Histórico da CPA

O Programa de Avaliação Institucional da UNESA / PAIUNES foi criado em 1997, antecedendo à Lei nº 10.861/2004. Este Programa tinha como meta manter na Estácio o conceito de excelência obtido no PAIUB/MEC, cujo relator assim se expressou: “Que este projeto seja colocado como exemplo e referência para outras instituições”. A partir desta referência, a UNESA estabeleceu que a avaliação interna seria um processo contínuo e cumulativo, com uma metodologia de trabalho focada na qualidade do ensino. Diante das novas normas de avaliação determinadas pelo SINAES em 2004, a Estácio criou a Comissão Própria de Avaliação – CPA, para organizar seu Projeto de Autoavaliação Institucional o qual, avaliado pela Comissão Técnica em Avaliação/ INEP, recebeu parecer favorável pelo Of. Circ. INEP/DAES/nº 000081 de 07/07/05. Desde então, semestralmente, a UNESA realiza sua Autoavaliação envolvendo professores e alunos na avaliação de seus cursos, docentes e infraestrutura nas modalidades presencial e à distância.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), entendendo a necessidade de aproximar as ações avaliativas com as realidades encontradas em cada campus da Universidade, formalizou a implementação das CPAs-Setoriais dos campi através de professores articuladores vinculados à CPA DA UNESAl. Tendo uma ação conjunta no Campus com todas as instâncias, garantem que as ações se efetivem envolvendo o corpo docente e os discentes numa proposta de conscientização da potencialidade da avaliação institucional. Atuando na Avaliação Interna e Externa: acompanhando todo o ciclo SINAES: ENADE, relação à ACG (Avaliações dos Cursos de Graduação), incorporando seus resultados como importantes feedbacks no repensar educacional.

 Estes professores atuam como multiplicadores de todas as ações da CPA DA UNESA, interagindo com a gestão administrativa, o corpo docente e os discentes numa proposta de conscientização da potencialidade da avaliação institucional. As comissões setoriais, constituídas atendendo à metodologia de trabalho matricial central da CPA UNESA têm como finalidade primeira a promoção da autoavaliação dos campi, estimulando a comunidade acadêmica no reconhecimento do processo avaliativo como instrumento de reflexão crítica e norteador para ações de melhoria.

Além desta finalidade, a CPA-Setorial também deve acompanhar os procedimentos das avaliações externas, tais como Enade e Avaliações dos Cursos de Graduação – ACGs, incorporando seus resultados como importantes feedbacks no repensar educacional.

 

Ações Permanentes

 

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (sistema acadêmico internet).
  • Colaboração na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à análise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco (avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção do site da CPA.

Ações Permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (sistema acadêmico internet). 
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à análise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco (avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria  dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção do site da CPA.