORMOU" A REVISITAÇÃO DO CONTRATO ESPECIAL DE APRENDIZAGEM PELA INCLUSÃO DO JOVEM APRENDIZ NO UNIVERSO UNIVERSITÁRIO, COMO MUDANÇA DE PARADIGMA DE RESSOCIALIZAÇÃO DO JOVEM INFRATOR,  "CENTRO DE SOCIOEDUCAÇÃO DOM BOSCO", NA ILHA DO GOVERNADOR

AGENDA 2030: SUSTENTABILIDADE E DIREITO AO FUTURO

FOMENTO À EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA E QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO, ATRAVÉS DE PARCERIA ENTRE O CURSO DE DIREITO DA ESTÁCIO - CAMPUS NOVA FRIBURGO E A ESCOLA DO LEGISLATIVO DE NOVA FRIBURGO (ELENF)

GLOBAL WOMEN´S NARRATIVES PROJECT

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PESQUISA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO 

O ACESSO À EDUCAÇÃO JURÍDICA NO ENSINO MÉDIO

OBSERVATÓRIO DE DIREITOS POLÍTICOS E CIDADANIA

PRATICAR OS DIREITOS HUMANOS NO AMBIENTE ESCOLAR, UMA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA, ALUNOS E PAIS

ECONOMIA CRIATIVA 

Arquitetura e Urbanismo 

DESIGN TIPOLÓGICO DE FUNICULAR COM VAGÃO PARA BICICLETA: INOVAÇÃO NOS MEIOS DE TRANSPORTES PÚBLICOS NO BAIRRO ALTO PEDRO IVO EM PETRÓPOLIS/RJ 

Design de Moda 

MODA, DESIGN E ARTESANATO: PERSPECTIVAS PARA A MUDANÇA DE VALOR DO ARTESANATO LOCAL, UM ESTUDO COM ALUNOS DE DESIGN DE MODA E ARTESÃS DE UMA COOPERATIVA NA CIDADE DE PETRÓPOLIS, NO RIO DE JANEIRO 

UPCYCLING DE JEANS APLICADO NO CURSO DE DESIGN DE MODA

Jornalismo 

O RADIOJORNALISMO COMO FERRAMENTA SOCIAL PARA DIVULGAÇÃO DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE INTERESSE PÚBLICO

ENGENHARIAS 

Engenharia Ambiental e Sanitária 

O PAPEL DO ENGENHEIRO AMBIENTAL NA PREVENÇÃO DE RISCOS GEOLÓGICOS

Engenharia de Produção 

FORMAÇÃO DISCENTE PARA A ENGENHARIA 4.0 – ANÁLISE, PERSPECTIVA E POSSIBILIDADES

MATEMÁTICA DIVERTIDA: APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE SOFTWARE GEOGEBRA

MENINAS NA CIÊNCIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE RESENDE - RJ

Engenharia Mecânica 

MECÂNICA E MANUTENÇÃO DE MOTOCICLETAS

GESTÃO 

Administração 

CAPACITAÇÃO EMPREENDEDORA

CONSCIENTIZAÇÃO E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E INVESTIMENTO

DIA "C": CURRÍCULO, CARREIRA, COMPORTAMENTO E CULTURA

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

EDUCAÇÃO FINANCEIRA – UMA NECESSIDADE BÁSICA PARA TODAS AS PESSOAS: UM PROJETO NA ÁREA DE AVALIAÇÃO DOS PERFIS E CARACTERÍSTICAS DOS INVESTIDORES EM “PIRÂMIDES FINANCEIRAS”

GESTÃO ESTRATÉGICA DINÂMICA NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA UNESA DE CABO FRIO

LICENCIATURAS 

Pedagogia 

DESVENDANDO O PERFIL DOS ALFABETIZANDOS DA EJA – VIA BRASIL

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS NA ESCOLA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS EM QUESTÃO

PROGRAMA EDUCACIONAL COLABORATIVO E INCLUSIVO ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: UM APOIO AO PROCESSO ESCOLAR DE ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO

SEGUNDO TEMPO: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE PETRÓPOLIS

SAÚDE 

Ciências Biológicas 

ZOOLOGIA PARA MEUS OUVIDOS - PRODUÇÃO DE PODCASTS RELACIONADOS À ZOOLOGIA ENVOLVENDO CULTURA E SOCIEDADE PARA DISTRIBUIÇÃO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO 

Enfermagem 

EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA: UMA VIAGEM AO CORPO HUMANO PELOS CAMINHOS DA PREVENÇÃO E DA PROMOÇÃO DA SAÚDE ATRAVÉS DO OLHAR DA ENFERMAGEM 

PODIENFE CUIDANDO DOS SEUS PÉS CONSULTÓRIO DE CUIDADOS COM OS PÉS DOS PORTADORES DE DIABETES 

PROJETO BEM CRESCER - CONSULTA DE ENFERMAGEM EM PUERICULTURA

Farmácia 

“AS METAS”: PROJETO DE ELABORAÇÃO DE SÉRIE DE VÍDEOS PROMOTORES DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE BRASILEIRAS, COM FOCO NAS METAS PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE

Fisioterapia 

FISIOTERAPIA CONVENCIONAL ASSOCIADA A VIBRAÇÕES MECÂNICAS GERADAS EM PLATAFORMA OSCILANTE VIBRATÓRIA NO MANEJO TERAPÊUTICO DE INDIVÍDUOS COM OSTEOARTRITE DE JOELHOS E QUADRIL

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA SAÚDE DE FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Medicina 

ALZHEIMER : AVALIAÇÃO DA PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DA DOENÇA E CONSCIENTIZAÇÃO DA FAMÍLIA  E CUIDADORES

Nutrição 

CAPACITAÇÃO QUANTO A PRODUÇÃO SEGURA DE ALIMENTOS PARA MANIPULADORES DE ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS LOCALIZADAS EM PETRÓPOLIS/RJ

Psicologia 

POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: EXPERIÊNCIAS DE RODAS DE CONVERSA COM GRUPOS DE IDOSOS E GRUPOS DE MULHERES

VI Fórum de Extensão da UNESA (2019)

O Fórum de Extensão da Universidade Estácio de Sá (FExt/UNESA) tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos de extensão, das diversas áreas de conhecimento.

Entre 2019, o VI FExt/UNESA foi parte integrante da II Mostra de Extensão da Estácio e os projetos foram publicados em www.estacio.br/mostradeextensao.

V Fórum de Extensão da UNESA (2018)

O Fórum de Extensão da Universidade Estácio de Sá (FExt/UNESA) tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos de extensão, das diversas áreas de conhecimento.

Entre 2018, o V FExt/UNESA foi parte integrante da I Mostra de Extensão da Estácio e os projetos foram publicados em www.estacio.br/mostradeextensao.

IV Fórum de Extensão da UNESA (2017)

O Fórum de Extensão da Universidade Estácio de Sá (FExt/UNESA) tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos de extensão, das diversas áreas de conhecimento.

Entre 2014 e 2017, os projetos de extensão foram apresentados ao público em geral no formato de pôster dialogado, o que possibilitou a divulgação dos projetos desenvolvidos na Universidade Estácio de Sá (UNESA) e sua discussão de forma interdisciplinar. Neste período não houve publicação dos projetos apresentados.

III Fórum de Extensão da UNESA (2016)

O Fórum de Extensão da Universidade Estácio de Sá (FExt/UNESA) tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos de extensão, das diversas áreas de conhecimento.

Entre 2014 e 2017, os projetos de extensão foram apresentados ao público em geral no formato de pôster dialogado, o que possibilitou a divulgação dos projetos desenvolvidos na Universidade Estácio de Sá (UNESA) e sua discussão de forma interdisciplinar. Neste período não houve publicação dos projetos apresentados.

II Fórum de Extensão da UNESA (2015)

O Fórum de Extensão da Universidade Estácio de Sá (FExt/UNESA) tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos de extensão, das diversas áreas de conhecimento.

Entre 2014 e 2017, os projetos de extensão foram apresentados ao público em geral no formato de pôster dialogado, o que possibilitou a divulgação dos projetos desenvolvidos na Universidade Estácio de Sá (UNESA) e sua discussão de forma interdisciplinar. Neste período não houve publicação dos projetos apresentados.

I Fórum de Extensão da UNESA (2014)

O Fórum de Extensão da Universidade Estácio de Sá (FExt/UNESA) tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos de extensão, das diversas áreas de conhecimento.

Entre 2014 e 2017, os projetos de extensão foram apresentados ao público em geral no formato de pôster dialogado, o que possibilitou a divulgação dos projetos desenvolvidos na Universidade Estácio de Sá (UNESA) e sua discussão de forma interdisciplinar. Neste período não houve publicação dos projetos apresentados.