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PPI - Projeto Pedagógico Institucional

Nesse início de milênio, palco de uma verdadeira convulsão social e econômica, fortes transformações nas políticas econômicas e sociais apontam novas exigências para o mundo atual. A dinâmica das interações sociais e os desafios das mudanças nos padrões de comportamentos tornam visível a necessidade de um novo Profissional nas diferentes áreas do conhecimento. Nesse cenário, o Projeto Pedagógico Institucional da Faculdade Estácio Montessori de Ibiúna, pretende moldar um ensino articulado com a pesquisa e com a extensão.

 

Estas prerrogativas tornamram-se evidentes na construção dos Cursos de graduação e pós-graduação construídos pela Faculdade Estácio Montessori de Ibiúna  dentro de padrões de qualidade  na formação de profissionais críticos, autônomos e participativos. Nossos cursos não se estruturaram  em moldes tradicionais, mas acompanham as demandas  do mercado e as pesquisas mais recentes para se conseguir uma formação profissional específica garantida por um currículo, com disciplinas que incorporem os avanços científicos, tecnológicos  e sociais.

 

Adotamos práticas profissionais de diferentes naturezas, tendo em vista desempenho do futuro profissional, subsidiadas por estágios supervisionados, monitoria, especialmente em escritórios, escolas, empresas, bancos, indústrias,  tendo em vista desempenho dos futuros profissionais.  A gestão acadêmica adotada é participativa, refletindo o propósito de uma ampla reflexão sobre entraves, perspectivas, demandas e diretrizes para o planejamento e o desenvolvimento da instituição.

 

Torna-se claro a construção da intencionalidade do papel social da Faculdade Estácio Montessori de Ibiúna , apontando a leitura da realidade do momento, a visão pretendida, as ações que se alinham nessa direção, a avaliação interna dos seus cursos e a indicação de novos desafios. As interfaces com as políticas acadêmicas, de gestão, de desenvolvimento institucional, de assistência, de recursos humanos, de informações, de relações nacionais e internacionais são diretrizes centrais do nosso projeto pedagógico.

 

No contexto da globalização – complexa e heterogênea – torna-se necessário que a formação de profissionais com alto potencial de desempenho, cuja formação não se dê em um processo linear, simples e único. Evidencia-se a urgência de se elevar o nível da qualidade desta formação, considerando as demandas regionais, nacionais e internacionais, seus contextos e suas peculiaridades, para que os avanços científicos e tecnológicos concorram efetivamente para que a melhoria do desempenho profissional  seja realidade.  o PPI encontra-se disponível na Biblioteca para toda a comunidade educativa da Faculdade Estácio Montessori de Ibiúna.