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Histórico da CPA

Para atingir os objetivos estabelecidos para a Avaliação Institucional Interna, a Faculdade Estácio Montessori de Ibiúna, por meio da CPA, instituiu um processo de forma integrada, principalmente, ampliando sua abrangência, conforme a proposta do SINAES. Especificamente em seu artigo 3°, a lei 10.861, de 14 de abril de 2004, estabelece as dimensões que devem ser o foco da Avaliação Institucional Interna e que garantem, simultaneamente, a unidade do processo avaliativo em âmbito nacional, bem como a especificidade de cada instituição.

 

A Faculdade Estácio Montessori de Ibiúna, entendendo a importância da reflexão crítica, adotou o estudo dessas dimensões, uma metodologia coerente com os objetivos institucionais, e de caráter permanente, sistêmico, participativo, objetivo e criativo. As atividades da CPA vêm ganhando espaço nas últimas avaliações, superando as metas estabelecidas, com esse trabalho de conscientização os alunos e professores participam efetivamente do processo de avaliação.

Ações Permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
  • Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
  • Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet). 
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção do site da CPA.