Objetivos (*)
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Ações Previstas
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Eixo 1
Utilizar os resultados da Autoavaliação como instrumento de gestão.
Utilizar os resultados da Autoavaliação como instrumento de gestão e acompanhar a elaboração do novo PDI 2015 -2019.
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Utilização dos resultados da Autoavaliação como instrumento de gestão: análise dos dados, elaboração dos planos e implementação de ações de melhoria decorrentes dos resultados da avaliação interna.
Sistematização do processo de elaboração dos planos de ação dos gestores (diretores e coordenadores) com base nos resultados da Autoavaliação no que diz respeito à unificação dos prazos de elaboração, entrega e divulgação em todos os campi.
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Criar procedimentos de divulgação dos resultados da autoavaliação.
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Sistematização dos processos de coleta de dados, critérios de análise e divulgação.
Criação de escopo para divulgação dos dados pela internet.- Ação continua ;
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EIXO 2 Dimensão 1 e Dimensão 3
No PDI desta IES estão declaradas as diretrizes e a missão da Estácio- Europan: “Preparar cidadãos conscientes, criativos, competentes e responsáveis que possam viver com dignidade e qualidade, promovendo a auto-realização humana e o espírito empreendedor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social.” (p.12).
A apresentação detalhada desses objetivos está disposta no PDI e são analisadas no presente relatório de Autoavaliação que por sua vez possibilita a verificação da realização de ações visando o alcance dos objetivos e promovendo a melhoria contínua dos processos e a reformulação de estratégias, metas, assim como criação de novos indicadores.
Dimensão 3
Oferecer atividades extracurriculares de impacto na comunidade e coerentes com as políticas de responsabilidade social constantes dos documentos oficiais.
Fortalecer as relações da IES com o setor público, o setor produtivo, o mercado de trabalho e programas de inclusão social.
Relações da IES com a sociedade: defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
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Investimento na infraestrutura dos laboratórios; ampliação da política de capacitação docente e administrativa, elaboração de projeto para divulgação dos resultados da avaliação externa;
Qualidade, consolidação do sistema de gestão administrativa e acadêmica;
As ações realizadas visando melhorias nesta dimensão foram produtivas, atendendo as expectativas dos profissionais, dentre elas: divulgação da missão institucional, presente na maioria das reuniões com os colaboradores e alunos como também nos murais dos departamentos administrativos, pedagógicos e dos alunos, integração e socialização dos índices obtidos nas autoavaliações propondo sugestões integradas para melhorias das fragilidades e potencialidades.
Infraestrutura Física
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Projeto Laboratórios Cotia
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299.846
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Infraestrutura Física
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Segurança Predial - Top 35
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83.300
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LABORATÓRIO
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Projeto Expansão
LABORATÓRIO
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234.171
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Informática e Telecom
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INFORMÁTICA
E TELECOM
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576
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Biblioteca Presencial
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BIBLIOTECA
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29.192
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Biblioteca Presencial
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Projeto Expansão
BIBLIOTECA
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19.800
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Realizar ações pedagógicas e administrativas que reconheçam o contexto educacional da instituição e suas necessidades;
Conhecer os diferentes contextos, trajetória e costumes da comunidade local;
Realizar diversos programas voltados paraa cidadania por meio de campanhas e projetos sociais;
Reestruturar o setor que atende os projetos de Extensão –visitas técnicas.
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EIXO 3
Dimensão 2
Desenvolver práticas de investigação científica.
Implementar as políticas institucionais de extensão.
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Implementação de pós-graduação presencial; promover e manter os cursos de Pós-graduação em lato sensu por meio de políticas para expansão.
Incentivar atividades complementares propostas pelo curso, como: oficinas, cursos, grupos de estudo, palestras, visitas;
Incentivar ações que estimulem a participação discente nos projetos de extensão (cursos, eventos e publicações) e investimento ;
Incentivo e práticas de pesquisas e publicações de artigos;
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Aspectos didático-pedagógicos, do Ensino de Graduação; Curso de Gestão de RH
O resultado do ENADE, com conceitos abaixo de 3,0, foi foco de estudo e debate por parte dos professores, coordenadores, CPA e NDE e medidas foram planejadas e implementadas em 2013.2 com ações continuadas para 2014.
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Atualização dos cursos ao mercado e às diretrizes curriculares e ao perfil socioeconômico e profissional do alunado. Com foco nesse objetivo foi fundamental a articulação do desenvolvimento do currículo à distribuição do material didático gratuito (que possibilita o acesso a toda a bibliografia do curso) e a implantação da Biblioteca Virtual.
Ambos projetos aportam contribuições significativas ao processo de ensino-aprendizagem, principalmente no que diz respeito à ampliação de oportunidades de acesso ao conhecimento e à organização nos estudos do corpo discente.
Palestras, seminários e fóruns para participação de publicações;
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Dimensão 4 e 9
Identificar e compartilhar as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, melhoria das condições de vida da comunidade, ao demostrar com ela o saber que produz e as informações que detém. A avaliação desta dimensão visa a obter conhecimento da política de comunicação, que envolve projetos existentes, procedimentos, canais de comunicação e processos de acompanhamento e avaliação existentes assim como conhecer o alcance da divulgação da instituição.
Criar e divulgar email da CPA, para aumentar divulgação e comunicação:
cpa.estacioeuropan@estacio.br
Aprimoramento e qualidade no atendimento aos discentes da IES é, oportunidades de estágios.
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As ações de comunicação praticadas pela ESTÁCIO EUROPAN visando à comunidade, buscam coerência com o PDI, uma vez que consideram a importância da parceria entre instituição e sociedade,pressupondo que essa relação proporciona ganhos institucionais, seja por meio de estágios, visitas ou até mesmo por meio da prestação de serviços. Tais ações são continuas.
Ações de apoio de desenvolvimento acadêmico aos discentes e destacam se entre elas o nivelamento e o transporte gratuito para garantir o deslocamento de seus estudantes;
Melhor aproveitamento do S.I.A. (capacitação dos colaboradores para uso da ferramenta (S.I.A.)
Oficinas com orientações aos alunos ingressantes para o uso do sistema, favorecimento para a realização de cursos de formação continuada;
Atendimento, organização de horário e plantões de atendimento, novo layout da secretaria permite melhorias na triagem e ampliação de autoatendimento
Desenvolvimento de trabalhos em parceria com coordenadores dos cursos de gestão para mapear os processos internos,oportunidades de empregos e Estágios;
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Eixo 4
Dimensão 5,6 e 10
As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, seu desenvolvimento profissional e as condições de trabalho praticadas pela Instituição estão coerentes com o PDI, obtendo como objetivo principal a manutenção e continuidade ao incentivo da realização de ações neste proposta e implementadas
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Ações implementadas como: concessão de bolsa de estudos, incentivo aos cursos de formação continuada, seminários, atividades de capacitação docente e técnico-administrativa. Estas políticas demonstram alterações progressivas alinhadas às necessidades de atualização e crescimento da IES, modificações que, após parecer dos Conselhos Superiores, serão incorporadas ao novo PDI e constituem em ações contínuas em 2013 e 2014.
Plano de Carreira: a constante preocupação da Instituição em aperfeiçoar todos os mecanismos e ações de progresso do corpo docente e técnico-administrativo demonstra seu interesse em elevar a qualidade e o comprometimento da Instituição com as pessoas. Oferece programas de atualização constante como o Fórum Docente, Piq (Programa de Incentivo à Qualificação Docente) e a Remuneração Variável para professores que se destacaram no seu desempenho.
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Dimensão 6
Melhor aproveitamento, interação com ambiente virtual e apoio pedagógico, como programa Gabaritando:
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As ações dos colegiados de curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) efetivaram várias ações com vistas à melhoria do curso e melhor aproveitamento pedagógico dos alunos, tais como: implantação da nova grade que inclui as atividades estruturadas e material didático gratuito, orientações sobre a utilização da Biblioteca Virtual
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Dimensão 10
Verifica-se adequação entre a proposta de desenvolvimento da IES, incluindo-se a captação de recursos, e o orçamento previsto, a compatibilidade entre cursos oferecidos e as verbas e os recursos disponíveis, e existe controle entre as despesas efetivas e as referentes às despesas correntes, de capital e de investimento.
EIXO 5
Dimensão 7
A CPA considera que a infraestrutura física da IES, especialmente a de ensino e pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, está coerente com a especificada no PDI e que, portanto, atende o referencial de mínimo de qualidade.
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Aquisição de equipamentos e de expansão, conservação do espaço físico, necessárias à adequada implementação dos programas de ensino, pesquisa e extensão.
Em 2014 foram investidos nos respectivos projetos :
- Infraestrutura Física : Projetos Laboratórios
- Segurança Predial Top 35
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- Projeto Expansão Laboratório;
- Informática e Telecom
- Biblioteca Presencial;
- Projeto Expansão Biblioteca Presencial
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Ações como; identificar os problemas estruturais, facilitar e melhorar o atendimento ao aluno, captação, manter a permanência dos alunos estão articuladas ao atendimento das necessidades orçamentárias e garantia da segurança das operações financeiras visando ao cumprimento da Missão da Instituição.
Os Investimentos realizados nos projetos comprovam o comprometimento da IES com a Dimensão, com ações continuadas para o próximo ano.
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