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Relatório de Autoavaliação

A Faculdade Montessori de Ibiúna, instituição privada de Ensino Superior com fins lucrativos, iniciou suas atividades em 2005, (Portaria nº 1.257 de 19/04/2005, DOU de 20/04/2005) no Município de Ibiúna, Estado de São Paulo, com os Cursos de Pedagogia, Administração de Empresas e Artes Visuais. A IES é mantida pela IREP - Sociedade de Ensino Superior Médio e Fundamental LTDA.

A IES possui IGC 3 e foi recredenciada, em outubro de 2009, com conceito final 3. (Avaliação cód.: 61047). Nas dimensões avaliadas com conceito 3, a Comissão de Avaliação de Recredenciamento destaca que as políticas de Ensino e Extensão praticadas pela IES estavam sólidas e coerentes com o PDI, garantindo os referenciais mínimos de qualidade dos cursos existentes.  Além disso, a Comissão reconheceu a relevância acadêmica e social da IES no entorno institucional, e a sua vinculação com a formação acadêmica do aluno.  Essa relevância social também foi constatada, pela Comissão de Avaliadores, nas ações de Responsabilidade Social, adequadamente implantadas e acompanhadas pela IES.  Com relação à gestão institucional, os avaliadores externos entenderam que ela se pauta em princípios de qualidade resultantes de diretrizes de ações estabelecidas nos Colegiados e que estes e os Conselhos Superiores cumprem os dispositivos e o Regimento.

A partir de 18 de novembro de 2010, conforme Portaria nº 1924 da Secretaria de Educação Superior, esta IES passa a denominar-se FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA - ESTÁCIO FMI por integrar, a partir de então, o Grupo Estácio de Ensino Superior.

A ESTÁCIO FMI conta atualmente, em seu cadastro no sistema e-MEC, com 24 professores contratados em regime CLT para atuarem nos cursos de graduação e/ou pós-graduação da IES. Desses, 05 atuam em regime de trabalho em Tempo Integral (TI), correspondendo a 20,8% do total; 08, em Tempo Parcial (TP), correspondendo a 33,33% e 11 em regime Horista, o que corresponde a 45,8% do total. O contrato de trabalho está em conformidade com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o regime de trabalho é de acordo com Termo de Aditamento ao Contrato de Trabalho, que pode ser renovado anualmente.

Os 24 professores contratados possuem formação e titulação adequadas ao desenvolvimento dos cursos, tendo como formação mínima a especialização lato sensu. São 11 professores especialistas (45,8%), 08 Mestres (33,33%) e 05 Doutores (20,8%).

O docente ingressa na IES por processo seletivo, através das etapas de seleção, análise curricular e entrevista. Para a sua contratação, é considerada a sua qualificação, bem como a convergência entre a área de atuação e formação.

Atualmente, a Faculdade Estácio Montessori de Ibiúna conta com 650 alunos distribuídos em três cursos: Licenciatura em Pedagogia, Bacharelados em Administração e Ciências Contábeis e Cursos Superiores de Tecnologia (CST) em: Logística, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Financeira).

Avaliações Externas

O acompanhamento e a análise das avaliações externas dão à IES um panorama mais específico em relação às suas ações acadêmico-pedagógicas, permitindo ajustes, buscando sempre o aprimoramento de seus cursos. Os resultados das avaliações externas que acontecem em diferentes atos regulatórios como: recredenciamento, Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de cursos, e ENADE são analisados pelo Gestor da IES, Coordenadores de Curso e pela CPA que, integrados com o NDE e Colegiado de Curso, constituem meios que alavancam o processo de conhecimento da complexa realidade desta IES. As ações propostas pela IES e especificamente pelos seus cursos são explicitadas nos Planos de Melhorias, os quais deverão ter como objetivos perfilar o egresso às exigências do Exame Nacional e, principalmente, ao que o mercado de trabalho demanda do profissional egresso de cada curso.

No Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) (2011 – 2015) estão descritas as políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão. A Instituição construiu seus projetos de cursos a partir de abordagens teórico-metodológicas referendadas na formação de cidadãos-profissionais comprometidos com a realidade social na qual atua, com o perfil empreendedor e a responsabilidade que uma formação profissional de qualidade requer. Os dados avaliativos permitem também o realinhamento do PDI e ainda provocam a elaboração de Planos de Melhoria, visando à consecução de objetivos e metas institucionais descritos no PDI.

A IES foi recredenciada, em outubro de 2009, com conceito final 3. (Avaliação cód.: 61047). Nas dimensões avaliadas com conceito 3, a Comissão de Avaliação de Recredenciamento destaca que as políticas de Ensino e Extensão praticadas pela IES estavam sólidas e coerentes com o PDI, garantindo os referenciais mínimos de qualidade dos cursos existentes.  Além disso, a Comissão reconheceu a relevância acadêmica e social no entorno institucional, e a sua vinculação com a formação acadêmica do aluno.  Essa relevância social também foi constatada, pela Comissão de Avaliadores, nas ações de Responsabilidade Social, adequadamente implantadas e acompanhadas pela IES.  Com relação à gestão institucional, os avaliadores externos entenderam que ela se pauta em princípios de qualidade resultantes de diretrizes de ações estabelecidas nos Colegiados e que estes e os Conselhos Superiores cumprem os dispositivos e o Regimento.

Em 2011, o Curso de Administração passou por Reconhecimento, conforme Portaria nº 370 de 30/08/2011. O Curso de Pedagogia também passou por reconhecimento, conforme Portaria nº 485, de 19/12/2011, com conceito 3 em todas as dimensões. Em 2013, o Curso de Administração passou por Renovação de Reconhecimento, conforme Portaria nº 704 de 18/12/2013, com conceito final 3 e CPC 3. Em 2014, recebemos a visita para a Autorização dos Cursos Superiores de Tecnologia (CST) em: Gestão de Recursos Humanos (Autorizado, através da Portaria nº 341 de 29/05/2014, com nota 4), Logística (Autorizado, através da Portaria nº 536 de 25/08/2014, com Nota 3). Ainda em 2014, também tivemos a Autorização para o CST em Gestão Financeira, através da Portaria nº 601 de 29/10/2014 e do Bacharelado em Ciências Contábeis, através da Portaria nº 599 de 29/10/2014.  O os dois cursos foram dispensados de visita de avaliação do INEP, tendo em vista o atendimento aos critérios estabelecidos na Instrução Normativa SERES/MEC nº 4/2013.

No cômputo geral, reconhece-se a predominância de índices satisfatórios nos cursos da Estácio Montessori de Ibiúna, ou seja, estão aptos para funcionamento e Reconhecimento. Destaca-se como um pressuposto para esse resultado de avaliação as propostas acadêmicas articuladas com a CPA (planos de ação e atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs). O NDE orienta-se concomitantemente pelos relatórios das avaliações internas efetuados pela CPA.

Além disso, cabe ressaltar que as avaliações externas da IES (bem como as internas), ao longo do período analisado, estão possibilitando um processo contínuo de observação, registro, reflexão, síntese, avaliação e, sobretudo, um planejamento intensificado que culminou na criação de um espaço propício para o acompanhamento sistemático de ações de relevância, priorizando os aspectos apontados na avaliação como pontos a serem melhorados, dentro das dimensões que se referem aos cursos: didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, como a criação de planos de ação e melhorias elaborados por Gestores e Coordenadores de Curso, em conjunto com os NDEs e CPA. Posteriormente, a CPA faz o acompanhamento destes Planos de Ação, verificando o cumprimento e a eficácia das ações propostas.

Os Planos de Ação e Melhorias tem como objetivos perfilar o egresso às exigências ao que o mercado de trabalho demanda do profissional egresso de cada curso e superar as fragilidades apontadas pelas avaliações, além de realinhar ações da IES para que ela cumpra com a sua Missão.

Em decorrência, IES implementou diversas ações de melhoria, tais como: melhorias em infraestrutura para melhor atender aos estudantes; alteração no modelo de atendimento e requerimentos para os alunos; horários de atendimento dos Coordenadores aos alunos; revisão na rede de internet; ampliação do Laboratório de Informática e a instalação de mais um laboratório para melhor atender à demanda dos alunos; ampliação da banda de acesso à internet; ampliação do espaço na Biblioteca e ampliação no número de salas de aula.

Ações planejadas/realizadas – Período 2011/2015 em decorrência das Avaliações Externas

  • Utilização dos resultados da avaliação como instrumentos de gestão (elaboração do plano de ação dos diretores e gestores e análise das ações sugeridas pela CPA e acompanhamento da implementação das ações) - as ações são sugeridas a partir dos resultados obtidos nas avaliações internas e externas, como exemplo: aumento na banda de acesso à internet, ampliação no número de computadores, melhoria no sinal do wifi e melhoria no atendimento aos alunos.
  • Divulgação dos resultados das avaliações externas, através do Mural, reunião com Alunos, Professores e equipe administrativa da IES;
  • Acompanhamento do Projeto Pedagógico dos cursos, à luz dos instrumentos de avaliação interna e externa - a Instituição acompanha o impacto dos resultados das avaliações com o propósito de aprimorar os projetos pedagógicos desenvolvidos pelos cursos;
  • Ampliação do conhecimento e análise das recomendações dos avaliadores externos como forma de aprimoramento. Divulgação dos relatórios de avaliações externas.

 

 

ENADE

AÇÕES DESENVOLVIDAS:

  • Ações mais frequentes de divulgação da importância do ENADE aos alunos;
  • Orientação de Leitura extraclasse complementar para aprimorar a escrita e a compreensão de texto;
  • Revisão dos conteúdos programáticos das disciplinas do curso com base no ENADE, e nas atualizações necessárias de acordo com as demandas do mercado de trabalho;

 

Como exemplo da análise das dimensões, destacamos alguns objetivos da DIMENSÃO 2 > clique aqui.