Histórico da CPA

A Estácio FASE mantém a Autoavaliação Institucional como uma prática permanente e constante. Desde 2003, primeiro ano após sua criação, foi desenvolvido um processo de avaliação envolvendo todos os segmentos internos, culminado com a elaboração de um relatório, instrumento esse tomado como ferramenta de apoio para a tomada de decisões gerenciais e acadêmicas. A Comissão Própria de Avaliação, seguindo a política de avaliação institucional anteriormente adotada pela ESTÁCIO FASE, foi estabelecida de acordo com o disposto na Lei 10.861/2004. A CPA da ESTÁCIO FASE aprimorou ano a ano o instrumento de avaliação interna, constituído como formulário eletrônico, agilizando o processo de coleta, análise e interpretação dos dados. A CPA tem buscado continuamente incrementar o acesso da comunidade acadêmica aos resultados das autoavaliações, de forma a ampliar o envolvimento de todos os segmentos e a credibilidade do processo avaliativo.

Ações Permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Análise      anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
  • Apresentação      da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
  • Incentivo      à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem      progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização      de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de      docentes e discentes na avaliação.
  • Incentivo      à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes,      discentes e funcionários)
  • Facilitação      para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet).
  • Divulgação      ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da      CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
  • Assessoramento      técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante      realização de reuniões.
  • Compartilhamento      dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos,      relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas a analise da      situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão      e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações      por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação      e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco (avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise      dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações      de melhoria.
  • Acompanhamento      dos Resultados do ENADE.
  • Participação      nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações      de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação      na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria dos cursos e da IES,      em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação      na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento      da implementação das ações de melhoria.
  • Análise      comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção      do site da CPA.