BREVE HISTÓRICO DA IES

Vestibular 2020 2

A Faculdade Estácio do Amazonas (Antiga Faculdade Literatus) foi credenciada pela Portaria MEC n.º 484 de 21 de maio de 2007, publicada no DOU de 22/05/2007 e recredenciada com Conceito 3 pela Portaria MEC nº 110 de 25 de fevereiro de 2021, publicada no DOU de 25/02/202021, página 150, seção 1. Em 2014, a Faculdade Literatus – FAL foi incorporada ao Grupo Estácio Participações e teve sua denominação alterada para Faculdade Estácio do Amazonas – ESTÁCIO AMAZONAS, por meio da Portaria nº 118, de 02/02/2015 (DOU 03/02/2015), conservando a autonomia da mantida em relação à Mantenedora.

A história da Instituição começou com a fundação do Centro de Ensino Literatus, em março de 1991, quando se percebeu a necessidade de contribuir com a Área de Educação e Saúde no Estado do Amazonas. Inicialmente suas atividades estiveram concentradas na Creche e Maternal Bebê e Companhia, atendendo a crianças de três meses e meio a quatro anos de idade, estando esse serviço subordinado ao Ministério da Saúde, vindo a passar, em 1996, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), para o Ministério da Educação. O respeito e a credibilidade conquistados pelos serviços da Creche, associados a uma demanda por instituições de ensino superior no Amazonas impulsionaram a fundação do Centro de Ensino Literatus Bebê e Companhia (CEL), ampliando os trabalhos para a Educação Infantil (berçário à alfabetização) e Ensino Fundamental (1ª à 8ª séries).

No ano de 1999, a Instituição passou a atuar em mais um segmento de ensino e implantou a Educação Profissional, com o Curso Técnico em Enfermagem. No ano seguinte, foram criados novos cursos na mesma área: Nutrição e Dietética; Radiologia e Diagnóstico por Imagem em Saúde; Patologia Clínica – Biodiagnóstico; Instrumentação Cirúrgica; Higiene Dental; Enfermagem do Trabalho; Segurança do Trabalho; Administração Hospitalar e Auxiliar em Consultório Dentário (ACD).

Em 2003, o Centro de Ensino Literatus firmou parceria com a extinta Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, e pôde oferecer cinco (5) Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, com certificação expedida pela IES carioca: Enfermagem Intensiva em Alta Complexidade, Enfermagem Obstétrica, Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Infecções Hospitalares, Teoria e Clínica Psicanalítica e Fisiologia do Exercício.

Constatando-se a demanda por cursos superiores e a carência de profissionais no Estado do Amazonas, em especial na área da saúde, o Centro de Ensino Literatus criou, no ano de 2005, a Faculdade Literatus, credenciada pela Portaria Nº 484, de 21 de maio de 2007, mantida pelo Centro de Assistência ao Desenvolvimento de Formação Profissional Ltda., pessoa Jurídica de Direito Privado com fins lucrativos, ofertando no segundo semestre de 2007 seu primeiro processo seletivo para os Cursos de bacharelado em Nutrição, Biomedicina, Enfermagem, Administração e, ainda, o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. Com isso, a Pós-Graduação tornou-se independente, e a parceria inicial com a Universidade Gama Filho foi descontinuada, tendo o planejamento se estruturado a partir do estudo de demandas e análise da realidade, visando propiciar novas opções formativas à comunidade.

Em 2010, correspondendo à previsão de seu primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Faculdade Literatus passou a ofertar os cursos de Tecnologia em Segurança do Trabalho e Bacharelados em Ciências Biológicas e Farmácia. A Instituição, no mesmo ano, de acordo com seus projetos de expansão, veio também a ofertar o curso de Licenciatura em Pedagogia, bem como, em 2011, realizou a primeira oferta de Serviço Social. Já em 2012, em função da expansão do Pólo Industrial de Manaus (PIM), inicia os Cursos Superiores de Tecnologia em Recursos Humanos, Logística e Marketing, seguidos, em 2013, pela oferta dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão da Qualidade, Gestão Financeira e Bacharelados em Ciências Contábeis, Engenharia da Produção e Educação Física. No segundo período de 2015,  passa a ofertar os cursos de bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Educação Física e Tecnologia em Estética e Cosmética. Vale ressaltar que o curso de Estética e Cosmética teve seu encerramento automático em 2016, em função de ausência de demanda naquele ínterim, muito consequente da não compreensão da comunidade da relevância dessa formação tecnológica para o arranjo produtivo local. Hodiernamente, entretanto, entende-se como superada essa barreira.

Em 2014, acompanhando o cenário de movimentação do ensino superior brasileiro, a Faculdade Literatus (FAL) acabou por ser incorporada ao Grupo Estácio Participações, tendo, na oportunidade, sua denominação alterada para Faculdade Estácio do Amazonas – ESTÁCIO AMAZONAS, por meio da Portaria nº 118, de 02/02/2015 (DOU 03/02/2015). Com a aquisição, o projeto de expansão da IES passa a ganhar maior lastro acadêmico-ecônomico-financeiro, vindo a Faculdade Estácio do Amazonas a ofertar, atendendo às necessidades de crescimento do PIM, já em 2016, o Curso Tecnológico de Redes de Computadores, seguido da oferta, em seu portfólio, das engenharias - Elétrica (2017) e Mecânica (2018).  Ademais, recuperando e fortalecendo a vocação da antiga Faculdade Literatus, a Faculdade Estácio do Amazonas aumentou sua gama de oferta de cursos na área da saúde, autorizando em 2017 Psicologia e, em 2018, Fisioterapia. Também no ano de 2018, houve autorização e início da oferta do Curso de Direito na capital manauara, permitindo um trabalho integrado e multidisciplinar da IES junto à comunidade. Vale ressaltar que Educação Física (Licenciatura) teve também em 2018 nova Portaria de Autorização (423, de 12 de junho de 2018), haja vista, por falta de demanda no ínterim anterior, o curso estar sob risco de encerramento junto ao MEC.

Em 2019, apoiando as demandas do setor produtivo e polo industrial, a IES autorizou, na área da tecnologia da informação, o Curso de Ciência da Computação, estreitando ainda mais as relações com o mundo do trabalho. Em 2020, a IES solicitou o aditamento de extinção voluntária dos cursos Estética e Cosmética e Educação Física – Licenciatura, este último por motivo de cadastro em duplicidade no sistema e-MEC.

Por fim, em 2021, a IES teve Renovado o Reconhecimento dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Logística, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Gestão da Qualidade, Educação Física (Bacharelado), Nutrição e Administração. Recebeu, ainda, sua portaria de Recredenciamento.

Atualmente, a Estácio Amazonas oferece cursos nas áreas de Saúde, Gestão, Tecnologia da Informação, Licenciaturas, Engenharia, Ciências Jurídicas e Sociais e Tecnológicos.

Vista frontal do Bloco B da Unidade Constantino Nery

 

Vista frontal Fachada da Unidade Constantino Nery