A Faculdade Estácio Euro-Panamericana de Humanidades e Tecnologias –Europan é uma Instituição Privada de Ensino Superior com fins lucrativos, com sede na Rua Howard Archibal Acheson Junior, 393, situada no Município de Cotia, Estado de São Paulo. A partir de 18 de novembro de 2010, conforme portaria nº 1924 da Secretaria de Educação Superior, esta IES passa denominar-se FACULDADE ESTÁCIO EURO-PANAMERICANA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIA EUROPAN.
Esta IES, mantida pelo Instituto Euro-Latino-Americano de Cultura e Tecnologia S/C Ltda. - EUROLAM, teve aprovada a transferência de mantença para a mantenedora adquirente IREP Sociedade de Ensino Superior, Médio e Fundamental Ltda. (545) – CNPJ 02.608.755/0001-07. (Portaria Nº 248, de 6 de julho de 2011).
A unificação do nome da IES deu-se mediante a necessidade de ampliação dos subsídios da instituição, referentes aos aspectos acadêmicos e administrativos e funcionais. Entende-se que a integração possibilita a melhoria na qualidade dos atendimentos de forma geral.
A avaliação institucional na Estácio Europan é entendida, conforme explicita o PDI como “um processo permanente, [...] e deve ser utilizada como um instrumento para identificar problemas, para corrigir erros e para introduzir as mudanças que signifiquem uma melhoria imediata da qualidade do ensino e da instituição” (p.104). O objetivo final da avaliação de resultados é a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Alicerçada nos princípios citados pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, a fim de promover a qualidade da educação superior; a orientação da expansão da sua oferta e o aumento permanente da sua eficácia, tais como a responsabilidade social com a qualidade da educação superior; o respeito à identidade, à missão e à história da Instituição; a continuidade do processo avaliativo como instrumento de política educacional para cada instituição e o sistema de educação superior em seu conjunto, a atual Autoavaliação Institucional passa a constituir parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) do Ministério da Educação.
A Instituição conta com 1271 alunos, dos quais 664 frequentam cursos de graduação bacharelada e 534 freqüentam os cursos de graduação tecnológica. Os cursos oferecidos pela IES em 2014 são:
Administração de Empresas
Ciências Contábeis
Comunicação Social
Sistema de Informação
Pedagogia
Licenciatura em Educação Física
CST em Gestão Ambiental
CST em Gestão Financeira
CST em Logística
CST em Marketing
CST em Processos Gerenciais
CST em Gestão de RH
Desenvolvimento
Dimensão 8
Objetivos do Projeto
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Ações Realizadas
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Resultados alcançados
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Fragilidades
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Potencialidades
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Eficácia no planejamento da autoavaliação nos aspectos referentes à: orientação do processo de aplicação, adesão e processo de divulgação dos resultados.
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Aplicação da avaliação para alunos e professores (semestral) e funcionários (anual).
Divulgação da realização da autoavaliação por meio de cartazes e comunicados em sala de aula efetivados pelos professores e representantes da CPA, esclarecimentos e orientações sobre os resultados disponibilizados no S.I.A, para melhor identificar as deficiências docentes;
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Melhorar a adequação da abrangência do processo avaliativo;
Ampliar a projeção das ações da CPA;
Suporte a análise dos resultados para os docentes;
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Aprimoramento no instrumento de coleta de dados.
A CPA iniciou discussões para análise e sugestões de alterações nas questões do instrumento de avaliação.
Possibilidade de ampliação dos limites de interferência do processo avaliativo no âmbito educacional. Caráter participativo, formativo e integrador do processo de autoavaliação.
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Consolidar a cultura avaliativa
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Elaboração do banner com os resultados da Autoavaliação e ações de melhoria, afixados nos campi.
Realização de reuniões com os representantes das classes;
Apresentação e esclarecimentos sobre os resultados do semestre;
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Manutenção da necessidade de melhorar o processo de divulgação dos resultados da Avaliação Institucional para toda a comunidade acadêmica e da Avaliação de Clima Organizacional, para colaboradores administrativos e docentes.
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Exposição de cartazes e banners contendo os gráficos correspondentes à avaliação
Sedimentação da cultura avaliativa, evidenciada pela participação dos alunos Europan 82 % e FAAC 75%e professores 100% no ano de 2014.
Divulgação dos dados da pesquisa e esclarecimentos sobre o ISA para os colaboradores;
Ampliação da divulgação por meio de reuniões com os coordenadores de curso para conhecimento dos resultados, divulgação dos resultados para os professores e alunos com exposição de cartazes contendo os gráficos correspondentes á avaliação.
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Melhorar o índice de adesão dos discentes à Avaliação Institucional Interna.
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Disponibilização de laboratórios na IES para a realização da Autoavaliação;
Facilidade de acesso no ambiente virtual;
Incentivo a campanha de sensibilização com maior antecedência: calouros nas aulas iniciais; cartazes no campus; intranet; reuniões com representantes de sala; e-mail marketing.
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Necessidade de manter atualizados o site e os banners com os resultados da avaliação institucional
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A participação dos alunos em 2014.1 foi de 82 % e 2014.2 80,0% e a participação dos docentes igual a 100%.
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Planejamento e ações acadêmico-administrativas a partir dos resultados das avaliações
Objetivos do Projeto
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Ações Realizadas
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RESULTADOS ALCANÇADOS
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Fragilidades
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Potencialidades
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Utilizar os resultados da Autoavaliação como instrumento de gestão.
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Utilização dos resultados da Autoavaliação como instrumento de gestão: análise dos dados, elaboração dos planos e implementação de ações de melhoria decorrentes dos resultados da avaliação interna.
Sistematização do processo de elaboração dos planos de ação dos gestores (diretores e coordenadores) com base nos resultados da Autoavaliação no que diz respeito à unificação dos prazos de elaboração, entrega e divulgação em todos os campi
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Necessidade de ampliar os momentos de acompanhamento dos planos dos gestores e coordenadores.
Necessidade contínua relacionar com rapidez a disponibilização de informações gerenciais e as perguntas da Autoavaliação, ocorrendo muitas vezes:
- Fragmentação das informações,
- Falta de tempo para discussão das informações advindas dos diferentes setores.
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A utilização dos resultados da Autoavaliação como instrumento de gestão está refletida nos procedimentos de elaboração do plano de metas e ações dos gestores, ao utilizar como subsídio a avaliação interna e o relatório final de Autoavaliação.
Os resultados obtidos nas avaliações são utilizados como subsídios para a atualização e acompanhamento contínuo do PDI,(política de capacitação docente e técnico-administrativo, política da pós-graduação, atendimento ao aluno.
A CPA tem entre suas metas o acompanhamento do PDI, essa análise e parecer é registrado anualmente no Relatório Integrado de Autoavaliação e postado no E-MEC. A CPA, participou da Comissão de Reformulação do PDI, que numa ação de construção coletiva elaborou o novo documento para vigência no período de 2012 até 2016.
Acompanhamento da elaboração dos planos de ação dos coordenadores e diretores de campus, bem como seu cumprimento
A Instituição acompanha o impacto dos resultados das avaliações com o propósito de aprimorar os projetos pedagógicos desenvolvidos pelos cursos.
Contínua ação de ampliação do conhecimento e análise das recomendações dos avaliadores externos como forma de aprimoramento.
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Dimensão 1
Objetivos do Projeto
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Ações Realizadas
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Resultados alcançados
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Fragilidades
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Potencialidades
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Implementar as metas propostas no PDI
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Divulgação da Missão Institucional para toda a comunidade.
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Em 2013.2 a divulgação dos resultados da avaliação externa tanto para alunos como para professores foi avaliada como uma fragilidade, para tanto em 2014 a ação tem acontecido continuamente .
Para tal reversão deve-se a políticas de conscientização e divulgação das avaliações externas juntamente ao corpo docente e discente, através de apresentações de resultados para os discentes e indicações de resultados nas salas dos docentes.
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Demonstração de interesse da comunidade acadêmica pela missão e objetivos presentes no PDI. Na pesquisa de clima organizacional realizada os colaboradores afirmaram conhecer a missão e os valores da empresa em Cultura e Valores. .
Realização de projetos (por exemplo, Trote solidário, Desfile social, ) com intenções e intervenções que incidem, ao mesmo tempo, sobre alunos, sobre professores e sobre a realidade da instituição, tendo como ponto de partida o contexto educacional.
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Divulgar a missão da Instituição para toda a comunidade acadêmica
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Elaborar planos de ação a partir da análise das avaliações internas e externas.
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Utilizar os resultados da autoavaliação como subsídios para a revisão do PDI.
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Divulgar a missão nos murais dos departamentos administrativos, pedagógicos e dos alunos em Banners pela unidade.
Reuniões entre coordenadores e representantes de sala sobre os resultados e esclarecimentos das avaliações externas;
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Dimensão 3
Objetivos do Projeto
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Ações Realizadas
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Resultados alcançados
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Fragilidades
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Potencialidades
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A IES em 2013 e 2014 manteve e a ampliou as ações, de responsabilidade social mantendo como focos de referência as políticas de inclusão social, incentivando e interagindo em todos os projetos apresentados com a comunidade, corpo docente e administrativo;
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Parcerias com instituições do setor público, produtivo e o mercado de trabalho, atividades em prol da defesa do meio ambiente, da memória cultural da produção artística, com visitas a comunidades indígenas, integração com ONGs e palestras.
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Aumentar a quantidade de projetos e parcerias envolvendo a participação da comunidade externa; Participar de projetos contínuos;
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As participações do e intervenções presentes nos projetos de ações sociais, culturais da FACULDADE ESTÁCIO EUROPAN incidem, ao mesmo tempo, sobre alunos, sobre professores e sobre a realidade da instituição.
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Dimensão 2
Objetivos do Projeto
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Ações Realizadas
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Resultados alcançados
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Fragilidades
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Potencialidades
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Oferecer novos cursos e implementar as políticas de ensino, pesquisa e extensão em conformidade com os documentos oficiais.
Favorecer as políticas institucionais para cursos de Graduação.
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Incentivar as ações acadêmicas que contribuam para resultados satisfatórios na formação dos alunos, e nos resultados das avaliações;
Atualizar constantemente os projetos pedagógicos dos cursos, com fundamento nas Diretrizes Curriculares Nacionais, nas demandas sociais, na evolução do conhecimento e em práticas pedagógicas contextualizadas;
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Necessidade de garantir a assiduidade dos professores nas reuniões do Núcleo Docente Estruturante (NDE), procurando deixar mais claro quais os objetivos, metas e encaminhamentos.
Esta fragilidade foi transformada em 2013.2 e 2014.1 em informativos, constantes na sala dos professores, apresentações em data shows e comunicados;
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Manutenção das atualização das tendências do mercado de trabalho nas diferentes áreas e criar condições mais favoráveis para a articulação entre conteúdos curriculares e saberes do aluno.
A análise dos resultados da avaliação institucional 20132 e 2014.1 permitiu identificar as potencialidades (as três questões avaliadas, pelos alunos, com os maiores índices nos conceitos “Extremamente Satisfeito”
Entrega e utilização do material pedagógico gratuito (tablet) o aluno possa consultar os livros adotados como bibliografia em diversas disciplinas.
Divulgação das ações de elaboração e divulgação dos planos de ensino e das grades curriculares;
Atualização eaceso à Biblioteca Virtual facilitando pesquisas;
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Dimensão 4
Objetivos do Projeto
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Ações Realizadas
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Resultados alcançados
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Fragilidades
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Potencialidades
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Consolidar as políticas de comunicação com a sociedade.
Atingir eficácia na comunicação interna e externa.
Implementar programas de apoio ao desenvolvimento acadêmico dos discentes.
Aprimorar as condições institucionais de atendimento aos discentes.
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Implantação do serviço de atendimento presencial previamente agendado pela internet no SIA, que abrange qualquer dúvida, questão ou providência desejada pelo aluno (atendimento acadêmico, financeiro e pedagógico, a ser realizado respectivamente pela secretaria, departamento financeiro e pela coordenação de curso). Capacitação do uso do sistema, divulgação, capacitação de todos os colaboradores da unidade;
Consolidar o serviço de ouvidoria, divulgando o serviço e intensificando a comunicação via e-mail com alunos interessados, de forma a melhorar a comunicação do aluno;
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Melhorar as condições de atendimento tanto na Secretaria quanto o atendimento a Requerimentos, já que ambos os quesitos aparecem como fragilidade nas avaliações institucionais.
Necessidade melhorar o processo de atualização do Cadastro de Informações Acadêmicas.
Necessidade de ações que ampliem a visibilidade da comunicação existente entre a IES e a sociedade.
Necessidade de ampliar o atendimento para os requerimentos acadêmicos e financeiros;
Aprimorar os procedimentos de matrícula.
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Informações acessíveis para os colaboradores, utilizando diversos meios, como murais, banners, intranet e reuniões administrativas.
No site destinado aos alunos, professores e comunidade externa, é concentrada a maioria das informações institucionais, tais como informações acadêmicas, cursos, eventos, atividades.
Acessibilidade da diretoria para atendimento pessoal.
Houve uma elevação no grau de satisfação dos alunos quanto à utilização do S.I.A., como pode ser verificado pela evolução dos índices atribuídos aos conceitos Satisfeitos .
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Aprimorar qualidade do atendimento ao aluno pela secretaria da unidade;
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Utilização frequente de canais de comunicação, como o S.I.A., “fale conosco” e SMS para alunos.
Publicação de banner nos ambientes acadêmicos enfatizando, principalmente, novas informações,
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Implantado o novo Portal do Aluno onde o aluno consulta com facilidade suas disciplinas realizadas e a realizar, notas, faltas, calendário acadêmico, projetos desenvolvidos no meio acadêmico, informações sobre a CPA, estágios, oportunidades de emprego, planos de ensino e de aulas, fóruns, chats, conteúdo de aulas e cursos on line (Gabaritando). Os acessos de requerimentos, boletos e segundas vias, documentos são disponíveis
Biblioteca Virtual
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orientações ou resultados.
Espaço da ouvidoria: meio importante de comunicação entre a IES e os alunos e colaboradores, é uma instância onde as pessoas podem encaminhar suas dúvidas, elogios, críticas e sugestões, possibilitando, desta forma, fortalecer e ganhar qualidade na convivência acadêmica. O ouvidor realiza os atendimentos em duas frentes: via internet http://portal.estacio.br e também por reuniões no campus, com horários agendados;
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Dimensão 9
Objetivos do Projeto
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Ações Realizadas
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Resultados alcançados
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Fragilidades
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Potencialidades
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Garantir a coerência das políticas de atendimento aos discentes com o estabelecido em documentos oficiais.
Implementar programas de apoio ao desenvolvimento acadêmico dos discentes.
Aprimorar as condições institucionais de atendimento aos discentes.
Acompanhar trajetória dos alunos egressos, manter vínculos por meio da criação de oportunidades de formação continuada e troca de experiências.
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Buscar eficiência do SIA: capacitação do uso do sistema, divulgação, capacitação de todos os colaboradores da unidade;
Consolidar o serviço de ouvidoria, divulgando o serviço e intensificando a comunicação via e-mail com alunos interessados, de forma a melhorar a comunicação do aluno;
Implantação do serviço de atendimento presencial previamente agendado pela internet no SIA, que abrange qualquer dúvida, questão ou providência desejada pelo aluno (atendimento acadêmico, financeiro e pedagógico, a ser realizado respectivamente pela secretaria, departamento financeiro e pela coordenação de curso).
Atendimento agendado ao discente.
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Qualidade do funcionamento administrativo / acadêmico do seu campus (Direção Geral e Acadêmica).
A Qualidade do atendimento da Secretaria de Alunos continua como fragilidade na avaliação institucional;
Aprimorar os procedimentos da matricula
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Informações acessíveis para os colaboradores, utilizando diversos meios, como murais, banners, intranet e reuniões administrativas.
No site destinado aos alunos, professores e comunidade externa, é concentrada a maioria das informações institucionais, tais como informações acadêmicas, cursos, eventos, atividades.
Capacitação para o uso das ferramentas que integram os sistemas de atendimento e comunicação interna e externa.
Acessibilidade da diretoria para atendimento pessoal.
Houve uma elevação no grau de satisfação dos alunos quanto à utilização do S.I.A., como pode ser verificado pela evolução dos índices atribuídos aos conceitos Satisfeitos.
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Dimensão 5
Dimensão 6
Objetivos do Projeto
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Ações Realizadas
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Resultados alcançados
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Fragilidades
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Potencialidades
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Aprimorar a gestão institucional em consonância com as políticas firmadas em documentos oficiais.
Consolidar os procedimentos de Gestão institucional.
Garantir o funcionamento, representação e autonomia dos Conselhos Superiores.
Garantir o funcionamento, representação e autonomia dos colegiados de curso.
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Utilizar os resultados da Avaliação Institucional Interna como um dos instrumentos de gestão: elaboração de planos de ação e realização de melhorias a partir dos resultados obtidos em avaliações internas e externas, contando com as recomendações da CPA.
Aprofundar as discussões junto aos coordenadores, representantes a respeito dos projetos acadêmicos.
Incent Acompanhar, elaborar e divulgar calendário de reuniões de colegiado, de planejamento, de coordenação, de avaliação, de representantes de classes.
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A Qualidade de atendimento da Secretaria de alunos do campus, com 40,05% de conceitos de satisfação, foi identificada como uma das principais fragilidades na dimensão Aluno Avalia Instituição.
A Velocidade de Internet wi-fi, foi apontada com – 66.6%
conceito de insatisfação e foi identificada como uma das principais fragilidades na dimensão Aluno Avalia Instituição.
É necessário aprimorar a divulgação das metas e agenda de reuniões dos Conselhos Superiores.
Realizar sistematicamente as reuniões previstas com seus devidos registros: Conselhos superiores, Colegiado de curso; NDE.
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Na dimensão Professor avalia Instituição, as principais potencialidades as três questões com os maiores índices de avaliação nos conceitos de satisfação são:
Eficiência do Sistema de Informação Acadêmica (100,0%)
Na avaliação dos professores sobre a instituição: Disponibilidade de recursos audiovisuais (86.2%)
Atuação da Direção Acadêmica (94.7%) e Acervo bibliográfico disponível para atender às necessidades de sua disciplina-91.4%
Capacitação dos funcionários técnico-administrativos para gerir novos sistemas.
O ISA (3,70)
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Dimensão 10
Objetivos do Projeto
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Ações Realizadas
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Resultados alcançados
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Fragilidades
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Potencialidades
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Garantir a coerência da sustentabilidade financeira apresentada pela IES com o estabelecido em documentos oficiais.
Garantir a sustentabilidade financeira da Instituição e políticas de captação e alocação de recursos.
Implementar as políticas direcionadas à aplicação de recursos para programas de ensino, pesquisae extensão.
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Desenvolver processos para otimização dos procedimentos gerenciais;
Ações para captação e controle da evasão;
Desenvolver o projeto para tratamento da inadimplência;
Proporcionar o controle entre as despesas efetivas e as referentes a despesas correntes, de capital e de investimento;
Gerenciar o controle das despesas públicas (Água, Luz, Telefonia);
Acompanhar a revisão do planejamento do PDI, atrelada aos processos de autorização de cursos e o recredenciamento, no que tange à área financeira;
Analisar e acompanhar o planejamento financeiro; De acordo com PDI página 159, 2010-2014, Demonstrativo Financeiro.
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Necessidade de ampliação da divulgação das ações gerenciais;
Acompanhar a revisão do planejamento do PDI, atrelada aos processos de autorização de cursos e o recredenciamento, no que tange à área financeira; Realizar o realinhamento do planejamento financeiro.
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A Atuação da Direção Geral da IES foi avaliada, pelos professores, com 94.7% nos conceitos Extremamente Satisfeito na avaliação 2014 e com 81,7% na avaliação de 2013.
A alocação dos recursos para os programas de Ensino,Pesquisa e Extensão é realizada de
acordo com a previsão de despesas para o desenvolvimento dos projetos pedagógicos apresentados pelos cursos, com base nas informações fornecidas pelos Coordenadores de Curso.
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Os projetos de infraestrutura e manutenção, como por exemplo, a ampliação do acervo da Biblioteca e a ampliação dos espaços e do Laboratório,de Informática são incluídos na previsão orçamentária, tendo em vista o seu impacto nas atividades de ensino.
Os funcionários recebem a prestação de contas pela internet.
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Dimensão 7
Objetivos do Projeto
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Ações Realizadas
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Resultados alcançados
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Fragilidades
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Potencialidades
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Melhorar a infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca recursos de informação e comunicação de acordo com o estabelecido em documentos oficiais.
Instalações gerais.
Disponibilizar o espaço físico e o acervo da Biblioteca adequado às necessidades dos cursos.
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Atualizar as informações relacionadas às instalações e infraestrutura da IES.
Aplicar pesquisa direcionada aos usuários (alunos, professores) para identificação de necessidades.
Divulgar e manter o desenvolvimento das políticas de conservação e atualização de equipamentos de segurança e de estímulo à utilização dos equipamentos e espaço pedagógico, visando ao atendimento pleno das ações pedagógicas.
Consolidar ações buscando a utilização da biblioteca virtual.
Realizar levantamento das condições dos laboratórios e das áreas de convivência.
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Necessidades de ações para divulgação da aquisição dos novos livros aos alunos, como forma de vincular as ações que são implementadas em decorrência dos resultados da Avaliação Institucional Interna.
Pouca familiaridade dos alunos com estudo a distância;
Necessidade de desenvolver nos alunos um perfil pró-ativo e autônomo de forma a permitir o máximo aproveitamento da disciplina a ser realizada;
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A avaliação institucional interna de 2014, os seguintes aspectos relacionados com a infraestrutura foram avaliados com altos índices nos conceitos Extremamente Satisfeito, o que comprova uma evolução nos aspectos avaliados quando comparados com o período anterior:
Condições de limpeza e manutenção do campus (em 2013 alunos, 68,7% e em 2014:73.2% Disponibilidade de laboratórios para atender às necessidades de seu curso (em 2013: alunos, 62,3% e professores, 73,1%; em 2014 67.4%:
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Com relação às aulas práticas: os equipamentos disponíveis são suficientes para o número de estudantes (em 2013: 33,5% das respostas dos afirmaram sim para todas as aulas práticas e 52,5% das respostas dos docentes afirmaram sim para a maioria das aulas práticas; em 2013: 27% das respostas dos afirmaram sim para todas as aulas práticas e 58% das respostas dos docentes afirmaram sim para a maioria das aulas práticas)
Biblioteca:
Acervo bibliográfico disponível para atender às necessidades das disciplinas de seu curso e satisfação geral – 55.1%
• Material didático das disciplinas – 53.3%
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Biblioteca Virtual: A Biblioteca Virtual é uma ferramenta de novas tendências e tecnologias onde os materiais bibliográficos são oferecidos exclusivamente em formato digital. Em parceria com as editoras Artmed, Ática, Casa do Psicólogo, Contexto, IBPEX, Manole, Papirus, Pearson e Scipione, o acervo eletrônico de livros-texto contém aproximadamente 2400 títulos de obras em português, que permite a leitura integral via Internet nas mais diversas áreas do conhecimento, através do site ;
Sistema DOSVOX é disponibilizado aos alunos deficientes visuais nos computadores da biblioteca.
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