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Projeto de Autoavaliação

:: 1º Projeto de Autoavaliação enviado ao MEC - em revisão

:: Parecer - em revisão

Projeto de Autoavaliação

O processo geral da Avaliação Institucional Interna é gerenciado pela CPA, responsável pelo planejamento, coordenação, operacionalização, orientação e acompanhamento de todo o processo avaliativo. A cada semestre, a CPA coordenará a aplicação de Avaliação Institucional Interna, principal instrumento de coleta de informações sobre a instituição e os cursos aplicados aos alunos e professores (semestralmente) e aos gerentes acadêmicos e coordenadores (anualmente).  Essa avaliação será realizada por meio do Sistema de Informações Acadêmicas (S.I.A) e disponibilizada online para todos os alunos e docentes da instituição.  Integram, também, os dados da Avaliação Institucional Interna a Pesquisa Socioeconômico-cultural aplicada para todos os alunos bienalmente e a Pesquisa de Clima Organizacional e a Pesquisa Estácio de Satisfação do Aluno (PESA). A pesquisa de Clima Organizacional é realizada anualmente e respondida por todos os colaboradores (docentes e administrativos). As dimensões avaliadas na Pesquisa de Clima Organizacional são: Treinamento e Desenvolvimento, Comunicação, Recursos, Cultura e Valores, Reconhecimento e Incentivos, Liderança, Suporte, Engajamento. Como forma de ilustrar os resultados dessa pesquisa, são apresentados os índices de favorabilidade das dimensões avaliadas e as dez questões mais favoráveis e menos favoráveis com seus respectivos índices.  É válido destacar que os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional são amplamente debatidos pelos gestores da IES.

A PESA (Pesquisa Estácio de Satisfação do Aluno) por sua vez, constitui-se em uma análise qualitativa com amostragem de alunos e é realizado anualmente por uma empresa de consultoria externa.  Visa mensurar o nível de satisfação dos alunos com a IES em quatro dimensões (Atendimento ao Aluno, Processos Financeiros, Infraestrutura e Qualidade de Ensino), seus atributos e subatributos visando realizar diagnóstico que subsidie as tomadas de decisões em direção a uma melhora na qualidade dos serviços prestados.

A avaliação interna é realizada de forma contínua por meio de várias instâncias, tais como: reuniões pedagógicas, reuniões com representantes de classe, questionários respondidos pelos alunos, avaliação e autoavaliação de professores e coordenadores, pesquisa de clima organizacional respondida por todos os colaboradores, avaliação das comissões externas do MEC, discussões e decisões específicas dos colegiados, etc. As dez dimensões especificadas na Lei 10.861 que devem ser objeto de análise pelas IES são avaliadas em diferentes momentos pela comunidade acadêmica, pelas instâncias citadas acima e segundo as características das unidades administrativas e/ou acadêmica, e, especificamente por meio da Avaliação Institucional Interna coordenada pela CPA.

A Avaliação Institucional Interna é o principal instrumento de coleta de informações sobre a instituição e os cursos, direcionada ao universo total de alunos e professores (semestralmente) e de coordenadores e gestores acadêmicos (anualmente).  Essa avaliação é realizada por meio do Sistema de Informações Acadêmicas (S.I.A) e é disponibilizada online para todos os alunos e docentes da instituição.  Integram, também, os dados da Avaliação Institucional Interna a Pesquisa Socioeconômico-cultural aplicada para todos os alunos bienalmente. Os principais questionários que integram a Avaliação Institucional Interna são: Aluno – avalia Instituição – campus; Aluno – avalia professor; disciplina; Aluno – avalia curso; Professor avalia campus; Professor avalia curso; Professor avalia coordenador do curso; Coordenador de curso avalia Professor; Gerente acadêmico avalia professor; Gerente acadêmico avalia coordenador de curso.

A CPA é constituída pelos seguintes segmentos da IES: 1 representante docente; 1 representante discente; 1 representante do corpo técnico-administrativo e 1 representante da sociedade civil organizada." O Projeto de Autoavaliação está descrito no PDI da IES.