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PPI Projeto Pedagógico Institucional

As diretrizes Pedagógicas da ESTÁCIO EUROPAN se traduzem por um conjunto de trabalho educativo, uma unidade de caráter funcional e intencional, que tem como condição prévia a determinação valorativa do educador e como objeto a mesma determinação ao educando. Tem que ser funcional e intencional, e ao mesmo tempo concebida com inteligência e responsabilidade; só assim, uma ação em si mesma, caracteriza-se como ação pedagógica.

O Projeto Pedagógico Institucional é o conjunto dos Planos Pedagógicos de cada curso, elaborados pelos coordenadores em parceria com os professores e que, no seu traduzem as ações e as práticas pedagógicas assim como o envolvimento e a articulação dos diversos setores que compõe a Instituição, na sua totalidade.

Na FACULDADE ESTÁCIO EUROPAN os conhecimentos estão voltados para o ensino, à aprendizagem e a pesquisa, enquanto elementos indissociáveis e fundamentais para a formação do atual profissional, tanto no momento da graduação quanto os estudos posteriores, como: cursos de extensão, de especialização, de pós-graduação, movidos pelo desejo de formar profissionais criativos dotados de conhecimentos sistematizados em base científica, filosófica, tecnológica e ética, buscando, a todo o momento, incentivar ações que contribuam para resultados satisfatórios na formação do aluno, como exemplo a biblioteca virtual com o propósito de ampliar as oportunidades de consultas para o aluno.

A identidade da Estácio Europan, como instituição de educação superior tem como missão produzir e tornar acessível à sociedade, por meio do educando e do educador, o conhecimento em todas as suas formas, capacitando-os como homens cidadãos, profissionais responsáveis, aptos a promoverem o progresso e o desenvolvimento da humanidade, construindo-se continuamente a partir dos referenciais ético-políticos.

A identidade ético-política que a Estácio Europan propõe, particularmente na formação profissional de seus alunos, deve refletir-se nos valores e nas atitudes que posicionam a comunidade acadêmica no contexto da sociedade.

A E Estácio Europan tem o compromisso de desenvolver um processo de produção de conhecimento que possibilite ao sujeito atuar na sociedade, compreendendo e levando a efeito o seu papel social. Essa identidade se manifesta, no caso do ensino, na forma como este é proposto (sempre relacionado com as outras dimensões), nos modelos de relação entre as pessoas e destas com o conhecimento, ou seja, no modo como são assimilados os valores democráticos e os conceitos de cidadania.

Este posicionamento é manifestado no modo de formação de indivíduos críticos, capazes de compreender o contexto histórico-cultural, de dar respostas às demandas sociais e de serem agentes de transformação na sociedade. O que se valora nas pessoas são as ações, sendo o conteúdo de valoração, não de ordem teórica, mas de ordem prática. Logo, o ético reside no âmbito das práticas humanas. As referências ético-políticas, devem embasar o planejamento e as ações institucionais, nesta IES, essas referências são:

 

  • Respeito à pessoa como indivíduo, cidadão e membro da Instituição, e como parte integrante das comunidades interna e externa;
  • Respeito à diversidade das culturas e de pensamento, assegurando o amor às diferenças, o entendimento e a convivência na diversidade;
  • Respeito à liberdade e apreço à tolerância, pelo exercício e pela defesa dos direitos permanentes da comunidade humana;
  • Compromisso com a missão e os objetivos da Instituição, privilegiando-os em detrimento de interesses particulares, individuais ou de grupos;
  • Busca permanente da inovação científico-tecnológica e cultural de forma criativa, competente e crítica, nos contextos regional, nacional e internacional;
  • Construção de novos conhecimentos científicos que respondam às demandas sociais, reafirmando o compromisso com a comunidade e, ao mesmo tempo, garantindo a necessária autonomia no exercício de sua função;
  • Busca da vinculação educação-trabalho-práticas sociais, de modo a permitir o desenvolvimento da sensibilidade pessoal e profissional de educandos e educadores, através de suas ações no meio social em que estão inseridos.
  • Busca constante da qualificação institucional, que permita inovar sempre, por meio dos recursos humanos, dos programas, das ações e da estrutura organizacional, não perdendo de vista sua identidade e seu caráter regional e comunitário.

 

Observadas estas referências, a credibilidade e a confiabilidade emergem como marcas da Instituição como presença indispensável no processo de desenvolvimento sustentado no conhecimento. O PPI, na íntegra, encontra-se disponível na biblioteca da IES.