Skip to main content

Está com alguma dúvida?

A Estácio separou as principais perguntas dos alunos. Tanto em relação ao coronavírus, quanto em relação aos estudos.

Dúvidas Técnicas

Compilamos algumas perguntas sobre este tema.

Sim, todo o suporte foi revisitado para assegurarmos a regularidade deste processo. Vale ressaltar que a plataforma Microsoft Teams é reconhecida mundialmente e vem sendo utilizada por várias empresas com sucesso.
Se ainda assim você tiver alguma dificuldade, pode entrar em contato com nosso atendimento através dos números 0800-880-6767 ou 4003-6767 (seg a sex 08 às 21h e sab 08 às 18h).

Sim. Você poderá acessá-lo no próprio teams seguindo este passo a passo: Clicar nos três potinhos (...) do lado esquerdo da tela > Clicar no botão Stream > Clicar em Microsoft Stream > Groups > Selecione a disciplina que deseja rever o conteúdo > Clicar no botão vídeos > Selecionar a disciplina que deseja assistir.

Não é necessário link de acesso para as aulas. Basta que você já tenha baixado o Microsoft Teams. Para login e senha, você deve seguir o seguinte passo a passo: Acesse portal do aluno (SIA) > Clique em Benefícios/VDI/Microsoft/WIFI (menu ao lado esquerdo da tela). Seu login de acesso será a sua matrícula@alunos.estacio.br e para sua senha, seguir as instruções no portal.

Sugerimos avaliar a sua internet e se for o caso reiniciar o seu acesso. O Microsoft Teams é um aplicativo de domínio público e por isso pode sofrer intermitências. Se for o caso tente um pouco mais tarde. Não se preocupe, suas aulas ficarão gravadas.

Todas as aulas disponibilizadas no Microsoft Teams irão refletir as disciplinas que estão cadastradas no SIA (Para cadastrar as suas disciplinas acesse o SIA > Menu esquerdo > Acadêmico > Renovação de Matrícula. Caso exista alguma divergência, será necessário que você faça primeiro o ajuste no portal. Caso você já tenha feito o cadastro e o erro permaneça, será necessário abrir um requerimento (Menu esquerdo > Atendimento > Requerimento > Novo > Currículo / Aula / Horário > Solicitação/Alteração Grade de horário.

Todas as aulas disponibilizadas no Microsoft Teams irão refletir as disciplinas que estão cadastradas no SIA (Para cadastrar as suas disciplinas acesse o SIA > Menu esquerdo > Acadêmico > Renovação de Matrícula. Caso exista alguma divergência, será necessário que você faça primeiro o ajuste no portal. Caso você já tenha feito o cadastro e o erro permaneça, será necessário abrir um requerimento (Menu esquerdo > Atendimento > Requerimento > Novo > Currículo/Aula/Horário > Solicitação/Alteração Grade de horário.

Sugerimos avaliar a sua internet e se for o caso reiniciar o seu acesso. O Microsoft Teams é um aplicativo de domínio público e por isso pode sofrer intermitências. Se for o caso tente um pouco mais tarde. Nâo se preocupe, suas aulas ficarão gravadas.

Sim. O Microsoft Teams pode ser baixado via computador, Android e IOS.

Instabilidade na conexão e sobrecargas temporárias. Sugestão de ação: limpeza de cache, atualização ou mudança de navegador.

Agora as suas aulas poderão ser acessadas diretamente via Mircrosoft Teams. Você deverá baixar o aplicativo no seu computador, no Androi ou IOS.

Enviamos o manual de acesso para o seu e-mail cadastrado no campus virtual. O mesmo também está disponibilizado nas nossas redes oficiais.

Todas as aulas disponibilizadas no Microsoft Teams irão refletir as disciplinas que estão cadastradas no SIA (Para cadastrar as suas disciplinas acesse o SIA > Menu esquerdo > Acadêmico > Renovação de Matrícula. Caso exista alguma divergência, será necessário que você faça primeiro o ajuste no portal. CAso você já tenha feito o cadastro e o erro permaneça, será necessário abrir um requerimento (Menu esquerdo > Atendimento > Requerimento > Novo > Currículo/Aula/Horário > Solicitação/Alteração Grade de horário.

 

Dúvidas Acadêmicas

Compilamos algumas perguntas sobre este tema.

Passamos por uma mudança abrupta no formato de ensino com o objetivo de dar prosseguimento às aulas com o menor impacto possível, o que envolve novos investimentos e recursos tecnológicos. Dessa forma, os valores das mensalidades serão mantidos. Entendemos que essa é uma situação difícil e estamos fazendo o possível para apoiar os nossos alunos e minimizar qualquer prejuízo acadêmico nesse momento. Nosso objetivo é o de suportar os que estiverem em situação de desemprego ou de redução da receita familiar em função da crise. Para isso, a Estácio oferece programas financeiros. Você pode consultar os editais e mais informações em portal.estacio.br.

O vestibular neste período é online. Não se preocupe. Você pode reagendar através do Campus Virtual do Candidato, basta acessar com sua inscrição e reagendar.

Você pode enviar toda documentação pelo site (CVC - Portal do Candidato), disponível em https://portaldocandidato.estacio.br/Login.aspx?ReturnUrl=%2f.

Os conteúdos disponibilizados serão os dos planos de ensino e plano de aula do semestre, regularmente. As disciplinas seguirão o seu ritmo normal do semestre, com o conteúdo de cada aula.

A presença será apurada levando em consideração a participação nas aulas e nas atividades da disciplina (trabalhos, fóruns, casos concretos, etc). Casos pontuais deverão ser tratados diretamente com o professor.

Todas as aulas de disciplinas presenciais serão online e ao vivo, respeitando a carga horária e a duração normal da aula. As aulas serão expositivas e diferentes metodologias de ensino serão utilizadas (estudos de caso, debates, fóruns, etc), à critério do professor. Todos os alunos poderão participar e interagir normalmente.

Sim, todos os alunos receberão o tutorial.

Pensando na acessibilidade dos seus alunos, a Estácio estabeleceu parcerias com planos especiais com as operadoras Vivo e Oi. Acesse portaldoaluno.br/clubedoaluno.

Neste caso você poderá entrar em contato com a sua unidade através do telefone disponível para emergência, disponível nesta página. Vamos ouvir seu caso e tentar ajudar como pudermos.

Neste caso você poderá entrar em contato com a sua unidade através do telefone disponível para emergência, disponibilizamos aqui nesta página. Vamos ouvir seu caso e tentar ajudar como pudermos.

Não. Durante o período de isolamento, todas as provas para modalidade presencial, serão on-line. Cada professor irá divulgar como será a metodologia da avaliação de cada disciplina.

Sim, a sua experiência será igual a presencial, com acesso as aulas através do Microsoft Teams e possibilidade de gravação das aulas.

Sim, a presença será apurada pela participação nas aulas e em todas as atividades acadêmicas propostas para os alunos (atividades, fóruns, chats, casos concretos, etc).

Aguarde seu professor entrar no link. Caso demore muito, verifique com algum colega seu de turma se as aulas estão acontecendo. Se ainda assim o professor não estiver presente, entre em contato com o coordenador do seu curso.

Aguarde, todos estão se adaptando ao novo cenário de aprendizado. Ele te responderá assim que possível! Os contatos com seu professor podem ser feitos através das mensagens trocadas via teams pelo chat e no SAVA, no icone mensagens.

Por determinação da OMS, todas as Unidades e Polos estão com as atividades suspensas. Para informações sobre atividades presenciais em unidades, acesse a landing portal.estacio.br/plantaocoronavirus/ e verifique os telefones de contato emergenciais de cada unidade / polo.

Caso você tenha práticas laboratoriais, pedimos para que você aguarde até receber um e-mail informando sobre as mesmas. Caso o seu Flex possua aula presencial, você deverá acessá-la via Microsoft Teams.

Os materiais serão disponibiizados pelos professores de acordo com a necessidade de cada disciplina.

A Estácio desenvolveu uma conexão direta com o sistema da CEF – Caixa Econômica Federal para utilizar o uso do auxilio emergencial para pagamento de sua mensalidade através do Campus Virtual – sem necessidade de cartão de crédito usando apenas o cartão virtual do banco.

Como gerar meu cartão de débito virtual da Caixa?
Passo 1: Acesse o internet banking, APP Caixa ou Caixa TEM;
Passo 2: Clique na opção Cartões - Cartão de débito virtual;
Passo 3: Após o cartão gerado, obtenha o número completo do cartão, a validade e o código de segurança dinâmico.

Como utilizar esse meio de pagamento para quitar minha mensalidade?
- Acesso o Campus Virtual (S.I.A - Portal do Aluno);
- Selecione o menu >financeiro>Informações financeiras;
- Escolha a forma de pagamento: cartão de débito virtual da Caixa;
- Preencha os dados do cartão: número, nome do titular, validade (mês e ano), CVV e CPF;
- Clique em continuar e finalize a operação.

 

Dúvidas do curso de Medicina

Compilamos algumas perguntas sobre este tema.

Acesse o site https://teams.microsoft.com > Insira seu e-mail e senha > na página teams, localize equipe ou pessoas.

Passo 1 - Todos os usuários para acesso de todos os alunos foram criados e possuem o padrão (matrícula)@alunos.estacio.br . Sua senha de acesso será os seis primeiros números do seu CPF + @ + as duas primeiras letras do seu nome, sendo a primeira em maiúsculo.

Passo 2 - Caso você tenha acessado o passo anterior (passo 1) e não tenha dado certo, acesse o site do SIA (sia.estacio.br) > acesse o menu e-mail/cadastro > na página informada crie uma senha para o e-mail indicado, conforme orientação. Caso nenhuma das duas alternativas dê certo, comunique ao seu professor ou coordenador de curso. Não esqueça de informar a sua matrícula.

Caso já possua um número de matrícula, siga os passos 1 ou 2. Caso não tenha sucesso, procure o coordenador do seu curso.

Contacte o seu professor e peça para ele te mandar o link da aula, você conseguirá acessar pelo seu navegador como um convidado. Assim você não perde nenhum conteúdo enquanto seu problema é resolvido.

Converse com o professor das disciplinas que você esta regularmente matriculado no SIA, ele poderá te colocar nas turmas no teams, ou converse com seu coordenador de período que também poderá te ajudar com este procedimento.

Utilize os canais de comunicação divulgados pela sua unidade para entrar em contato com o suporte local que eles irão te auxiliar. Você também pode consultar o tutorial de acesso ao Microsoft Teams no seu campus virtual.

Sempre que seu professor gravar uma aula, ela ficará disponível no chat da turma, basta clicar para acessar.

Sim, trataremos cada caso individualmente através de requerimento do SIA. Procure o seu coordenador para maiores informações, ele vai te ajudar a entender se você está elegível às condições e também como proceder com a sua solicitação para antecipar sua colação.

 

Programa Estácio com Você

Compilamos algumas perguntas sobre este tema.

O Programa “Estácio com você” visa estimular a continuidade dos estudos de seus alunos e apoiar as famílias que tenham sofrido relevante perda econômica, em especial as de menor renda, devido à crise deflagrada pelo Novo Corona Vírus - COVID 19.

O beneficio foi iniciado em abril para alunos do RJ e a partir de maio demais Estados e alunos de Medicina. Para ser elegível o aluno deve estar matriculado e/ou renovado no 1º semestre letivo de 2020.1 nos cursos de graduação da Estácio, incluindo Medicina, e não ser beneficiado pelo seguro estudantil. Para mais informações consulte o regulamento disponível em portal.estacio.br.

Através de requerimento no SIA atendimento>requerimento>novo, basta selecionar a categoria Financeiro/Financiamento/Bolsa e o tipo de requerimento - Estácio com Você. Importante anexar todos os documentos que comprovem a situação financeira, se atentar que todos os campos devem ser preenchidos e descrever com o máximo de detalhe o campo "Conte a Sua História". Para maiores informações, consulte o regulamento em estacio.br/regulamentos.

ALUNOS ESTADO DO RJ > Através do requerimento a Estácio avaliará as solicitações em 3 ciclos mensais:
• 1º mês: até dia 20/04;
• 2º mês: de 21/04 a 20/05;
• 3º mês: 21/05 a 20/06.

ALUNOS DEMAIS ESTADOS & MEDICINA > Através do requerimento a Estácio avaliará as solicitações em 2 ciclos mensais:
• 1º Ciclo: de 21/04 a 20/05;
• 2º mês: 21/05 a 20/06.

Observação: As solicitações recebidas serão respondidas em até 20 dias após a data final de cada ciclo. Nela, informaremos sobre a sua aprovação ou não do benefício. Para mais informações consulte o regulamento disponível em portal.estacio.br.

Sim. Se o total de benefícios for preenchido antes do último ciclo de avaliação, o ciclo de avaliação poderá ser cancelado. Critérios de desempate: será avaliado o histórico de adimplência do aluno. Para mais informações consulte o regulamento disponível em portal.estacio.br.

No caso de trancamento, cancelamento ou abandono do curso; Desrespeito aos termos do Contrato de Prestação de Serviços junto à Estácio; E a apresentação de documentos e informações falsas para a obtenção das vantagens.

Os boletos elegíveis ao programa Estácio com Você são todos a partir do dia 18 de março de 2020. O mesmo será avaliado em até 20 dias após o final de cada ciclo e no caso de deferido o benefício será aplicado ao boleto. No caso de requerimento indeferimento, será necessário o pagamento do boleto com os devidos ajustes. Para mais informações consulte o regulamento disponível em portal.estacio.br.

Sim. No entanto, eles não são cumulativos. Em cada ciclo, o aluno poderá solicitar apenas um dos benefícios. Em cada avaliação, o aluno pode ser contemplado para uma ou mais mensalidades. Os benefícios serão concedidos mensalmente de acordo com os critérios do regulamento. OBS: O Programa é intransferível, assim como, em nenhuma hipótese, haverá compensação financeira. Não sendo o benefício utilizado no período indicado, o mesmo será perdido. Para mais informações consulte o regulamento disponível em portal.estacio.br.

Não. Todas as ofertas firmadas até o final do curso serão mantidas. Para mais informações consulte o regulamento disponível em portal.estacio.br.

Todos os documentos que possam comprovar perda de renda, exemplo: rescisão de contrato de trabalho, baixa na carteira de trabalho, IRPF, pagamento de INSS definido como autonômo, declaração de MEI e qualquer outro documento que comprove sua situação econômica diante da crise.

Todos os requerimentos foram analisados individualmente, os casos considerados como indeferidos não tiveram evidências necessárias para avaliação ou estão incompletos.

É possível análise abrindo um novo requerimento. Orientamos considerar o período do próximo ciclo e inserir todos os documentos que possam comprovar perda de renda. Importante se atentar que todos os campos devem ser preenchidos e descrever com o máximo de detalhes o campo "conte sua história".

Neste caso, para o boleto de abril o aluno será isento de juros e multa. Basta negociar a emissão de novo boleto no portal recupera. Basta acessar SIA > Menu Financeiro > Opção Simulador de Negociação.

Basta consular no SIA em Atendimento > Requerimento > Consulta.

Os boletos terão os vencimentos alterados para o mesmo mês do boleto de renovação. Após efetuar o pagamento da renovação da matrícula, o status do boleto em aberto muda para isento ou você terá um novo boleto com desconto concedido e data atualizada.

Os boletos elegíveis ao programa Estácio com Você são todos a partir do dia 18 de março de 2020. O mesmo será avaliado em até 20 dias após o final de cada ciclo e no caso de deferido o boleto em aberto terá a data de vencimento prorrogada para o mês do vencimento da renovação de matricula, quando renovar o status do boleto em aberto será alterado para "isento", vale lembrar que o beneficio será concedido mediante a renovação de matricula, caso o aluno não faça a renovação perderá o beneficio e terá que pagar o boleto que recebeu a isenção. No caso de requerimento indeferido, será necessário o pagamento do boleto com os devidos ajustes. Para mais informações consulte o regulamento disponível em portal.estacio.br.

Não. O benefício está condicionado a renovação da sua matrícula, caso o aluno não realize a renovação de sua matricula (2020.2), a isenção recebida no benefício será cancelada e terá que efetuar o pagamento do boleto. Para mais informações consulte o regulamento disponível em portal.estacio.br.