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Projeto de Autoavaliação

Projeto de Autoavaliação enviado ao MEC - Parecer

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO CONTINUADA

A CPA, em consonância com as diretrizes da avaliação institucional que entende esse processo como um ciclo ininterrupto, apresenta, neste item, propostas de avaliação continuada para 2015, desta forma, com base na análise das dez dimensões discutidas neste relatório, é possível propor ações para alcançar os novos objetivos em 2015 para retomar os objetivos do ano anterior que ainda não foram concluídos e para dar continuidade aos objetivos que possuam ação permanente.

 

Objetivos (*)

Ações Previstas

Eixo 1

Utilizar os   resultados da Autoavaliação como instrumento de gestão.

Utilizar os   resultados da Autoavaliação como instrumento de gestão e acompanhar a   elaboração do novo PDI 2015 -2019.

 

 

 

 

 

 

 

Utilização   dos resultados da Autoavaliação como instrumento de gestão: análise dos   dados, elaboração dos planos e implementação de ações de melhoria decorrentes   dos resultados da avaliação interna.

Sistematização do   processo de elaboração dos planos de ação dos gestores (diretores e   coordenadores) com base nos resultados da Autoavaliação no que diz respeito à   unificação dos prazos de elaboração, entrega e divulgação em todos os campi.

 

Criar   procedimentos de divulgação dos resultados da autoavaliação.

Sistematização   dos processos de coleta de dados, critérios de análise e divulgação.

Criação de   escopo para divulgação dos dados pela internet.- Ação continua ;

 

EIXO 2 Dimensão 1 e Dimensão 3

No PDI desta IES estão declaradas as diretrizes e a   missão da Estácio- Europan: “Preparar cidadãos conscientes, criativos,   competentes e responsáveis que possam viver com dignidade e qualidade,   promovendo a auto-realização humana e o espírito empreendedor e contribuindo   para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social.” (p.12).

A   apresentação detalhada desses objetivos está disposta no PDI e são analisadas   no presente relatório de Autoavaliação que por sua vez possibilita a   verificação da realização de ações visando o alcance dos objetivos e   promovendo a melhoria contínua dos processos e a reformulação de estratégias,   metas, assim como criação de novos  indicadores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dimensão 3

Oferecer   atividades extracurriculares de impacto na comunidade e coerentes com as   políticas de responsabilidade social constantes dos documentos oficiais.

Fortalecer as   relações da IES com o setor público, o setor produtivo, o mercado de trabalho   e programas de inclusão social.

Relações da   IES com a sociedade: defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio   cultural.

 

 

 

Investimento   na infraestrutura dos laboratórios; ampliação da política de capacitação   docente e administrativa,   elaboração de projeto para divulgação dos resultados da avaliação externa;

Qualidade, consolidação do sistema de gestão administrativa   e acadêmica;

As ações realizadas visando melhorias nesta dimensão   foram produtivas, atendendo as expectativas dos profissionais, dentre elas:   divulgação da missão institucional, presente na maioria das reuniões com os   colaboradores e alunos como também nos murais dos departamentos administrativos,   pedagógicos e dos alunos, integração e socialização dos índices obtidos nas   autoavaliações propondo sugestões integradas para melhorias das fragilidades   e potencialidades.

Infraestrutura     Física

Projeto Laboratórios Cotia

299.846

Infraestrutura     Física

Segurança Predial      - Top 35

83.300

LABORATÓRIO

 

Projeto Expansão

LABORATÓRIO

234.171

Informática     e Telecom

 

INFORMÁTICA

E TELECOM

576

Biblioteca     Presencial

BIBLIOTECA

29.192

Biblioteca     Presencial

 

Projeto Expansão

BIBLIOTECA

19.800

 

 

 


Realizar ações pedagógicas e administrativas que   reconheçam o contexto educacional da instituição e suas necessidades;

Conhecer os diferentes contextos, trajetória e costumes da   comunidade local;

Realizar diversos programas voltados   paraa cidadania por meio de campanhas e projetos sociais;

Reestruturar   o setor que atende os projetos de Extensão –visitas técnicas.

 

EIXO 3

Dimensão 2

Desenvolver   práticas de investigação científica.

Implementar as políticas institucionais de extensão.

 

 

 

 

Implementação de pós-graduação presencial; promover e   manter os cursos de Pós-graduação em lato   sensu por meio de políticas para expansão.

Incentivar atividades complementares propostas pelo curso,   como: oficinas, cursos, grupos de estudo, palestras, visitas;

Incentivar ações que estimulem a participação discente nos projetos   de extensão (cursos, eventos e publicações) e investimento ;

Incentivo e práticas de pesquisas e publicações de artigos;

 

Aspectos didático-pedagógicos, do Ensino de   Graduação; Curso de Gestão de RH

O resultado do ENADE, com   conceitos abaixo de 3,0, foi foco de estudo e debate por parte dos   professores, coordenadores, CPA e NDE e medidas foram planejadas e   implementadas em 2013.2 com ações continuadas para 2014.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualização dos cursos ao   mercado e às diretrizes curriculares e ao perfil socioeconômico e   profissional do alunado.  Com foco   nesse objetivo foi fundamental a articulação do desenvolvimento do currículo   à distribuição do material didático gratuito (que possibilita o acesso a toda   a bibliografia do curso) e a implantação da Biblioteca Virtual.

Ambos projetos aportam   contribuições significativas ao processo de ensino-aprendizagem,   principalmente no que diz respeito à ampliação de oportunidades de acesso ao conhecimento   e à organização nos estudos do corpo discente.

Palestras, seminários e fóruns   para participação de publicações;

 

Dimensão 4 e 9

Identificar e compartilhar  as formas de aproximação efetiva entre IES e   sociedade,  melhoria das condições de   vida da comunidade, ao demostrar  com   ela o saber que produz e as informações que detém. A avaliação desta dimensão   visa a obter conhecimento da política de comunicação, que envolve projetos   existentes, procedimentos, canais de comunicação e processos de acompanhamento   e avaliação existentes assim como conhecer o alcance da divulgação da   instituição.

Criar e divulgar email da CPA, para aumentar divulgação e   comunicação:

cpa.estacioeuropan@estacio.br

 

Aprimoramento e qualidade no atendimento   aos discentes da IES  é, oportunidades de estágios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As ações de comunicação praticadas pela ESTÁCIO EUROPAN visando à comunidade, buscam  coerência com o PDI, uma vez que consideram   a  importância da parceria entre   instituição e sociedade,pressupondo    que  essa relação proporciona   ganhos institucionais, seja por meio de estágios, visitas ou até mesmo por   meio da prestação de serviços.  Tais ações   são continuas.

 

 

Ações de apoio de   desenvolvimento acadêmico aos discentes e destacam se entre elas  o nivelamento e o transporte gratuito para   garantir o deslocamento de seus estudantes;

Melhor aproveitamento do S.I.A. (capacitação dos colaboradores para uso   da ferramenta (S.I.A.)

Oficinas com orientações aos alunos ingressantes  para o uso do sistema, favorecimento para a realização de   cursos de formação continuada;

Atendimento,   organização de horário e plantões de atendimento, novo layout da secretaria permite melhorias na triagem e ampliação de   autoatendimento

Desenvolvimento de trabalhos em parceria com coordenadores dos cursos   de gestão para mapear os processos internos,oportunidades de empregos e   Estágios;

Eixo 4

Dimensão 5,6 e 10

As políticas de pessoal, de   carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu   aperfeiçoamento, seu desenvolvimento profissional e as condições de trabalho praticadas pela Instituição estão coerentes   com o PDI, obtendo como objetivo principal a manutenção e continuidade ao   incentivo da realização de ações neste proposta e implementadas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ações implementadas como: concessão de bolsa de estudos, incentivo aos cursos de formação   continuada, seminários, atividades de capacitação docente e   técnico-administrativa. Estas políticas demonstram alterações progressivas alinhadas às necessidades de   atualização e crescimento da IES, modificações que, após parecer dos   Conselhos Superiores, serão incorporadas ao novo PDI e constituem em ações   contínuas em 2013 e 2014.

Plano de   Carreira: a constante preocupação da Instituição em   aperfeiçoar todos os mecanismos e ações de progresso do corpo docente e   técnico-administrativo demonstra seu interesse em elevar a qualidade e o   comprometimento da Instituição com as pessoas. Oferece programas de atualização constante   como o Fórum Docente, Piq (Programa de Incentivo à Qualificação Docente) e   a  Remuneração Variável  para professores que se destacaram no seu   desempenho.

 

 

 

 

 

 

Dimensão 6

Melhor aproveitamento,   interação com ambiente virtual e apoio pedagógico, como programa Gabaritando:

 

 

 

As ações dos colegiados de   curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) efetivaram várias ações com   vistas à melhoria do curso e melhor aproveitamento pedagógico dos alunos,   tais como: implantação da nova grade que inclui as atividades estruturadas e   material didático gratuito, orientações sobre a utilização da Biblioteca   Virtual

Dimensão 10

Verifica-se adequação entre a   proposta de desenvolvimento da IES, incluindo-se a captação de recursos, e o   orçamento previsto, a compatibilidade entre cursos oferecidos e as verbas e   os recursos disponíveis, e existe controle entre as despesas efetivas e as   referentes às despesas correntes, de capital e de investimento.

 

EIXO 5

Dimensão 7

A CPA considera que a infraestrutura física da IES,   especialmente a de ensino e pesquisa, biblioteca, recursos de informação e   comunicação, está coerente com a especificada no PDI e que, portanto, atende   o referencial de mínimo de qualidade.

 

 

 

 

Aquisição de equipamentos e de   expansão, conservação do espaço físico, necessárias à adequada implementação   dos programas de ensino, pesquisa e extensão.

Em 2014 foram investidos nos   respectivos projetos :

  • Infraestrutura Física : Projetos          Laboratórios
  • Segurança Predial Top 35
 
  • Projeto Expansão Laboratório;
  • Informática e Telecom
  • Biblioteca Presencial;
  • Projeto Expansão Biblioteca          Presencial

 

 
   
   
   
   

Ações como; identificar os   problemas estruturais, facilitar e melhorar o atendimento ao aluno, captação,   manter a permanência dos alunos estão articuladas ao atendimento das necessidades   orçamentárias e garantia da segurança das operações financeiras visando ao   cumprimento da Missão da Instituição.

Os Investimentos realizados nos   projetos comprovam o comprometimento da IES com a Dimensão, com ações   continuadas para o próximo ano.

 
 
 
 
 
 

 

(*) Objetivos e ações  integram  parte do processo de continuidade da proposta de 2014.