Infraestrutura

A Faculdade Estácio de Alagoinhas conta com um campus com amplas instalações para melhor atender ao desenvolvimento do acadêmico e proporcionar a máxima qualidade de ensino.

Infraestrutura

Auditório;
Wi-fi em todo o campus;
Biblioteca física e virtual;
Cabines de estudos;
Laboratórios de Habilidades e Simulações;
Ambientes climatizados;
Laboratórios de informática;
Lanchonete. 

 

AUDITÓRIO

A unidade dispõe de um Auditório com capacidade de 200 lugares. O Auditório é palco de seminários, palestras, congressos, conferências, trabalhos e outros eventos.


Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico – NAAP

O NAAP é um serviço oferecido ao estudante realizado para apoio a situações de dificuldade de acesso e permanência com êxito do estudante nos cursos de graduação.

A equipe é composta por dois psicólogos que acolhem e encaminham as demandas apresentadas pelo estudante ou equipe da instituição – docentes, funcionários.

O Núcleo também oferece apoio aos docentes e funcionários da Instituição.

Os atendimentos são realizados de modo síncrono presencial ou de forma remota, por agendamento. Para agendar um atendimento o estudante, o docente e o funcionário deverão entrar em contato pelo: Instagram do NAAP (naap.estacio.alagoinhas); Número de celular ou WhatsApp da Secretaria Acadêmica (75 9 9100 8336).

Local de atendimento presencial: Sala do NAAP – Primeiro andar.

Programa de interação acadêmica e profissional para construir uma visão empreendedora, facilitar a escolha da especialidade médica, e desenvolver soft skills para a gestão estratégica da carreira.

Saiba mais em: www.idomed.com.br

Contato:
Giovanna Santana Queiroz
giovanna.queiroz@estacio.br
Focal Idomed Carreiras

 

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

- Coordenação: Larissa de Mattos Oliveira
- Representante(s) do Corpo Docente: Larissa de Mattos Oliveira e Shirley Nascimento Costa Braga
- Representante(s) do Corpo Técnico-administrativo: Ana Cátia Monteiro Santos e Sofie Teles de Oliveira Silva
- Representante(s) do Corpo Discente: Daiane da Silva Santos e Laerte Lima Corrêa Filho
- Representante(s) da Sociedade Civil: Albertina Costa e Elisabete Pereira

O Programa de Avaliação Institucional, já consolidado na IES, retratado no presente relatório, atende aos três públicos: docentes, discentes e técnico administrativo da IES. Os resultados da avaliação permitem a oportunidade de reflexão crítica e propositiva, detecção de limitações e fragilidades, proporcionando, assim, que ações dinâmicas sejam fomentadas para o desenvolvimento institucional. A CPA, a cada etapa e consequentemente a cada ciclo de autoavaliação, elabora documentação com informações relacionadas a esse processo e juntamente com a comunidade acadêmica, acompanha os trabalhos dos Cursos e da IES para verificar a implantação das melhorias sugeridas e dos planos de ação, no sentido de efetivar e garantir os compromissos da IES para com a sociedade, notadamente durante esse período de pandemia. Assim, todos os resultados avaliativos (internos e externos) são ferramentas gerenciais para a evolução da IES e para o planejamento das ações de melhoria necessárias. Nessa direção, podemos indicar as recentes propostas de ações de melhorias advindas das análises da CPA: treinamento com os estudantes para melhor conhecimento e utilização da biblioteca virtual, treinamento do SIA e acesso e utilização do Teams com os alunos, treinamento sobre o atendimento virtual e atendimento telefônico (mais ativo e receptivo), orientação dos professores para esclarecerem para os discentes quais serão os critérios de avaliação de cada disciplina, reunião com os discentes sobre Atividades Acadêmicas Complementares/ Extensão/ Pesquisa, reunião com os discentes explicando os itens da Avaliação Institucional e expansão do acervo da biblioteca. Portanto, a Avaliação Institucional constitui-se em um processo permanente de elaboração de conhecimentos e de intervenção prática, que permite retroalimentar as diversas atividades da IES.

A autoavaliação é processo ativo na Faculdade Estácio de Alagoinhas, realizado através de programa eletrônico de avaliação para a participação da comunidade acadêmica. Um resumo desse Relatório, com as principais informações e resultados do processo de autoavaliação da IES é disponibilizado no site da IES (link da CPA). Uma cópia integral do Relatório é encaminhada pela CPA à Gestão da IES, à Sala dos Professores e à Biblioteca, de forma a assegurar o acesso aos resultados da autoavaliação por toda a comunidade acadêmica da IES.

 

  • Avaliações Internas - ISA – CURSO E IES

Como Síntese das avaliações Internas, apresentamos, no quadro abaixo, os resultados do ISA 2018, 2019, 2020 e 2021 (IES e Curso):

ISA – Índice de Satisfação dos Alunos - CURSOS

ISA – Índice de Satisfação dos Alunos - IES

O gráfico a seguir mostra o cenário do ISA e das avaliações dos discentes em relação ao corpo docente no último ano.

Índice de Satisfação do Aluno – Média Professor e ISA Geral da Faculdade Estácio de Alagoinhas-BA, no ano de 2021.

  • Síntese das Avaliações Externas – IES e Cursos – 2021

Tabela: Cursos – Portaria e CC do último ato Regulatório

Além da Autoavaliação Institucional, em reunião, a CPA optou por ampliar o processo de autoavaliação, produzindo um formulário no Google Forms, o qual foi divulgado aos membros da Comunidade acadêmica como um Canal de Comunicação Direta Com a CPA. A divulgação desse canal teve um amplo processo de divulgação com a facilidade de utilização por meio de um QR-Code, divulgado nos grupos de WhatsApp e nos murais da instituição e biblioteca.

O objetivo principal do Canal de Comunicação Direta com a CPA foi desenvolver um fluxo de informações a fim de permitir a inserção da crítica ou sugestão da comunidade acadêmica, para que esta seja acolhida pela CPA e encaminhada à Gestão Administrativa e Pedagógica, para os direcionamentos devidos.


PESQUISA

Entende-se por pesquisa e desenvolvimento todo o trabalho criativo, empreendido de forma sistemática, com o objetivo de aumentar o acervo de conhecimentos e o uso desses conhecimentos para desenvolver novas aplicações, tais como produtos ou processos novos ou tecnologicamente aprimorados (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, 2022).

Na instituição são desenvolvidos trabalhos de iniciação científica por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/IDOMED e do PIBIC/Estácio Alagoinhas

Para participar o estudante deve atentar aos editais anuais que são divulgados e publicados nas redes sociais e site da IES para submissão dos seus projetos.

Contato:
pesquisa.alagoinhas@estacio.br
Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Estácio de Alagoinhas


EXTENSÃO

Entende-se por Extensão na Educação Superior Brasileira a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa (Ministério da Educação e Cultura, Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018).

As atividades de Extensão podem ser desenvolvidas por meio de programas institucionais. Os editais anuais são divulgados e publicados nas redes sociais e site da IES para submissão dos projetos.

Contato:
extensao.alagoinhas@estacio.br
Coordenação de Extensão da Faculdade Estácio de Alagoinhas

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Faculdade Estácio IDOMED Alagoinhas promove anualmente ações de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Pelo 4° ano consecutivo, a IES garante o Selo de Instituição Socialmente Responsável, emitido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), cuja objetivo principal é realizar ações que envolvam instituição e comunidade local.

Para exemplificar, são realizadas ações com os discentes da área de saúde, promovendo iniciativas que contemplem as necessidades da população local, bem como ações de respeito ao meio ambiente e de voluntariado, por meio de doações de itens de diversas naturezas, tudo com o apoio e supervisão dos colaboradores docentes, administrativos e gestão local.


OUVIDORIA ESTÁCIO

A Ouvidoria é um canal de comunicação de nível recursal, que tem por objetivo realizar a análise das manifestações de forma isenta e imparcial.

Com a sua solicitação em mãos, o Ouvidor poderá esclarecer, justificar ou reformar uma decisão adotada pela Instituição. E tenha certeza que tudo será analisado com o mais absoluto cuidado.

Para alunos e ex-alunos:

Através do Campus Virtual – SIA > Menu > Atendimento > Ouvidoria.

Para demais públicos:

Através do formulário disponível no Portal Estácio em: http://portal.estacio.br/quem-somos/ouvidoria/

Para mais informações, acesse nossa cartilha:
Cartilha Ouvidoria