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Relatório de Autoavaliação

A Faculdade Estácio Euro-Panamericana de Humanidades e Tecnologias –Europan é uma Instituição Privada de Ensino Superior com fins lucrativos, com sede na Rua Howard Archibal Acheson Junior, 393, situada no Município de Cotia, Estado de São Paulo. A partir de 18 de novembro de 2010, conforme portaria nº 1924 da Secretaria de Educação Superior, esta IES passa denominar-se FACULDADE ESTÁCIO EURO-PANAMERICANA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIA EUROPAN.

Esta IES, mantida pelo Instituto Euro-Latino-Americano de Cultura e Tecnologia S/C Ltda. - EUROLAM, teve aprovada a transferência de mantença para a mantenedora adquirente IREP Sociedade de Ensino Superior, Médio e Fundamental Ltda. (545) – CNPJ 02.608.755/0001-07. (Portaria Nº 248, de 6 de julho de 2011).

A unificação do nome da IES deu-se mediante a necessidade de ampliação dos subsídios da instituição, referentes aos aspectos acadêmicos e administrativos e funcionais. Entende-se que a integração possibilita a melhoria na qualidade dos atendimentos de forma geral.

A avaliação institucional na Estácio Europan é entendida, conforme explicita o PDI como “um processo permanente, [...] e deve ser utilizada como um instrumento para identificar problemas, para corrigir erros e para introduzir as mudanças que signifiquem uma melhoria imediata da qualidade do ensino e da instituição” (p.104). O objetivo final da avaliação de resultados é a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Alicerçada nos princípios citados pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, a fim de promover a qualidade da educação superior; a orientação da expansão da sua oferta e o aumento permanente da sua eficácia, tais como a responsabilidade social com a qualidade da educação superior; o respeito à identidade, à missão e à história da Instituição; a continuidade do processo avaliativo como instrumento de política educacional para cada instituição e o sistema de educação superior em seu conjunto, a atual Autoavaliação Institucional passa a constituir parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) do Ministério da Educação.

A Instituição conta com 1271 alunos, dos quais 664 frequentam cursos de graduação bacharelada e 534 freqüentam os cursos de graduação tecnológica. Os cursos oferecidos pela IES em 2014 são:

Administração de Empresas

Ciências Contábeis

Comunicação Social

Sistema de Informação

Pedagogia

Licenciatura em Educação Física

CST em Gestão Ambiental

CST em Gestão Financeira

CST em Logística

CST em Marketing

CST em Processos Gerenciais

CST em Gestão de RH

Desenvolvimento

Dimensão 8

 

Objetivos   do Projeto

Ações Realizadas

Resultados alcançados

Fragilidades

Potencialidades

Eficácia no planejamento da   autoavaliação nos aspectos referentes à:  orientação do processo de aplicação, adesão   e processo de divulgação dos resultados.

 

Aplicação   da avaliação para alunos e professores (semestral) e funcionários (anual).

Divulgação da realização da autoavaliação por meio de cartazes e   comunicados em sala de aula efetivados pelos professores e representantes da   CPA, esclarecimentos e orientações sobre os resultados disponibilizados no   S.I.A, para melhor identificar as deficiências docentes;

Melhorar a   adequação da abrangência do processo avaliativo;

 

Ampliar a   projeção das ações da CPA;

 

Suporte a   análise dos resultados para os docentes;

Aprimoramento   no instrumento de coleta de dados.

 

A CPA iniciou   discussões para análise e sugestões de alterações nas questões do instrumento   de avaliação.

Possibilidade de ampliação dos limites de interferência do processo   avaliativo no âmbito educacional. Caráter participativo, formativo e   integrador do processo de autoavaliação.

Consolidar a cultura avaliativa

Elaboração do   banner com os resultados da Autoavaliação e ações de melhoria, afixados nos   campi.

 

Realização de reuniões com os   representantes das classes;

Apresentação e esclarecimentos   sobre os resultados do semestre;

Manutenção   da  necessidade de melhorar o processo   de divulgação dos resultados da Avaliação Institucional para toda a   comunidade acadêmica e da Avaliação de Clima Organizacional, para   colaboradores administrativos e docentes.

Exposição de cartazes e banners contendo os gráficos   correspondentes à avaliação

 

Sedimentação   da cultura avaliativa, evidenciada pela participação dos alunos Europan 82 %   e FAAC 75%e professores 100% no ano de 2014.

 

Divulgação   dos dados da pesquisa e esclarecimentos sobre o ISA para os colaboradores;

 

 

Ampliação da divulgação por meio de reuniões com os   coordenadores de curso para conhecimento dos resultados, divulgação dos   resultados para os professores e alunos com exposição de cartazes contendo os   gráficos correspondentes á avaliação.

Melhorar o   índice de adesão dos discentes à Avaliação Institucional Interna.

Disponibilização   de laboratórios na IES para a realização da Autoavaliação;

Facilidade de   acesso no ambiente virtual;

Incentivo a campanha de sensibilização com maior antecedência:   calouros nas aulas iniciais; cartazes no campus; intranet; reuniões com   representantes de sala; e-mail marketing.

 

Necessidade de   manter atualizados o site e os banners com os resultados da avaliação   institucional

 

 

 

A participação dos alunos em 2014.1 foi de   82 %  e 2014.2 80,0% e a participação   dos docentes igual a 100%.

 

Planejamento e ações acadêmico-administrativas a partir dos resultados das  avaliações

 

Objetivos do   Projeto

 

Ações   Realizadas

RESULTADOS   ALCANÇADOS

Fragilidades

Potencialidades

Utilizar os   resultados da Autoavaliação como instrumento de gestão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Utilização   dos resultados da Autoavaliação como instrumento de gestão: análise dos   dados, elaboração dos planos e implementação de ações de melhoria decorrentes   dos resultados da avaliação interna.

Sistematização do   processo de elaboração dos planos de ação dos gestores (diretores e   coordenadores) com base nos resultados da Autoavaliação no que diz respeito à   unificação dos prazos de elaboração, entrega e divulgação em todos os campi

Necessidade   de ampliar os momentos de acompanhamento dos planos dos gestores e   coordenadores.

 

Necessidade   contínua relacionar com rapidez a disponibilização de informações gerenciais   e as perguntas da Autoavaliação, ocorrendo muitas vezes:

  • Fragmentação   das informações,
  • Falta de tempo para discussão das informações advindas dos        diferentes setores.

A utilização dos resultados da   Autoavaliação como instrumento de gestão está refletida nos procedimentos de   elaboração do plano de metas e ações dos gestores, ao utilizar como subsídio   a avaliação interna e o relatório final de Autoavaliação.

Os resultados obtidos nas   avaliações são utilizados como subsídios para a atualização e acompanhamento   contínuo do PDI,(política de capacitação docente e técnico-administrativo,   política da pós-graduação, atendimento ao aluno.

A CPA tem entre suas metas o acompanhamento do   PDI, essa análise e parecer é registrado anualmente no Relatório Integrado de   Autoavaliação e postado no E-MEC. A CPA, participou da Comissão de   Reformulação do PDI, que numa ação de construção coletiva elaborou o novo   documento para vigência no período de 2012 até 2016.

 

Acompanhamento da elaboração dos planos de ação dos coordenadores e   diretores de campus, bem como seu cumprimento

A Instituição acompanha o impacto dos resultados das   avaliações com o propósito de aprimorar os projetos pedagógicos desenvolvidos   pelos cursos.

Contínua ação   de ampliação do conhecimento e análise das recomendações dos avaliadores   externos como forma de aprimoramento.

 

 

Dimensão 1

 

Objetivos   do Projeto

Ações Realizadas

Resultados alcançados

Fragilidades

Potencialidades

Implementar  as metas propostas   no PDI

Divulgação da   Missão Institucional  para toda   a comunidade.

 

Em 2013.2  a divulgação dos resultados da avaliação   externa tanto para alunos como para professores foi avaliada como uma fragilidade,   para tanto  em 2014 a ação tem   acontecido continuamente .

Para    tal reversão deve-se a políticas de conscientização e divulgação das   avaliações externas juntamente ao corpo docente e discente, através de   apresentações de resultados para os discentes e indicações de resultados nas   salas dos docentes.

 

Demonstração de interesse da comunidade acadêmica pela   missão e objetivos presentes no PDI. Na pesquisa de clima organizacional   realizada os  colaboradores afirmaram   conhecer a missão e os valores da empresa em Cultura e Valores. .

Realização de projetos (por exemplo, Trote solidário,   Desfile social, ) com intenções e intervenções que incidem, ao mesmo tempo, sobre alunos, sobre professores e sobre a   realidade da instituição, tendo como ponto de partida o contexto educacional.

 

 

Divulgar a missão da Instituição para toda a comunidade acadêmica

Elaborar planos de ação a partir da análise das avaliações   internas e externas.

 

.

 

Utilizar os resultados da autoavaliação como subsídios para a revisão   do PDI.

Divulgar a missão nos murais dos departamentos administrativos,   pedagógicos e dos alunos em Banners pela unidade.

Reuniões entre coordenadores e representantes de sala   sobre os resultados e esclarecimentos    das avaliações externas;

   

 

Dimensão 3

Objetivos   do Projeto

Ações Realizadas

Resultados alcançados

Fragilidades

Potencialidades

A IES em 2013 e 2014  manteve e a   ampliou as ações, de responsabilidade social mantendo como focos de   referência as políticas de inclusão social, incentivando e interagindo em   todos os projetos apresentados com a comunidade, corpo docente e   administrativo;

 

Parcerias com instituições do setor público, produtivo e o mercado de   trabalho, atividades em prol da defesa do meio ambiente, da memória cultural   da produção artística, com visitas a comunidades indígenas, integração com   ONGs e palestras.

 

 

Aumentar a quantidade de   projetos e parcerias  envolvendo a   participação da comunidade externa; Participar de projetos contínuos;

As participações do e intervenções presentes nos   projetos de ações sociais, culturais da FACULDADE ESTÁCIO EUROPAN incidem, ao mesmo tempo, sobre alunos, sobre   professores e sobre a realidade da instituição.

 

 

 

Dimensão 2

Objetivos   do Projeto

Ações Realizadas

Resultados alcançados

Fragilidades

Potencialidades

Oferecer   novos cursos e implementar as políticas de ensino, pesquisa e extensão em   conformidade com os documentos oficiais.

Favorecer as políticas institucionais para cursos de Graduação.

Incentivar as   ações acadêmicas que contribuam para resultados satisfatórios na formação dos   alunos, e nos resultados das avaliações;

Atualizar constantemente os projetos pedagógicos dos   cursos, com fundamento nas Diretrizes Curriculares Nacionais, nas demandas   sociais, na evolução do conhecimento e em práticas pedagógicas   contextualizadas;

 

Necessidade de garantir a assiduidade dos professores nas reuniões do   Núcleo Docente Estruturante (NDE), procurando deixar mais claro quais os objetivos,   metas e encaminhamentos.

Esta fragilidade foi transformada em 2013.2 e 2014.1 em informativos,   constantes na sala dos professores, apresentações em data shows e   comunicados;

Manutenção das   atualização das tendências do mercado de trabalho nas diferentes áreas e   criar condições mais favoráveis para a articulação entre conteúdos   curriculares e saberes do aluno.

A análise dos resultados da avaliação   institucional 20132 e 2014.1  permitiu   identificar as potencialidades (as três questões avaliadas, pelos alunos, com   os maiores índices nos conceitos  “Extremamente   Satisfeito”

Entrega e utilização do material   pedagógico gratuito (tablet)  o aluno   possa consultar os livros adotados como bibliografia em diversas disciplinas.

Divulgação das ações de elaboração e divulgação dos planos   de ensino e das grades curriculares;

Atualização eaceso   à Biblioteca Virtual facilitando pesquisas;

 

 

Dimensão 4

Objetivos   do Projeto

Ações Realizadas

Resultados alcançados

Fragilidades

Potencialidades

Consolidar as políticas de comunicação com a sociedade.

 

Atingir eficácia na comunicação interna e externa.

 

Implementar   programas de apoio ao desenvolvimento acadêmico dos discentes.

 

Aprimorar as   condições institucionais de atendimento aos discentes.

 

Implantação   do serviço de atendimento presencial previamente agendado pela internet no   SIA, que abrange qualquer dúvida, questão ou providência desejada pelo aluno   (atendimento acadêmico, financeiro e pedagógico, a ser realizado   respectivamente pela secretaria, departamento financeiro e pela coordenação   de curso). Capacitação do uso do sistema, divulgação, capacitação de todos os   colaboradores da unidade;

Consolidar o serviço de ouvidoria, divulgando o serviço e   intensificando a comunicação via e-mail com alunos interessados, de forma a melhorar a   comunicação do aluno;

 

Melhorar as   condições de atendimento tanto na Secretaria quanto o atendimento a   Requerimentos, já que ambos os quesitos aparecem como fragilidade nas   avaliações institucionais.

Necessidade melhorar o   processo de atualização do Cadastro de Informações Acadêmicas.

 

Necessidade de ações que   ampliem a visibilidade da comunicação existente entre a IES e a sociedade.

Necessidade   de ampliar o atendimento para os requerimentos acadêmicos e financeiros;

 

Aprimorar os procedimentos de matrícula.

 

Informações acessíveis para os colaboradores, utilizando   diversos meios, como murais, banners, intranet e reuniões administrativas.

No site destinado   aos alunos, professores e comunidade externa, é concentrada a maioria das   informações institucionais, tais como informações acadêmicas, cursos,   eventos, atividades.

Acessibilidade da diretoria para atendimento pessoal.

Houve uma   elevação no grau de satisfação dos alunos quanto à utilização do S.I.A., como   pode ser verificado pela evolução dos índices atribuídos aos conceitos   Satisfeitos .

 

 

 

Aprimorar   qualidade do atendimento ao aluno pela secretaria da unidade;

 

 

 

Utilização frequente de canais de comunicação, como o   S.I.A., “fale conosco” e SMS para alunos.

Publicação de banner nos ambientes acadêmicos enfatizando,   principalmente, novas informações,

 

Implantado o   novo Portal do Aluno onde o aluno consulta com facilidade suas disciplinas   realizadas e a realizar, notas, faltas, calendário acadêmico, projetos   desenvolvidos no meio acadêmico, informações sobre a CPA, estágios,   oportunidades de emprego, planos de ensino e de aulas, fóruns, chats,   conteúdo de aulas e cursos on line (Gabaritando). Os acessos de   requerimentos, boletos e segundas vias, documentos são disponíveis

 

Biblioteca   Virtual

 

 

orientações ou resultados.

Espaço da ouvidoria: meio importante de comunicação entre a IES e os   alunos e colaboradores, é uma instância onde as pessoas podem encaminhar suas   dúvidas, elogios, críticas e sugestões, possibilitando, desta forma,   fortalecer e ganhar qualidade na convivência acadêmica. O ouvidor realiza os atendimentos em   duas frentes: via internet  http://portal.estacio.br   e também por  reuniões no campus, com horários agendados;

Dimensão 9

Objetivos do Projeto

Ações   Realizadas

Resultados   alcançados

Fragilidades

Potencialidades

Garantir a coerência das políticas de atendimento aos discentes com o   estabelecido em documentos oficiais.

 

Implementar programas de apoio ao   desenvolvimento acadêmico dos discentes.

 

Aprimorar as condições institucionais   de atendimento aos discentes.

Acompanhar trajetória dos alunos   egressos, manter vínculos por meio da criação de oportunidades de formação continuada e troca de experiências.

 

Buscar eficiência do SIA: capacitação do   uso do sistema, divulgação, capacitação de todos os colaboradores da unidade;

Consolidar o serviço de   ouvidoria, divulgando o serviço e intensificando a comunicação via e-mail com   alunos interessados, de forma a melhorar a   comunicação do aluno;

Implantação do serviço de atendimento   presencial previamente agendado pela internet no SIA, que abrange qualquer   dúvida, questão ou providência desejada pelo aluno (atendimento acadêmico,   financeiro e pedagógico, a ser realizado respectivamente pela secretaria,   departamento financeiro e pela coordenação de curso).

Atendimento agendado ao discente.

 

Qualidade do   funcionamento administrativo / acadêmico do seu campus (Direção Geral   e Acadêmica).

 

A Qualidade do   atendimento da Secretaria de Alunos continua como fragilidade na avaliação   institucional;

 

Aprimorar os   procedimentos da matricula

Informações   acessíveis para os colaboradores, utilizando diversos meios, como murais,   banners, intranet e reuniões administrativas.

No site destinado aos alunos,   professores e comunidade externa, é concentrada a maioria das informações   institucionais, tais como informações acadêmicas, cursos, eventos,   atividades.

Capacitação para o uso das ferramentas   que integram os sistemas de atendimento e comunicação interna e externa.

Acessibilidade da   diretoria para atendimento pessoal.

Houve uma elevação no grau de   satisfação dos alunos quanto à utilização do S.I.A., como pode ser verificado   pela evolução dos índices atribuídos aos conceitos Satisfeitos.

 

Dimensão 5

Objetivos   do Projeto

Ações Realizadas

Resultados alcançados

Fragilidades

Potencialidades

 

Ampliar e   consolidar a divulgação do programa de remuneração variável.

 

Ampliar a participação dos docentes no PIQ: Programa de   Incentivo à Qualidade Docente

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação na intranet dos critérios e regras da premiação   aos docentes.

Informação para o acompanhamento das ações e rotinas   docentes através do S.I.A

 

Estímulo aos   docentes para o investimento na qualificação e contratação de professores com   doutorado e mestrado.

 

As falhas na alocação de professores nas turmas acarretam   inconsistências nos indicadores   utilizados no PIQ Remuneração.

Divulgação e    esclarecimentos sobre a composição da remuneração variável ;

 

 

 

 

Reconhecimento   público e financeiro dos melhores professores da IES.

 

Programa de capacitação online para os docentes (PIQ). Os   cursos sofrem atualizações todos os semestres;

Ampla variedade de cursos   oferecidos pelo PIQ.

Na modalidade online: Gestão /   Comportamental

   

.

 

Gestão /   Comportamental, Informática,   Língua   Portuguesa, Marketing,   Processos e   Sistemas, Qualidade,   Visão   Estratégica e Visão   Financeira. Cursos na modalidade presencial:    Desenvolvimento de Competências Gerenciais, Excelência no Atendimento   ao Cliente, Formação e Desenvolvimento de Equipes, Negociação Estratégica e   Resiliência e Liderança – Administrando diante da adversidade.

 

Dimensão 6

Objetivos   do Projeto

Ações Realizadas

Resultados alcançados

Fragilidades

Potencialidades

Aprimorar a   gestão institucional em consonância com as políticas firmadas em documentos   oficiais.

 

Consolidar os   procedimentos de Gestão institucional.

 

Garantir o funcionamento,   representação e autonomia dos Conselhos Superiores.

Garantir o   funcionamento, representação e autonomia dos colegiados de curso.

Utilizar os   resultados da Avaliação Institucional Interna como um dos instrumentos de   gestão: elaboração de planos de ação e realização de melhorias a   partir dos resultados obtidos em avaliações internas e externas, contando com   as recomendações da CPA.

Aprofundar as   discussões junto aos coordenadores, representantes a respeito dos projetos   acadêmicos.

Incent  Acompanhar, elaborar e divulgar calendário de reuniões de   colegiado, de planejamento, de coordenação, de avaliação, de representantes   de classes.

 

A Qualidade   de atendimento da Secretaria de alunos do campus, com 40,05% de conceitos de satisfação, foi identificada   como uma das principais fragilidades na dimensão Aluno Avalia Instituição.

A Velocidade de Internet wi-fi, foi apontada   com – 66.6%

conceito de insatisfação e foi   identificada como uma das principais fragilidades na dimensão Aluno Avalia   Instituição.

É necessário   aprimorar a divulgação das metas e agenda de reuniões dos Conselhos   Superiores.

Realizar sistematicamente as reuniões previstas com seus   devidos registros: Conselhos superiores, Colegiado de curso; NDE.

 

Na dimensão Professor avalia Instituição, as principais   potencialidades as três questões   com os maiores índices de avaliação nos conceitos de satisfação são:

Eficiência do Sistema de Informação   Acadêmica (100,0%)

 

Na   avaliação dos professores sobre a instituição: Disponibilidade de recursos   audiovisuais (86.2%)

Atuação da Direção Acadêmica   (94.7%) e   Acervo bibliográfico disponível para atender às necessidades de sua   disciplina-91.4%

 

Capacitação   dos funcionários técnico-administrativos para gerir novos sistemas.

 

O ISA (3,70)

Dimensão 10

Objetivos   do Projeto

Ações Realizadas

Resultados alcançados

Fragilidades

Potencialidades

Garantir a   coerência da sustentabilidade financeira apresentada pela IES com o   estabelecido em documentos oficiais.

 

Garantir a   sustentabilidade financeira da Instituição e políticas de captação e alocação   de recursos.

 

Implementar   as políticas direcionadas à aplicação de recursos para programas de ensino,   pesquisae extensão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolver   processos para otimização dos procedimentos gerenciais;

 

Ações para   captação e controle da evasão;

 

Desenvolver o   projeto para tratamento da inadimplência;

 

Proporcionar   o controle entre as despesas efetivas e as referentes a despesas correntes,   de capital e de investimento;

 

Gerenciar o   controle das despesas públicas (Água, Luz, Telefonia);

 

Acompanhar a   revisão do planejamento do PDI, atrelada aos processos de autorização de   cursos e o recredenciamento, no que tange à área financeira;

 

Analisar e acompanhar o planejamento   financeiro; De acordo com PDI página 159, 2010-2014, Demonstrativo Financeiro.

Necessidade   de ampliação da divulgação das ações gerenciais;

 

Acompanhar   a revisão do planejamento do PDI, atrelada aos processos de autorização de   cursos e o recredenciamento, no que tange à área financeira; Realizar o   realinhamento do planejamento financeiro.

 

A Atuação da Direção Geral da IES foi avaliada, pelos   professores, com 94.7% nos conceitos Extremamente Satisfeito  na avaliação 2014 e com 81,7% na avaliação   de 2013.

A alocação dos recursos para os programas de   Ensino,Pesquisa e Extensão é realizada de

acordo com a previsão de despesas para o desenvolvimento   dos projetos pedagógicos apresentados pelos cursos, com base nas informações   fornecidas pelos Coordenadores de Curso.

 

 

     

Os projetos de infraestrutura e manutenção, como por   exemplo, a ampliação do acervo da Biblioteca e a ampliação dos espaços e do   Laboratório,de Informática são incluídos na previsão orçamentária, tendo em   vista o seu impacto nas atividades de ensino.

Os funcionários   recebem a prestação de contas pela internet.

 

Dimensão 7

Objetivos   do Projeto

Ações Realizadas

Resultados alcançados

Fragilidades

Potencialidades

Melhorar a   infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca   recursos de informação e comunicação de acordo com o estabelecido em   documentos oficiais.

 

Instalações   gerais.

 

Disponibilizar   o espaço físico e o acervo da Biblioteca adequado às necessidades dos cursos.

Atualizar as   informações relacionadas às instalações e infraestrutura da IES.

 

Aplicar   pesquisa direcionada aos usuários (alunos, professores) para identificação de   necessidades.

 

Divulgar   e manter o desenvolvimento das políticas de conservação e atualização de   equipamentos de segurança e de estímulo à utilização dos equipamentos e   espaço pedagógico, visando ao atendimento pleno das ações pedagógicas.

 

Consolidar ações buscando a utilização da biblioteca   virtual.

 

Realizar   levantamento das condições dos laboratórios e das áreas de convivência.

 

Necessidades de ações para divulgação   da aquisição dos novos livros aos alunos, como forma de vincular as ações que   são implementadas em decorrência dos resultados da Avaliação Institucional   Interna.

 

Pouca familiaridade dos alunos com estudo a distância;

 

Necessidade de desenvolver nos alunos um perfil pró-ativo   e autônomo de forma a permitir o máximo aproveitamento da disciplina a ser   realizada;

 

A avaliação institucional interna de 2014, os seguintes   aspectos relacionados com a infraestrutura foram avaliados com altos índices   nos conceitos Extremamente Satisfeito, o que comprova uma evolução nos   aspectos avaliados quando comparados com o período anterior:

Condições de limpeza e manutenção do campus (em 2013   alunos, 68,7% e em 2014:73.2% Disponibilidade de laboratórios para atender às   necessidades de seu curso (em 2013: alunos, 62,3% e professores, 73,1%; em   2014 67.4%:

 

     

 

 

Com relação às aulas práticas:   os equipamentos disponíveis são suficientes para o número de estudantes (em   2013: 33,5% das respostas dos afirmaram sim para todas as aulas práticas e   52,5% das respostas dos docentes afirmaram sim para a maioria das aulas   práticas; em 2013: 27% das respostas dos afirmaram sim para todas as aulas   práticas e 58% das respostas dos docentes afirmaram sim para a maioria das   aulas práticas)

 

Biblioteca:

Acervo bibliográfico disponível para atender às   necessidades das disciplinas de seu curso e satisfação geral – 55.1%

•          Material didático das disciplinas – 53.3%

 

 

 

 

 

 

     

Biblioteca Virtual: A Biblioteca Virtual é uma ferramenta de novas tendências   e tecnologias onde os materiais bibliográficos são oferecidos exclusivamente   em formato digital. Em parceria com as editoras Artmed, Ática, Casa do   Psicólogo, Contexto, IBPEX, Manole, Papirus, Pearson e Scipione, o acervo   eletrônico de livros-texto contém aproximadamente 2400 títulos de obras em português, que permite a leitura integral   via Internet nas mais diversas áreas do conhecimento, através do site ;

Sistema DOSVOX é   disponibilizado aos alunos deficientes visuais nos computadores da   biblioteca.

 

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